Venda Mais com o Poder das Redes Sociais

Mostraremos neste artigo como essas ferramentas de Interação com seu público irão melhorar suas Vendas e Faturamento

 

Muito mais do que um espaço para divulgar suas fotos da última viagem ou escrever postagens de até 140 caracteres sobre a sua rotina, as Redes Sociais são  cada vez mais um espaço comercial, que vêm crescendo a cada dia e trazendo mais pessoas para este meio digital.

Para que as estratégias de Marketing Digital traga resultados positivos para o seu Negócio, seja ele Virtual ou um Negócio Físico, é preciso saber como direcionar e atingir da melhor maneira possível seu público-alvo.

As Redes Sociais são um ponto chave nas campanhas e estratégicas de vendas, uma vez que as pessoas ficam cada vez mais tempo nestes espaços.

Isso faz das principais plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e Youtube, espaços com alto potencial de atração, conquista, engajamento e conversão de simples curiosos em clientes, aumentando assim suas Vendas e Faturamento.

Mas para extrair da melhor maneira possível o potencia das principais Redes Sociais, é essencial ter suas estratégias de comunicação digital bem definidas, tendo em vista que cada uma delas vai atingir um perfil de público específico para o seu Negócio.

 

 

O que são Redes Sociais e quais as mais usadas?

Segundo a Wikipédia, uma rede social pode ser definida como uma estrutura que é composta por organizações ou pessoas, sempre conectadas por um ou mais relacionamentos. A principal característica comum entre todas as redes sociais é a possibilidade da existência de relações horizontais e não-hierárquicas.

No pódio de espaços virtuais mais utilizados no Brasil estão o Facebook, com mais de 1,5 bilhão, seguido pelo YouTube e WhatsApp, ambos com 1 bilhão de usuários ativos.

Com dados como este em mente, é possível elaborar um esboço de estratégia de social media, usando como base quais rede sociais seus clientes fiéis e em potencial utilizam com mais frequência.

 

Tenha uma Gestão Profissional das Redes Sociais da Sua Empresa ou Negócio

Investir nas principais Redes Sociais é a estratégia de Presença Online mais barata hoje da Internet.

Estar de forma profissional nas principais Redes Sociais não é apenas uma oportunidade de publicar conteúdo e divulgar seus produtos ou serviços.

É ter a certeza de um ótimo retorno e incremento nas Vendas, este relacionamento com sua audiência (clientes, prospects, fornecedores, parceiros, funcionários), é que vai gerar os resultados financeiros esperados.

Estar constantemente em contato com este público se comunicando mostrando seus produtos ou serviços vai garantir uma visibilidade constante da sua Empresa e Marca, estando assim se firmando na vida dos seus atuais e futuros clientes. 

E é isso que nossa equipe faz pela sua Empresa, buscamos as melhores estratégias e ferramentas de atuação para estarmos sempre preparados para entender as expectativas do seu negócio, suas necessidades e seus objetivos.

Planejamos e executamos o melhor Projeto de Gestão e Gerenciamento para que suas Redes Sociais aumentem suas Vendas.

 

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Um pouco sobre as principais Redes Sociais do Brasil

Os brasileiros estão entre os usuários mais ativos em quase todas as redes sociais disponíveis. Dentre as preferidas estão o Facebook, Instagram, Twitter, G+ e YouTube.

Cada uma é um espaço para compartilhamento de conteúdos diversos, com focos diferentes em formatos de mídia como o vídeo, a foto, o texto ou uma mistura de todos eles.

 

Facebook

O Facebook talvez seja o espaço mais completo no quesito redes sociais. Criado em 2004 por Mark Zuckerberg, a rede tinha como objetivo inicial o agrupamento de informações pessoais e compartilhamento de fotos e mensagens.

 

Instagram

Criado em 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger, o Instagram é uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos.

O principal diferencial da rede, responsável pelo grande interesse inicial, foi a existência dos filtros de imagem e o design clean e simples, parecido com o de um álbum de fotografias.

 

 

 

 

Twitter

Está entre as redes sociais mais antigas que se mantém ativas e relevantes atualmente. Fundada em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, o Twitter é considerado um espaço de microblogging.

 

Google+

Lançado em 2011, o Google+ é a rede social da Google, pensada para integrar todos os serviços oferecidos ou comprados pela empresa em um único espaço, além de oferecer novas funcionalidades, como a criação de círculos de amigos e chats ao vivo.

 

YouTube

O YouTube pode ser considerado como uma das primeiras redes sociais a serem rentabilizadas. Criado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, o YouTube foi originalmente pensado para ser um espaço de upload e compartilhamento de vídeos.

Atualmente, ainda é considerado o maior de seu segmento, apesar de concorrentes fortes terem surgido ao longo do caminho, como Vimeo e Snapchat.

 

Linkedin

O LinkedIn é uma rede social de negócios fundada em dezembro de 2002 e lançada em 5 de maio de 2003. É comparável a redes de relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais com o intuito de apresentar suas aptidões, de uma forma que outros profissionais da mesma empresa possam endossar, dando credibilidade ao conteúdo.

 

 

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O papel das Redes Sociais no Marketing digital

Mas a pergunta que sempre surge é: “Vale a pena investir em marketing nas redes sociais no meu negócio em especial?”. E a resposta é sempre uma só: claro que sim.

O Brasil é o país que mais utiliza redes sociais em toda a América Latina, segundo dados da eMarketer, divulgados em junho deste ano. São 93.2 milhões de usuários que acessam alguma rede ao menos uma vez todo mês; quase metade da população do país concentrada nesses locais virtuais.

Com uma massa tão heterogênea de usuários, não importa o nicho de mercado no qual você atue, o perfil do seu cliente e o que você procura vender: é muito provável que o público que você deseja atingir esteja, em grande parcela, presente nas redes. E, para atingi-los, é preciso estar onde eles estão.

As social medias também são consideradas um valioso canal de mensuração de opinião. Através de pesquisas e questionários divulgados para seus clientes e seguidores através das redes sociais, é possível conhecê-los melhor, saber suas necessidades e adaptar a elas ideias para novos produtos e serviços.

 

 

Marketing Social: estratégias de Vendas para Redes Sociais

Cada Empreendimento, Negócio e Empresa deve possuir o seu nicho e público-alvo que queira atingir, e assim poder definir as principais Redes Sociais de atuação definidos para que uma boa estratégia de marketing social seja estruturada e traga bons resultados.

E, para colocar a mão na massa e conquistar o engajamento do usuários nas suas publicações, existem diversas possibilidades de caminhos a serem seguidos quando o assunto é estratégia de marketing para redes sociais.

Dentre as estratégias de marketing para redes sociais aplicadas com mais frequência, pode-se citar o marketing viral, promoções e os links patrocinados. Cada uma possui suas especificidades e atinge o público de maneiras diferentes.

 

Marketing Viral

Diferentemente do que se possa pensar, o conceito do marketing viral, ainda que com um nome diferente, não surgiu em conjunto com as redes sociais e a internet. Ainda que com a ampliação de possibilidades de divulgação e facilidades de acessos proporcionados pelo universo virtual seja mais fácil criar conteúdo que “viralize”.

São muitas as vantagens da aplicação prática do marketing viral em suas redes sociais:

  • Conquista de altas taxas de engajamento (curtidas, compartilhamentos, retweets, comentários, etc.).
  • Aumento no número de visitantes, leads, clientes e clientes fidelizados na página, perfil ou Site.
  • Consolidação da marca no mercado de nicho atuante como autoridade no assunto e referência em conteúdo de qualidade que gere interação.
  • Fidelização de novos clientes, gerando mais divulgação gratuita para a sua marca.

Por definição, o marketing viral é considerado uma estratégia de vendas que tem por objetivo principal encorajar pessoas a passarem uma mensagem publicitária adiante. Mas conquistar uma taxa de engajamento que seja considerada viral, com a concorrência existente hoje, é uma tarefa que requer muito estudo.

Atualmente, incorporar e elaborar a mensagem considerando a linguagem, trejeitos e formatos muito difundidos nas redes sociais é cada vez mais comum e capaz de gerar métricas excelentes de interação com os usuários. Isso porque estes sentem-se contemplados e refletidos pelo que está sendo veiculado em forma e conteúdo e não mais somente no produto divulgado.

 

Promoções

Ganhar prêmios e cortesias é algo que, por si só, inspira interesse e engajamento. A tática de oferecer os famosos freebies já era amplamente utilizada antes da internet e foi adaptada para se encaixar também no universo virtual.

Organizar sorteios de cortesias, ingressos e produtos, bem como oferecer descontos em serviços seus ou de parceiros é uma das estratégias que mais geram engajamento em quase todas as redes sociais.

É preciso encarar as curtidas, compartilhamentos, seguidores e marcações de amigos nos comentários, normalmente exigidos para validar a participação no sorteio, como uma moeda de troca. Ela pode ser considerada, inicialmente, uma alternativa ao dinheiro, mas, a médio prazo, poderá gerar mais receita.

 

Links patrocinados

A forma mais tradicional de divulgações de produtos e serviços na internet, apesar de oferecer algumas limitações, também deve ser levada em consideração nas redes sociais.

Os links patrocinados disponíveis em quase todas as redes sociais atualmente, em geral, é uma das primeiras estratégias na qual um empreendedor investe em redes sociais para atingir seu público-alvo que ainda não entrou em contato com a marca.

Dê preferência a estruturar a mensagem de divulgação de maneira sutil e o menos invasiva possível, para que o usuário não perceba logo de cara que o que ele está vendo no feed de notícias ou na dashboard não faz parte das publicações comuns.

Para que o uso das Redes Sociais como plataforma de divulgação e anúncio do seu Negócio dê resultado, é essencial ter uma Administração e Gestão adequada e profissional de todos os seus perfis.

Com um Serviço de Administração e Gestão das Redes Sociais utilizando as melhores ferramentas e estratégias profissionais, você garante que todos os seus perfis serão sempre ativos e gerem um melhor resultado, com retorno em Vendas para o seu Negócio.

As estratégias de marketing implementadas terão seus resultados monitorados a todo o momento e a interação com os usuários será personalizada e em tempo real.

 

 

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Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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