Vale a pena Vender pelo Instagram?

 

 

Hoje, o Instagram possui 15 milhões de perfis comerciais e 80% dos usuários seguem algum negócio espontaneamente.

A maioria dessas Empresas é composta por pequenos e médios empreendimentos, muitos apostando em nichos empresariais.

Esses números são mundiais, o Instagram não divulga dados específicos do Brasil mas proporcionalmente são números parecidos.

E para facilitar a vida dos empreendedores e empresas o Instagram liberou no dia 20 de março de 2018 o seu recurso de compras online, diretamente no aplicativo, para usuários do Brasil.

A novidade permite que os varejistas exibam produtos com direito a preço e mais informações, além de outros itens relacionados. Links diretos levam o usuário às lojas oficiais, onde o cadastro pode ser feito e a transação finalizada.

A novidade é focada nos perfis comerciais, um tipo de utilização que o Instagram enxerga como cada vez mais providencial para o crescimento e monetização da plataforma.

 

 

 

 

 

 

 

O recurso é liberado no Brasil após uma etapa de testes. Experimentos desse tipo também foram realizados em países como Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Itália, Austrália e Espanha, que também receberam a nova função na mesma data.

A ideia do Instagram é fazer com que o perfil das marcas e lojas se transforme em uma espécie de vitrine virtual.

A postagem de produtos pelas lojas já é comum na rede social, e agora, com o recurso, a localização dos artigos e o processo de compra se torna mais fácil, com um funcionamento semelhante ao da funcionalidade que permite a marcação de amigos nas fotografias.

 

 

 

Por que vender pelo Instagram?

 

Segundo o relatório do PewResearch Center, 32% dos usuários da Internet mundial também usam o Instagram.

E pelo menos 50% dos usuários utilizam o Instagram todos os dias.

Isso significa que suas chances de obter uma boa quantidade de engajamento nessa plataforma são muito boas.

Vale a pena ressaltar que as mulheres são em maior número no Instagram com 59% de todos os usuários e a maioria têm entre 18 e 29 anos.

Se sua Empresa está utilizando o Instagram de forma profissional e com estratégias tem grandes chances de fazer negócios e faturar.

 

 

 

Deixe claro que você é uma Empresa

 

Seu feed precisa deixar claro para os usuários que você vende um produto ou serviço.

Claro que não dá pra ter um perfil só com fotos de produtos e merchan, afinal, os usuários gostam de sentir que você não tá querendo vender a toda hora.

Mas é importante que você seja facilmente identificável como vendedor de algo.

Isso vale também pra promoções e descontos. Não deixe pra avisar só no final da legenda que você está oferecendo algo bom e que pode engajar ainda mais seus seguidores.

O ideal é deixar claro logo na foto, com um título chamativo, pra que você consiga atrair não só os seguidores, mas também as pessoas que estiverem visitando seu perfil.

Faça imagens com anúncios de promoções ou descontos, ou títulos como “disponível no site” ou “já chegou na loja!” pra que as pessoas se situem.

Atualmente, o setor de moda e acessórios lidera o ranking de comércio online no país em volume de pedidos, com 14,2% das vendas, de acordo com o relatório feito pelo Ebit.

Na sequência, vêm as categorias de saúde e cosméticos (12%), eletrodomésticos (10,8%), casa e decoração (10,5%) e telefonia (9,2%).

 

 

 

 

Como habilitar o novo Recurso do Instagram

 

De acordo com o Instagram, toda conta comercial está habilitada a utilizar o novo recurso.

Basta criar nove publicações utilizando o formato para que a aba de compras seja habilitada, o que permite a marcação de produtos e a inserção de informações.

Esse processo pode ser feito tanto em fotos simples quanto em carrosséis de imagens.

Além disso, a rede social dá algumas dicas para quem quiser utilizar a novidade da melhor maneira possível.

Entre as indicações estão a postagem de fotos com diversos produtos, de forma a aumentar o engajamento e o interesse, além da marcação feita corretamente, para que o usuário clique em um artigo e veja exatamente as informações sobre o item no qual está interessado.

A empresa também indica a utilização de outros recursos da plataforma para aumentar ainda mais o público.

Usar os Stories para anunciar que, agora, as informações sobre os produtos podem ser vistas diretamente no perfil ou o uso de tipos diferentes de publicação, como forma de sair da rotina, são citados como boas maneiras de garantir o interesse dos consumidores.

Ainda está na dúvida se Vale a pena Vender com o Instagram?

Pronto para Aumentar suas Vendas utilizando esse novo Recurso do Instagram?

Agora é colocar a mão na massa.

 

 

Sua Empresa ou Negócio merece mais visibilidade e Presença Online, com planejamento e  de forma profissional, sempre com o foco no melhor Resultado, aumento das Vendas e Faturamento.

 

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Qualquer dúvidas estamos a disposição,

Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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