Tudo sobre o IGTV
A plataforma de vídeo do Instagram

 

 

O Instagram acaba de lançar o seu próprio Canal de TV online, o novíssimo IGTV.

Vai funcionar em duas formas de uso, em aplicativo independente e dentro do próprio Instagram, o recurso vai permitir que os usuários façam vídeos de até uma hora de duração.

Hoje o Instagram TV permite a publicação de vídeos mais longos, que podem ter de 15 segundos até 10 minutos de duração.

Com o intuito de oferecer uma experiência mais intuitiva, o Instagram não exigirá do usuário nenhum esforço para visualizar os vídeos no IGTV.

Ao abrir o aplicativo (ou o recurso embutido no Instagram), um vídeo já começará a rodar imediatamente. O usuário seguirá quem quiser, mas o Instagram também fará sugestões.

 

 

 

 

 

A exemplo do YouTube, o IGTV vai permitir a criação de canais que poderão ser seguidos pelos usuários.

Será possível, também, adicionar links nos vídeos, o que significa poder direcionar tráfego a outros lugares, ótimo para Empresas, marcas e usuários que queiram promover seus sites.

O Instagram hoje tem mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, e o Brasil é o segundo país com maior audiência na rede com 50 milhões de usuários.

O recurso vem para reforçar a atuação do Instagram no mercado de vídeos. 

Conforme Kevin Systrom o co-fundador do Instagarm, disse durante o anúncio da plataforma, “Nós queremos fazer algo diferente, pensado para quem vive com o celular na mão.” 

O serviço também não abre a câmera do celular para gravar cenas. Ou seja, usuários podem compartilhar apenas os vídeos que estão salvos na biblioteca do celular.

 

 

Como funciona o IGTV?

Você tem 2 opções para usar o novo IGTV,  podendo ser encontrado dentro do próprio Instagram ou como um aplicativo separado, é possível fazer o download em aparelhos Android e iOS.

Apesar de serem aplicativos diferentes, as plataformas estão totalmente integradas.

Além da semelhança visual, para acessar os dois é preciso da mesma conta e você ainda interage com os mesmos usuários da conta do Instagram.

No Instagram, o ícone do IGTV foi incluído ao lado do símbolo de DIrect, que fica na lateral superior direita da tela inicial do aplicativo.

Apesar da proposta de 60 minutos de vídeo, apenas contas verificadas ou com alcances maiores podem fazer upload de conteúdos tão longos.

Os outros usuários ainda podem ter acesso a ferramenta, mas com a limitação de minutos.

Para produtores de conteúdos, ainda é possível adicionar CTAs nos vídeos, o famoso “arraste para cima”, e é bastante interessante acrescentar links para outra plataforma, perfil ou site.

Outro ponto interessante é que as transmissões estão segmentadas e podem ser encontradas entre as categorias “Para você”, “Seguindo”, “Popular” e “Continuar assistindo”.

 

 

Como criar um canal e publicar vídeos?

Existem 2 formas para Você criar o seu canal,  quando você acessar o IGTV pelo Instagram, clique no ícone de engrenagem e, depois, em “Criar canal“. Avance por todas as etapas e tenha seu canal pronto no mesmo instante.

A outra maneira de criar um canal é baixar o app do IGTV, o aplicativo já vai reconhecer sua conta do Instagram e todas as contas vinculadas, mas você pode criar outra se preferir, após confirmar a conta escolhida, você cria imediatamente um canal para ela.

O canal à princípio é criado com o mesmo nome do usuário da conta. Para transmitir algo, é possível enviar arquivos de 650 MB a 5,4 GB.

 

 

Por onde começar?

Na prática, para iniciar um novo vídeo, o IGTV só permite que a postagem seja feita da maneira “natural” pelo celular.

Mas já é possível que os uploads sejam ser feitos até mesmo por desktop.

Semelhante ao Youtube, cada perfil tem um canal. Lá é possível assistir todos os vídeos armazenados.

 

 

Como acessar e utilizar o IGTV?

Passo 1.

Abra o Instagram e toque no ícone IGTV na parte superior da tela. Em seguida, toque no botão “Assistir agora” para acessar o serviço;

Passo 2.

A tela inicial mostra conteúdos sugeridos na aba “Para você”. Para visualizar vídeos de pessoas que você segue, toque em “Seguindo”;

Passo 3.

Em “Populares”, encontre os vídeos mais visualizados dentro da plataforma, incluindo cenas de pessoas famosas e influenciadores.

Na aba “Continuar assistindo” mostrará vídeos que você iniciou, mas que não terminou de assistir;

Passo 4.

Toque na engrenagem e na opção “Criar canal” e visualizar as informações iniciais da plataforma. Para finalizar o procedimento, toque em “Criar canal”;

Passo 5.

Seu canal foi criado. Para acessá-lo, basta tocar sobre sua imagem de perfil no Instagram. Para adicionar um vídeo, toque no ícone “+”;

Passo 6.

A ferramenta escolhe vídeos entre 15 segundos até 10 minutos em formato vertical que estão salvos no celular. Toque naquele que deseja postar para que ele seja aberto no modo de pré-visualização. Em seguida, toque em “Avançar”;

Passo 7.

Defina um título, descrição e compartilhamento com o Facebook. Para postar o vídeo, toque em “Publicar”.

 

 

Dicas de conteúdo para investir no IGTV

Entrevistas
Aproveitando o formato do vídeo, entrevistas mais rápidas e até mesmo grandes diálogos podem ser compartilhados de maneira simples e ainda contar com a interação dos usuários na seção de comentários.

Tutoriais
Aproveitando o interesse do seu público sua Empresas pode estar produzindo conteúdos voltados para a utilização de algo ou a prática de “como fazer”.

Demonstração
Sua Empresa também poderá montar tutorias de seus produtos ou serviços divulgando em seu canal no IGTV. É o momento de mostrar expertise, qualidades e tirar dúvidas. Tudo de forma breve, simples e clara.

Webinars
Monte seminários online oferecendo conteúdos diferenciados e valiosos e, quando inseridos no aplicativo, estarão ainda mais próximo do público-alvo.

 

 

Monetizando o IGTV

Em um primeiro momento, o serviço não terá espaço para anúncios ou para que os criadores de conteúdo faturem com os vídeos.

Essas ideias, estão sendo estudadas para um segundo momento podendo chegar à plataforma nos próximos meses, afirmou o brasileiro Mike Krieger, cofundador do Instagram, em entrevista coletiva feita logo após a divulgação do IGTV. “É uma conversa que queremos ter com os produtores de conteúdo.” 

O Instagram fatura bastante com publicidade e não vai deixar esse novo canal de fora, segundo dados não oficiais a rede deve faturar US$ 5,48 bilhões em 2018 com publicidade digital.

Hoje, Google e Facebook controlam cerca de 80% do mercado publicitário global na web (exceto a China), segundo a consultoria GroupM.

O consumo de vídeos online tem explodido e a cada ano vem aumentando, e segundo previsões vai crescer cerca de 45% anualmente chegando até 2021 respondendo por 78% de todo o tráfego de dados gerado em plataformas móveis, segundo pesquisa da Cisco.

Segundo muitos especialistas o Instagram com o seu novo canal o IGTV tem chance de “roubar” quem hoje faz vídeos para o YouTube, pois os criadores de conteúdos vivem em constante conflito com o site do Google por questões como alcance dos vídeos, algoritmos de atualizações e monetização.

O Instagram permitindo uma rentabilização desses conteúdos mais interessante, a guerra pode ficar boa.

Além disso, ao optar por vídeos na vertical, o Instagram pode se diferenciar do rival por uma experiência de uso mais atrativa. 

E sua Empresa está pronta para investir de forma profissional nas principais Redes Sociais?

 

 

 

 

 

 

Sua Empresa ou Negócio merece mais visibilidade e Presença Online, com planejamento e  de forma profissional, sempre com o foco no melhor Resultado, aumento das Vendas e Faturamento.

 

Ainda com dúvida sobre nossos Serviços e como Vender Mais com a ajuda da internet?

 

Entre em contato e solicite um orçamento para montarmos um Projeto de Consultoria que vai ajudar sua Empresa!

 

Seu nome (obrigatório)

Nome da Empresa (obrigatório)

Seu Melhor Email (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Fale um pouco sobre o seu Negócio

 

Qualquer dúvidas estamos a disposição,

Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

027 99937-0850 (Vivo)simbolo-whatsapp-ml-midia-digital-e-consultoria   

 

contato pelo whatsapp ml midia digital e consultoria

 

Sem comentários

Você pode postar primeiro comentário resposta.

Deixe um comentário

Por favor, insira seu nome. Por favor insira um endereço de e-mail válido. Por favor, indique mensagem.