Sua Empresa é Multicanal?

 

No varejo a definição de Empresa Multicanal está associada a oportunidade de oferecer ao seu Consumidor múltiplos meios para adquirir o seu Produto ou Serviço.

Desta forma uma Empresa para ser Multicanal precisa oferecer aos seus Clientes diversas opções de canais de compra e de comunicação. 

O importante aqui é dar ao seu cliente a oportunidade de realizar sua compra através do canal que lhe for mais conveniente.

Ser uma Empresa Multicanal se tornou essencial na atualidade, já que os consumidores estão buscando cada vez mais maiores facilidades e um maior número de opções para pesquisar e realizarem suas compras.

Esta constatação não vale apenas para o Varejo, mas também para outros tipos de Comércio.

É importante estar atento às demandas do consumidor moderno, que tem acesso muito mais rápido a informações graças à internet.

Isso tornou seus Clientes muito mais exigentes no que diz respeito ao atendimento. Se a sua loja não garante isso, ela está perdendo Vendas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O seu Consumidor já é Multicanal

 

 

Ser uma Empresa Multicanal é algo essencial para se manter competitivo no Mercado atual.

Segundo dados do Google mais de 75% dos brasileiros conectados já acessavam dois tipos de telas simultâneas (TVs e Smartphones ou Computador e Smartphone) e 40% já acessavam três telas ao mesmo tempo.  

Esses dados só confirmam algo que é observado diariamente: o consumidor moderno é Multiplataforma, para ele, é natural usar mais de um canal no processo de compras.

Não é raro ver um consumidor dentro de uma loja física e consultando o celular para saber mais sobre um produto, ou pesquisando preços na internet, para depois finalizam a compra no estabelecimento físico.

Diante desta realidade, Grandes Empresas estão cada vez mais investindo em novos meios de comunicação e atendimentos para seus Clientes, com o intuito de expandir suas Vendas.

 

 

 

Por que se tornar uma Empresa Multicanal

 

 

A principal importância de ser uma Empresa Multicanal é acompanhar seus clientes e atender as suas expectativas. 

É extremamente comum que hoje em dia os clientes não comprem um produto na primeira loja que encontram na internet.

Depois de fazerem muitas pesquisas, optam por aquela loja ou Empresa que oferece mais comodidade.

Por esse motivo, a empresa que visa lucrar em longo prazo e não em curto opta por se tornar uma Empresa Multicanal, pois vai passar a oferecer aos seus Clientes diversos meios de comunicação e atendimento, sempre com o objetivo de aumentar suas Vendas e Conquistar um público cada vez maior.

Esta estratégia deve ser utilizada a fim de atrair um público mais abrangente e também na retenção dos seus atuais Clientes. 

Pois um dos maiores medos de todo Empresários é perder seus clientes, não só pela possível eficiência da concorrência, mas pela sua própria ineficiência.

 

 

 

Como transformar sua Empresa em Multicanal

 

 

O primeiro passo é estudar e analisar o comportamento do seu Cliente ideal, do público que sua Empresa quer atender e satisfazer suas necessidades.

Não adianta sair colocando novos canais apenas para se tornar multicanal, é preciso um Planejamento bem feito para não perder tempo e dinheiro.

É essencial entender a maneira como seus Clientes preferem realizar suas compras, quais fatores consideram decisivos para escolher entre uma empresa e outra, quais as quantidades que costumam adquirir, qual o cargo das pessoas que realizam as compras, qual a faixa de renda e assim por diante.

Vale ressaltar que ao optar por mais de um canal de comunicação e atendimento, a sua Empresa deve ter bastante cuidado para não utilizar a mesma abordagem e linguagem em todas eles.

Isso obriga as empresas a investirem também em marketing de conteúdo, já que é extremamente importante entender as tendências dos clientes a fim de criar os canais de vendas mais eficientes possíveis.

 

 

Sua Empresa vai se tornar Multicanal, então precisa levar fatores importantes em consideração:

 

  • Qual é a capacidade de estoque de produtos?
  • De quais meios a sua Empresa dispõe para fazer entregas?
  • Qual a demanda na região para aquele serviço, no caso de abrir uma loja física?
  • Quais meios de comunicação a sua Empresa possui?
  • Quais os meios de comunicação serão criados?

 

 

 

Quais são os canais que mais atraem os Clientes?

 

 

Além dos meios de Atendimento convencionais, que são o Presencial, o Televendas e o SAC.

Os canais online que mais atraem seus Clientes são:

As Redes Sociais. 

Os E-commerce / Site.

Os Aplicativos móveis.

E os Marketplaces.

 

 

 

Como manter uma boa gestão dessas Plataformas?

 

 

É importante que todos os meios de comunicação estejam integrados em um único sistema. Se isso não acontecer, ficará muito difícil administrar separadamente cada meio de comunicação e atendimento.

O grande problema de um sistema de comunicação e atendimento que não seja integrado será o surgimento de falhas na comunicação internas e externas da Empresa.

Uma opção para integrar os meios de comunicação é utilizar softwares de gestão empresarial. 

Essa integração fará ainda com que sua Empresa possa personalizar cada tipo de atendimento, diminui assim drasticamente as chances de criar tais falhas de comunicação, além de garantir um bom atendimento para todos os seus Clientes.

 

 

 

Aprenda com a maior Empresa Multicanal do Mundo

 

A Polishop é uma Empresa 100% brasileira e foi criada em 1999 pelo empresário João Apolinário com a frase “O futuro do Varejo é atender o Cliente onde ele estiver”.

Inicialmente a Polishop surgiu como uma empresa que se especializaria em vender pela TV, mas logo expandiu seus canais de atendimento que hoje contam com:

 

  • Mais de 250 lojas físicas Próprias (Presente em todos Estados do Brasil)
  • Ecommerce
  • Call Center próprio 7dias e 24hs
  • Revistas Próprias (com tiragem de 12 milhões anual)
  • 04 Canais próprios de TV de alcance nacional
  • O maior anunciante da TV Brasileira (mais de 140hs diárias de TV)
  • 03 Estúdios de TV próprios
  • Mais de 3500 colaboradores diretos
  • 03 Centros de Distribuição de produtos
  • Entrega própria em todo o Brasil
  • Fábrica própria
  • Mais de 1500 produtos

Hoje a Polishop está com 18 anos de mercado e com um faturamento anual na casa de 2 Bilhões de reais e se tornou a maior Empresa Multicanal do Mundo.

 

 

 

 

 

Transformar sua Empresa em Multicanal vai exigir muita organização e controle, caso contrário, surgirão infinitos problemas de comunicação.

É importante destacar que, independentemente das plataformas utilizadas, uma característica é fundamental para todos os perfis de consumidores: o bom atendimento.

Não basta estar presente em multicanais, é preciso saber gerenciá-los e garantir um atendimento padronizado aos seus clientes.

Os seus Clientes buscam manter um relacionamento cada vez mais estreito com a sua Empresa, e não com os meios de comunicação em si.

 

 

 

 

Sua Empresa ou Negócio merece mais visibilidade e Presença Online, com planejamento e  de forma profissional, sempre com o foco no melhor Resultado, aumento das Vendas e Faturamento.

 

Ainda com dúvida sobre nossos Serviços e como Vender Mais com a ajuda da internet?

 

Entre em contato e solicite um orçamento para montarmos um Projeto de Consultoria que vai ajudar a sua Empresa!

 

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Qualquer dúvidas estamos a disposição,

Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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