SEO para E-commerce

Como destacar seu Negócio na internet!

 

 

Uma coisa é certa no ambiente online, ter uma boa classificação no Google vai ajudar significativamente o seu E-commerce a vender mais.

E você já parou para pensar na quantidade de pessoas podem estar procurando neste momento pela solução que o seu Negócio está vendendo?

A utilização das técnicas de SEO em sua Loja Virtual é sem sombra de dúvida uma das principais etapas do marketing digital para divulgação e sucesso de um E-commerce.

Os acessos originados de buscas orgânicas são os de maior potencial de conversão em uma loja virtual, pois têm o poder de atrair tráfego qualificado para o seu Ecommerce, com usuários que estão realmente precisando do Produto ou Serviço que sua Empresa tem para oferecer.

Portanto, estar em destaque nas duas primeiras páginas do Google ou outros buscadores é fator fundamental para o sucesso do seu comércio eletrônico, tendo um impacto realmente significativo nas suas vendas.

Quanto mais usuários verdadeiramente interessados no que você oferece, maior é a possibilidade de ver as taxas de conversão subirem.

 

 

 

SEO para E-commerce como destacar o seu negocio na internet ML Midia digital e Consultoria

 

 

 

 

Como funciona o SEO para E-commerce

 

O SEO para E-commerce efetivo começa com um objetivo bem definido, para que as estratégias possam começar a surtir efeito, a otimização do seu Site tem que ser essencialmente pensada para os robôs do Google.

O objetivo tem que ser claro, seus Produtos ou Serviços tem que ser encontrados, eles tem que ter o melhor resultado para o que as pessoas buscam.

O que diferencia o SEO de E-commerce do SEO para Sites institucionais são suas estratégias e objetivos. 

Como o ambiente da sua Loja Virtual é totalmente voltado para as vendas, as técnicas também tem que obrigatoriamente caminhar nesse sentido, mesmo que o seu Ecommerce também possua um Blog (que é um item obrigatório estrategicamente).

A utilização das palavras-chave devem continuar sendo relevantes para o público, mas elas devem focar na descrição dos produtos ofertados em cada página, afinal, a intenção é que os seu Ecommerce seja encontrado pelos consumidores que pesquisam por aquela mercadoria no Google ou em outro buscador.

Acredite, o Google sabe reconhecer seus esforços, em melhorar a Experiência do usuário do seu Ecommerce através do SEO, e ele vai agraciar o seu negócio nas melhores posições.

 

 

 

Qual o seu modelo E-commerce?

 

Existem vários modelos de negócio E-commerce, mas as abordagens compartilham uma coisa em comum, busque entender como seu produto ou serviço vai ajudar as pessoas e quem é seu cliente ideal.

Entendendo o seu Negócio, você vai definir o objetivo do seu Ecommerce, se ele será um negócio para Empresas (B2B) ou para Consumidores Finais clientes (B2C), a partir daí você vai criar conteúdos de valor para se comunicar com seu público alvo, e que direcionar aos seus verdadeiros consumidores.

 

 

As 05 Estratégias de Ouro do SEO para E-commerce

 

 

  • Estrutura do Site

 

A estrutura do seu  E-commerce deve ser acima de tudo Amigável, de fácil navegação, e que traga satisfação do usuário durante sua visita.

Está deve ser sua prioridade número 1 como um empresário de E-commerce, no momento de contratar uma Plataforma ou construir o seu site do zero.

Sempre coloque o seu foco no usuário, monte suas  páginas como vitrine detalhando seus produtos, as seções como departamentos, isso vai ajudar no posicionamento das páginas nos resultados do Google.

Tenha uma atenção especial na estrutura das URLs que devem ser obrigatoriamente amigáveis.

Planeje bem a criação de categorias e subcategorias e certifique-se de que há um caminho lógico para chegar a todas as páginas do seu Ecommerce.

Por exemplo, uma Calça Jeans tem que estar dentro da categoria Masculino ou Feminino / Calça, e ter subcategorias como lavagem, tintura ou cortes diferentes.

Para deixar clara a arquitetura do site, é interessante usar os breadcrumbs, que mostram o caminho percorrido pelo usuário:

– Feminino > Calça Jeans > Cigarrete

Essa “trilha” deve aparecer na página do site, mas também no resultado da busca do Google.

 

 

  • Palavras Chave

 

Utilizando as palavras-chave dos seus produtos vai te trazer uma boa classificação para suas páginas de vendas e com isso poderá estar aumentando seu faturamento.

Montar um bom planejamento  SEO de palavras-chave, é fator primordial para o melhor posicionamento das buscas no Google, já que essas buscas tem como principio os termos usados pelas pessoas nos buscadores.

Ou seja, é preciso compreender quais as palavras-chave são mais relevantes para o segmento de negócio da sua Empresa.

Utilize as palavras-chave em suas URLs, nos Títulos e Descrição de cada página dos produtos.

Certifique-se de que a descrição do produto contenha no mínimo 50 palavras, mas o mais indicado é que tenha a partir de 150 palavras, pois isso irá ajudar o seu consumidor todas as informações pertinentes a esse produto.

Tenha URLs Amigáveis, o nome do produto deverá aparecer no endereço do site, essa URL deverá literalmente descrever o produto e guiar o consumidor para aquilo que ele realmente deseja.

Por padrão, muitos sistemas utilizam um conjunto de códigos na criação de URLs. No entanto, a URL é um importante fator de ranqueamento para o Google, pois ela comunica o assunto principal de uma página.

O exemplo, de uma URL ideal e padrão é:

www.site.com.br/Calca-jeans-Cigarrete-Botoes-e-Barra-Cortada

 

 

  • Produção de Conteúdo

 

Para que o conteúdo produzido pela sua Empresa seja eficiente, é fundamental que ele seja considerado relevante para o seu Público e conseqüentemente  pelos buscadores .

Utilizando as estratégias de palavras-chave dentro do seu conteúdo, seu Ecommerce vai estar passando a mensagem direta para o público-alvo do seu Negócio, pois relevância significa ser útil para resolver ou minimizar o problema dessas pessoas.

Tenha um Blog dentro do seu Ecommerce, utilize as técnicas e   estratégias de inbound marketing que atraia e converta visitantes em clientes.

Estudos comprovam que as empresas com blog obtiveram 126% mais leads qualificados do que aquelas que não tinham blogs consistentes.

Use título grandes, com a informação mais importante que irá cativar os clientes com uma proposta de valor já no cabeçalho.

Tenha um call to action claro,  todas as páginas do seu Negócio online deverá obrigatóriamente ter uma chamada de ação clara, com uma diretriz para o seu público.

De acordo com as ultimas estatísticas online, mais de 70% de sites B2B de pequenos negócios não incluem nenhuma chamada de ação em suas páginas, o que é sem dúvidas o motivo que faz com que eles tenham um esforço muito grande para aumentar as taxas de conversão.

Sem o call-to-action, usuários podem estar desesperados pelo seu produto, mas eles não saberão o que fazer em seguida.

Toda página e imagens devem conter uma descrição clara e informativa, o Google é capaz de entender os elementos visuais que compõem esse arquivo.

 

 

  • Link Building

 

Link building é o nome dado para a estratégia usada na conquista de links externos que direcionem para o seu site.

Para isso, você vai precisar pensar quais são os sites que possuem uma audiência com potencial e relevância que seja acessados pelos  seus possíveis clientes e que tipo de parceria você deve oferecer para que esses publishers aceitem publicar seu link.

Busque publicar também conteúdos ricos, como e-books e infográficos, também podem funcionar para a geração de links em uma estratégia deste tipo.

O Link building ainda é uma das melhores estratégias para construir links para seu site e E-commerce. 

Forme parcerias com sites de relevancia e coloque suas URLs neles, envie conteúdos de alta qualidade para que você ganhe um “SIM” do proprietário destes sites e suas páginas sejam indicadas por eles para seu público.

 

 

  • Análise da Concorrência

 

Como todo projeto de marketing digital bem feito, no SEO não será diferente, um estudo detalhado para entender o posicionamento da concorrência, vai ajudar bastante na construção de suas estratégias.

Esse trabalho funciona para obter ideias para as suas estratégias e para observar no que não está gerando resultado para os concorrentes e não investir errado.

Além disso, existem ferramentas que permitem fazer uma análise das palavras-chave nas quais os concorrentes estão bem posicionados.

 

 

 

Os Benefícios do SEO para sua Loja Virtual

 

Existem algumas vantagens para que o seu Comércio Eletrônico invista em SEO, além do aumento do tráfego das suas páginas, uma das principais vantagens é o baixo custo do SEO se comparado com outras ações de marketing digital.

Com um investimento certeiro nas estratégias, a tendência é que o seu Negócio ganhe credibilidade e se torne referência no setor de atuação.

Pensar em uma loja virtual de sucesso sem um bom posicionamento nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google, é simplesmente uma utopia.

É por isso que o SEO em lojas virtuais ocupam um espaço especial na hora de estruturarmos uma estratégia de marketing no E-commerce.

O objetivo será sempre conquistar as melhores posições possíveis nas páginas de respostas do Google.

Mas não estamos aqui para criar ilusões, pois colocar uma loja virtual nos primeiros lugares do Google não é tarefa fácil, nem é coisa imediata, mas em termos de retorno, vale muito a pena.

 

 

Os Principais objetivos do SEO para E-commerce

 

1.   Gerar mais visitas orgânicas

 

Ao aplicar as técnicas de SEO, o objetivo é conquistar o topo das buscas orgânicas do Google.

Você pode esperar por meses para figurar entre as primeiras referências. No entanto, é um esforço que compensa bastante pelo viés financeiro.

Mais visitas orgânicas representam um menor custo por lead, menor custo por aquisição de cliente e maior retorno sobre o investimento. Em suma, trata-se de gerar mais oportunidades gastando menos dinheiro.

 

2.   Conseguir tráfego qualificado

 

O tráfego qualificado é aquele em que somente pessoas interessadas em seus conteúdos e ofertas chegam no site.

Esse interesse é demonstrado tanto na forma como a busca é feita quanto na palavra-chave escolhida para o seu Ecommerce.

 

3.   Aumentar a credibilidade da sua marca no mercado

 

Estar nas primeiras posições dos buscadores gera entre os consumidores uma percepção de que ele é relevante e confiável.

E esses dois valores são de grande importância para uma marca ter mais credibilidade no mercado.

 

 

Os 04 Principais erros de SEO para o seu E-commerce

 

Conteúdo Duplicado

O Conteúdo duplicado é uma falha relativamente comum nesse segmento, pois, na hora de fazer o cadastro de diversos produtos, muitos lojistas copiam a descrição de outras lojas que vendem os mesmos itens.

Isso é nocivo para a estratégia, pois o buscador entende que a sua página é uma cópia de outros sites e sendo assim, apenas o original é relevante.

Internamente também, é comum ocorrer conteúdo duplicado quando essas diferentes URLs dão acesso à mesma página.

Se isso acontece, você está criando uma concorrência desnecessária entre as suas páginas, e o Google não sabe quais são as mais relevantes.

 

  

Erros na Descrição dos Produtos

As descrições malfeitas e páginas de produto descuidadas podem fazer com que a sua loja fique conhecida pela falta de profissionalismo e que seja penalizada pelos buscadores, que vão acabar não encontrando o site, pois eles procuram as palavras escritas corretamente.

Nada de copiar a descrição feita pelo fabricante. Esse é um dos principais erros de SEO no e-commerce que você pode cometer.

 

 

URLs não Amigáveis

A qualidade das URLs de uma loja virtual é fundamental para uma estratégia consistente de SEO.

A falta das URLs amigáveis é um dos fatores determinantes para a perda de posições nas páginas de resultados.

Quando o usuário faz a busca, o algoritmo do Google lê os sites, e essa leitura inclui as URLs, por isso suas URLs precisam ter palavras e termos que tenham relação direta com o seu conteúdo, e não códigos que não fazem sentido para os usuários e nem para os buscadores.

 

 

Falta de Monitoramento

Para entender o trabalho de uma iniciativa de marketing digital é fundamental investir também no monitoramento do desempenho das ações propostas.

Esse trabalho ajuda a entender o que pode ser feito nas páginas para melhor o posicionamento, além de servir para identificar outras tendências de busca para descobrir palavras-chave que melhorem ainda mais a eficiência da estratégia.

Você deve estar sempre de olho no seu site para que ele não perca  posicionamento e se mantenha com a confiança do consumidor.

O mercado é dinâmico, e os fatores que mencionamos hoje podem já não valer mais amanhã. Já pensou que os seus concorrentes também podem estar se mexendo?

 

 

O segmento do comércio eletrônico é um dos mais concorridos quando o assunto são os negócios digitais.

São diversas opções para o consumidor escolher e, por isso, a localização é fundamental para qualquer empresa do segmento.

Por este motivo a experiência do usuário é intrinsecamente importante em suas estratégias, pois será através dessas experiências positivas do seu cliente em seu Ecommerce que seu negócio aumentará o faturamento atingindo os objetivos desejados.

Seu E-commerce não irá apenas atrair clientes e fazer apenas uma venda. Você pode inspirar e persuadir clientes a voltarem mais e mais vezes.

 

Então, fique sempre atento às oportunidades de otimização do seu E-commerce.

Há sempre espaço para uma melhoria, uma inovação, um conteúdo a ser produzido, uma descrição a ser criada.

 

 

 

 

Promova o seu Negócio, Empresa, Produtos ou Serviços com a ajuda da nossa Consultoria!

 

Entre em contato e lhe passaremos mais informações…

Seu nome (obrigatório)

Nome da Empresa (obrigatório)

Seu Melhor Email (obrigatório)

Site (obrigatório)

Fale um pouco sobre o seu Negócio

 

 

Qualquer dúvidas estamos a disposição,

Grande abraço, e conte comigo!

 

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

027 99937-0850 (Vivo)simbolo-whatsapp-ml-midia-digital-e-consultoria   |    027 98127-8999 (Tim)

contato pelo whatsapp ml midia digital e consultoria

Sem comentários

Você pode postar primeiro comentário resposta.

Deixe um comentário

Por favor, insira seu nome. Por favor insira um endereço de e-mail válido. Por favor, indique mensagem.