Prepare sua Empresa para Vender na Black Friday 2018

 

 

A Black Friday é um dos eventos comerciais mais aguardados do ano, e hoje já é considerada uma das três principais datas para o comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães.

Por isso, sua empresa precisa também estar vendendo na Black Friday 2018.

Black Friday (no português, ‘sexta-feira negra’), é um importante evento do comércio que ocorre no fim de novembro, que traz grandes promoções e descontos durante todo o dia.

Inicialmente, começou nos Estados Unidos, mas se popularizou e já é praticado em diversos países do mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

A origem da Black Friday

A Black Friday teve início nos EUA, e é realizado logo depois do feriado de Ação de Graças.

A data é o pontapé inicial para as compras de Natal e geralmente é realizada na última sexta-feira do mês de novembro.

É nesse curtíssimo período de tempo, que os consumidores têm a oportunidade de adquirirem produtos com descontos arrasadores.

Geralmente ocorrem filas quilométricas, que atravessam quarteirões nos Estados Unidos, onde consumidores fazem plantão nas portas das lojas de departamento à procura da melhor oferta.

 

 

E no Brasil, quando surgiu?

A Black Friday aterrissou no Brasil no dia 28 de novembro de 2010. Na ocasião, o evento reuniu aproximadamente 50 lojas do varejo nacional e foi totalmente on-line. Assim como acontece lá fora, a nossa Black Friday também é realizada na última sexta-feira do mês de novembro.

No Brasil a Black Friday acontece sempre na 4ª sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Neste de 2018 a data será a penúltima sexta do mês de novembro dia 23/11. 

Diferentemente dos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil começou como um evento exclusivamente online que passou para o varejo físico e atualmente atinge desde o pequeno até o grande varejista.

 

 

Qual a origem da Black Friday?

A origem exata ninguém sabe dizer ao certo, há quem diga que a expressão “Sexta-feira Negra” (Black Friday) nasceu no final do século XIX após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro. Coincidentemente, em uma sexta-feira.

Outra teoria conhecida é que o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornou um caos.

Graças a isso, surgiu então uma grande oportunidade de venda para os lojistas que se aproveitavam disso e faziam diversas promoções para atrair quem passasse por lá.

 

 

Os números da Black Friday Brasil

Em 2011, o evento foi mais bem-sucedido que a edição de estréia, com um faturamento de R$ 100 milhões, o que representou um aumento de 88% comparado ao ano de 2010.

Em 2012, a Black Friday contou com a participação de 300 sites a mais em relação à edição anterior com um faturamento mais que o dobro do ano anterior, obtendo um total de R$ 217 milhões.

Em 2013, bateu novamente recordes de vendas, com o faturamento de R$ 424 milhões, tendo a participação de diversos segmentos do varejo, além de também oferecer serviços.

Em 2014, ouve mais um recorde de vendas, assim como de reclamações. Estima-se que o faturamento dessa edição tenha chegado a R$ 1,3 

Em 2015 bateu novamente o ano anterior chegando a  R$ 1,6 bilhão.

Em 2016 o faturamento foi de R$ 1,9 bilhão, representando um crescimento de 17% comparado ao ano de 2015.

Já em 2017 o faturamento médio durante a Black Friday foi de R$ 2,1 bilhões.

A edição de 2017 foi marcada pelo aumento do uso do mobile para finalizar compras, tendência que deve continuar  para os próximos anos.

 

 

As categorias que mais receberam pedidos foram:

  • Eletrodomésticos,
  • Moda e Acessórios
  • Telefonia
  • Perfumaria e Cosméticos
  • Casa e Decoração.

 

As categorias com maior faturamento foram:

  • Eletrodomésticos,
  • Telefonia/Celulares,
  • Eletrônicos,
  • Informática
  • Casa e Decoração.

O item campeão de busca pela internet foi Iphone, seguido de Geladeiras, TVs e Notebooks.

 

 

Separamos 15 Dicas para sua Empresa chegar mais preparada na Black Friday 2018 e vender muito mais.

 

1)   Planeje suas ações

Antes de começar a vender, você deve pensar em estratégias que irão favorecer sua empresa.

Assim, você evita prejuízos para seu financeiro.

Este plano de ação deve contemplar todos os setores da empresa:

  • Vendas
  • Financeiro
  • Estoque
  • Compras
  • Marketing
  • Recursos humanos, etc.

Considerar táticas integradas para atingir o cliente com mais eficiência. Lembre-se dos meios que ele pode ter contato com sua marca.

 

 

2)  Cuide da infraestrutura

Muitas Empresas investem pesado em propaganda, atraindo os consumidores para conferir as suas ofertas, mas na hora de recebê-los a experiência não é completa.

Por não estarem preparadas para o volume de clientes, seja no ambiente online ou offline, várias Empresas acabam deixando os Clientes frustrados e com uma experiência ruim com sua marca. Por isso, depois do planejamento o  passo seguinte é pensar na infraestrutura.

 

 

3)   Prepare sua equipe

Se você tiver uma loja física, é preciso ter uma equipe bem preparada e com conhecimento sobre os produtos que oferece e também os descontos e benefícios ofertados.

O atendimento pode ser fator determinante para o sucesso da sua loja durante a Black Friday, por isso, você deve proporcionar sempre a melhor experiência para aos seus clientes.

 

 

4)  Prepare sua Vitrine

É muito interessante criar espaços na vitrine e no interior da loja sinalizados com produtos que estão participando da Black Friday.

Além de ajudar os vendedores a direcionarem os clientes, esse tipo de iniciativa faz com que chame a atenção de quem está passando pela rua.

Para lojas virtuais, prepare banners especiais que direcionem os usuários para as páginas dos produtos com desconto.

 

 

5)  Analise seu estoque

Você precisa fazer uma análise o quanto antes do seu estoque, principalmente se a sua loja é virtual.

Para produtos com grande saída, busque parceria com seus fornecedores e veja se eles têm capacidade de entrega para a data.

 

6)   Preço não é o principal

Preço é importante e os seus consumidores estão em busca da melhor oportunidade.

Mas utilize o preço dos seus produtos com maior desconto como um chamariz para que eles venham até a loja e vejam o que mais você oferece.

Isso significa, por exemplo, que não basta ter uma ou duas ofertas e subir os preços dos demais itens.

 

 

7)   Não tente enganar o consumidor

Muitas Empresas nos primeiros anos da Black Friday Brasil, viram no evento de vendas uma oportunidade de ganhar dinheiro fácil enganando os consumidores.

Esse truque de aumentar o preço de alguns produtos semanas antes para que no dia da Black Friday dar desconto e pudesse parecer uma oferta de outro mundo, ficou conhecida como a “Metade do dobro do Preço”.

Sendo assim, tentar aplicar golpes como esses, além de ser uma prática ilegal, é algo que não cola mais com tanto controle que há sobre as informações.

 

 

8)   Tenha ofertas relevantes

Busque sempre colocar ofertas que sejam de fato relevantes.

Não tente requentar os mesmos descontos que você ofertou no ano, e agora colocar o selo da Black Friday.

Negocie com os seus fornecedores a compra de produtos com um preço mais interessante e repasse esses benefícios para os seus Clientes.

 

 

9)   Os seus Clientes precisam saber das suas ofertas

Se sua Empresa quer ter ótimos resultados, trabalhe para informar os seus Clientes sobre tudo aquilo que foi planejado e principalmente suas ofertas.

A comunicação deve ser feita de todas as formas possíveis, e que se mostrem eficientes para o seu Público.

Uma dica é iniciar as divulgações no mínimo 10 dias antes do evento, pois na semana da Black Friday as divulgações serão bastante competitivas.

 

 

10)   Aposte no Marketing Digital

Utilize as muitas ferramentas e estratégias que o Marketing Digital tem a oferecer para melhorar sua comunicação, alcançando assim de forma mais assertiva o seu público-alvo, e dessa forma seduzi-lo com suas ofertas imperdíveis.

Nossas dicas de ouro para suas divulgações online são:

Redes Sociais

Explore ao máximo as Redes Sociais que sua Empresa atue.

Monte postagens criativas para o Instagram e Facebook, mantenha a recorrência nas postagens, monte campanhas pagas nessas plataformas para potencializar o alcance de suas ofertas.

Utilize uma comunicação especifica para o Evento, personalize a página da empresa para a data, alterando o topo, a foto de perfil, crie eventos no Facebook informando sobre a proximidade da Black Friday, adicione links feitos especialmente para o período da promoção.

Emails

Envie e-mails para sua base de clientes com as ofertas especiais que farão parte da Black Friday 2018.

Informe também se haverá uma antecipação das vendas e criando assim uma expectativa, uma boa estratégia é incluir uma contagem regressiva nos emails.

Outra ação interessante é analisar o histórico de compras do cliente e mandar as ofertas que podem despertar maior interesse.

Otimização do seu Site para aparecer no Google

Invista na estrutura e conteúdos do seu Site, com base nas técnicas de SEO.

As pesquisas nas ferramentas de busca, como o Google e o Buscapé, são os principais meios para o consumidor chegar ao seu produto.

Ter um texto na página com as palavras-chave corretas e bem ranqueadas pelos sites de busca é fundamental para sua oferta ser encontrada em um grande universo de informações.

Ter uma Consultoria em Marketing Digital nessa hora para orientar o melhor caminho a seguir é fundamental.

Responsividade

Ter o site adaptado para o móbile é fundamental no ambiente online atual.

De nada adianta o site ser perfeito, mas ficar totalmente desconfigurado quando for acessado de um celular.

O número de pesquisas e compras feitas pelo Smartphone cresce a cada ano, portanto, ter uma interface totalmente adaptada a esse formato é fundamental para reter a atenção do consumidor e levá-lo a adquirir a oferta.

 

 

11)   Tome decisões baseadas em dados

As ferramentas de coletas de dados são de extrema importância na hora de tomar suas decisões.

 Hoje, é possível contratar serviços complexos com custo sob demanda, pagando de acordo com a quantidade que utiliza.

Se você ainda não utiliza nada assim, esse é um bom momento para começar.

 

 

12)  Foque no atendimento ao cliente

Busque sempre focar suas ações no atendimento ao Cliente, atualmente a sensibilidade deles está altíssima, pois tendem a registrar uma má primeira impressão em suas experiências negativas e não voltarem nunca mais.

Deixe claro quais são os canais de atendimento por onde você pode responder às dúvidas dos seus clientes, e responda-as com rapidez.

 

 

13)  Aposte em ferramentas de gestão

Como você já pôde perceber, é bastante coisa para ser feita para que um período de três dias possa se converter em um dos melhores momentos de vendas do ano. Nesse caso, é fundamental contar com o auxílio de algum software de gestão. Além de agilizar os processos ele também dá mais segurança para que nenhum item do seu checklist fique de fora.

Em outras palavras, invista em organização como um diferencial de mercado. Quanto mais rápido e mais eficiente você for em relação ao seu concorrente, maior valor você terá aos olhos do cliente. Faça com que a sua loja seja lembrada não apenas pelos preços baixos, mas pela ótima experiência proporcionada.

 

 

14)  Melhore as condições de pagamento

Se sua Empresa tem uma política com formas de pagamento que facilitam a vida dos seus Clientes para finalizar uma compra em dias normais, durante a Black Friday essa premissa deve ser praticada fielmente e se possível com alguns incentivos e diferenciais. 

Busque ampliar os meios de pagamento aceitos, como oferecer a chance de parcelar em mais vezes no cartão de crédito ou pagar por boleto.

Esse é o dia que o cliente deve encontrar toda facilidade para consumir.

 

 

15)  Tenha uma boa gestão fiscal e administrativa

Para garantir melhores resultados e segurança para o negócio, tenha organização e uma gestão bem estruturada.

Neste ponto, invista em tecnologia com sistemas de gestão ERP que integra as áreas fiscal, de estoque, comercial e financeiro.

Garantindo assim agilidade, eficiência e bons resultados para o negócio.

 

 

Algumas Vantagens da Black Friday para sua Empresa

O período de vendas da Black Friday é, sem dúvidas, uma ótima oportunidade de vendas e faturamento para a sua Empresa.

Mas além das Vendas sua Empresa pode utilizar essa data de forma estratégica e se aproveitar do grande movimento gerado.

Separamos algumas vantagem que podem ser explorado depois da Black Friday:

Ganhe mais visibilidade

Investindo corretamente em estratégias de divulgação antes e durante a Black Friday, vai garantir uma boa reputação da sua marca após o período.

Conhecer melhor o seu público

Conhecer os seus clientes é fundamental para melhorar o seu faturamento, e quanto mais dados atualizados sobre o seu público alvo, mais direcionada e assertiva será a elaboração de estratégias para atrair consumidores e fidelizá-los.

Portanto, busque entender as demandas mais urgentes do seu público, compreendendo assim suas necessidades, será mais fácil conseguir satisfaze-los.

Expanda sua base de contatos

Além da possibilidade de aumentar o faturamento do seu Negócio, a Black Friday é uma ótima chance de conquistar mais leads/contatos.

Se você conseguir aproveitar o fluxo intenso que o seu site enfrentará durante o período de vendas, os visitantes serão convertidos em contatos propícios para consumo a médio e longo prazo.

Garanta vendas futuras

Após ter atraído um número considerável de contatos com suas ações durante a Black Friday, é hora da sua Empresa investir para transformar esses contatos em novos clientes, e com isso garantir vendas futuras.

Uma ótima opção é oferecer benefícios exclusivos para esses contatos voltarem para a sua Empresa e consumirem seus produtos ou serviços.

 

 

Sem dúvida nenhuma o mês de novembro vem se tornando um período de grande potência para o faturamento das Empresas devido a Black Friday, e quem ainda não está aproveitando essa oportunidade está perdendo dinheiro.

Coloque essa data no calendário da sua Empresa e prepare-se para ofertar muitos produtos para os milhões de consumidores que irão fazer negócios incríveis durante esse período em busca dos produtos e serviços dos seus sonhos.

 

 

O seu Negócio merece e precisa de mais visibilidade, conquiste uma forte Presença Online, com planejamento e  de forma profissional.

Ajudamos a sua Empresa a obter melhores resultados, sempre com estratégias para um aumento das Vendas e Faturamento.

 

Ainda com dúvida sobre nossos Serviços e como Vender Mais com a ajuda da internet?

 

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Qualquer dúvidas estamos a disposição,

Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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