Os Resultados da Black Friday Brasil 2017

 

A expectativa de crescimento das Vendas da Black Friday Brasil 2017 era de 20% nos estudos preliminares.

Esses números não foram atingidos, mas o Crescimento das vendas em relação ao ano anterior foi satisfatório, pois segundo levantamento da Ebit o faturamento do E-commerce brasileiro cresceu 10,3% em relação a 2016 durante a Black Friday Brasil, com uma tiragem de 3,76 milhões pedidos realizados.

O comércio eletrônico registrou um faturamento de R$ 2,1 bilhões durante a Black Friday Brasil 2017.

O número de pedidos cresceu 14% e chegou a 3,76 milhões.

O tíquete médio, isto é, o valor de cada compra teve retração de 3,1%, passando de R$ 580 para R$ 562, na comparação entre os anos, número esse já esperado, pois a previsão era de descontos maiores que do ano passado.

 

 

 

Resultados da Black Friday Brasil 2017 ML Midia Digital e Consultoria

 

 

 

Movimento na Pré Black Friday

 

As vendas da Pré Black Friday Brasil que foi na quinta-feira (23), véspera da Black Friday 2017, apresentaram crescimento nominal de 21% no e-commerce, de R$355 milhões para R$428,5 milhões, na comparação com o dia anterior à grande data em 2016, de acordo com o monitoramento da Ebit.

O número de pedidos cresceu 23%, de 723,5 mil para 886,8 mil, e o tíquete médio caíram 2%, de R$ 491 para R$ 483, refletindo os descontos maiores praticados pelos lojistas nesta edição.

O levantamento compreende as compras online realizadas entre 0h e 23h59 da quinta-feira (23), em comparação com a véspera da Black Friday 2016 (24 de novembro).

De acordo com Pedro Guasti, CEO da Ebit, o resultado ficou acima da expectativa. “Os números mostram que deu certo a estratégia dos varejistas online de aproveitar a véspera da Black Friday para atrair a atenção do consumidor, que, por sua vez está mais atento e não se deixa enganar com falsos descontos”

Veja quais foram as categorias mais vendidas em volume financeiro e sua participação no e-commerce nesta quinta-feira (23/11):

  • Eletromésticos 23%
  • Telefonia/Celulares 19%
  • Eletrônicos 15%
  • Informática 9%
  • Casa e Decoração 7%

 

 

Números dos Curiosos Online do Ecommerce Brasil

 

  • 16,5 diasé o tempo médio de pesquisas antes da Compra.
  • 1 entre 5compras é feita fora, da Black Friday – segunda à quinta antes da data ou sábado a segunda após a data.
  • 80% dos consumidores ficaram com os gastos dentro do previsto, sem gastar mais ou menos que queriam.
  • 1 entre 10usa a data para comprar algo que será presenteado, não para consumo próprio.

 

 

As categorias de Produtos mais Vendidos

 

  • Eletrodomésticos 16%.
  • Moda e Acessórios 12%.
  • Telefonia e Celulares (12%
  • Perfumaria, Cosméticos e Saúde 10%. 

No total, o número de pedidos ficou bem acima do esperado, o que contribuiu para a alta do faturamento.

Lojistas de todos os segmentos ofereceram produtos com descontos reais e isso atraiu muito mais consumidores que no ano de 2016.

 

 

 

Quais Estados venderam mais na Black Friday Brasil 2017

 

No gráfico abaixo mostramos os resultados demográficos onde foram elencados os quatro estados com maiores desempenho no Brasil.

São Paulo e Minas Gerais lideram o volume de vendas, a região norte do Brasil ainda possui os volumes mais baixos.

 

 

 

 

 

 

Volume de Visitas e Vendas

 

Mesmo com o grande aumento de acessos crescentes via Mobile durante a Black Friday Brasil 2017 prevaleceram as pesquisas e compras via Desktop.

 

 

 

 

 

 

Desempenho por segmento de Negócio na Black Friday Brasil 2017

 

Houve aumento na taxa de conversão durante a Black Friday Brasil 2017 em vários segmentos de negócio, sendo os maiores destaques varejo e educação.

 

 

 

 

 

 

Variação de preço por categoria na Black Friday 2017

 

Em termos de percentuais de descontos nos produtos, foram separados os Top 5 por categoria.

 

 

 

Ponto Positivo Alta nas vendas via dispositivos Móveis

 

Os pedidos realizados por meio do celular registraram aumento expressivo.

Segundo a Ebit, a participação das compras pelo smartphone apresentou alta de 81,8% na comparação com a Black Friday Brasil de 2016.

Ao todo, cerca de 30% dos pedidos são feitos em ambiente mobile.

As vendas nos dispositivos móveis representam 26,5% do volume financeiro total.

A participação do comércio eletrônico em dispositivos móveis cresceu seis vezes em apenas quatro anos, contribuindo com os resultados das lojas durante não só a Black Friday Brasil com também no restante do ano.

 

 

Ponto negativo Frete nas alturas

 

O estudo também mostrou qual foi o custo das entregas para os principais players e a demanda de frete grátis.

O Ponto Frio foi, disparadamente, o que cobrou com mais freqüência pela entrega: apenas 1,3% das vendas na Black Friday Brasil tiveram frete grátis, em setembro/2017 o índice chegou a 28,3%.

O Submarino mais que dobrou a oferta de gratuidade com 22,2% em setembro/2017 para 53,9% durante a Black Friday Brasil.

Segundo análise da XP Investimentos as empresas da B2W(as marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime, Submarino Finance e SouBarato) em primeiro lugar no ranking de custo do frete que ficou em média o custo de entrega em R$ 68,99.

Já o Ponto Frio ficou no lado oposto da tabela: R$ 23,38, o mais barato entre os grandes E-commerces do Brasil.

 

 

Preparação para a melhor data do Ano

 

Com os resultados animadores da Black Friday Brasil 2017, é hora de estudar os números apurados e estratégias utilizadas.

Juntamente com uma análise do comportamento dos seus consumidores é hora de traçar as melhores estratégias para o Natal que é a principal data do Comércio.

Não espere que suas vendas cresçam na sorte, monte um Planejamento Estratégico de Presença Online do seu Negócio e melhore o seu Faturamento de forma crescente e estruturada.

 

 

 
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Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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