O que são Influenciadores Digitais? Vale a pena investir?

 

 

O Brasil possui a terceira maior população mundial em redes sociais, como Facebook e Instagram.

Esse grandioso alcance fez com que nos tornássemos também o País com o segundo maior número de celebridades digitais, atrás apenas dos Estados Unidos.

A ideia de contratar pessoas influentes não é um conceito novo.

Desde que o economista e sociólogo americano Thorstein Veblen escreveu sobre o consumo conspícuo, há mais de um século, os profissionais de marketing entenderam que os consumidores, muitas vezes, compram bens e serviços por emulação, ou seja, pelo simples desejo de competir com outras pessoas.

Esse poder de influência é o grande trunfo das celebridades digitais utilizam para atraírem seguidores e com isso fisgares as marcas.

Hoje, o YouTube é uma das principais vitrines dos influenciadores, e não é à toa.

Dados mostram que os brasileiros assistiam em 2014 em média 19 horas semanais de vídeos on-line e dois anos depois em 2016 esses números saltaram para 31 horas semanais.

 

 

 

 

Se Você ainda não conhece ou não sabe o que são os Influenciadores Digitais, não se preocupe vamos explicar tudo aqui em nosso artigo.

Os Influenciadores Digitais são pessoas que têm a capacidade de influenciar outras pessoas a tomarem decisões, seja no estilo de vida ou no consumo.

Eles utilizam as Redes Sociais, geralmente as de maiores alcance como o Facebook, Instagram e Youtube, para publicarem seus conteúdos relevantes para seu público.

Buscam trabalhar com nichos muito específicos, como Moda, Maquiagem, Cozinha profissional ou Empreendedorismo, alguns utilizam assuntos mais gerais como Viagens, Estilo de Vida ou Saúde.

Mas o que todos tem em comum é a grande capacidade de gerarem seguidores e de influenciarem as pessoas.

Existem no Brasil mais de 230 mil influenciadores ativos nas Redes Sociais.

 

 

Por que os influenciadores digitais são importantes para o meu negócio?

Prova social, esse gatilho mental se tornou muito poderoso no mundo atual, as pessoas amam estar inseridas em algum grupo social, e se ainda não estão desejam estar.

A internet acelerou tudo. Você tem que lidar cada vez mais com uma tonelada de informações.

E com o seu público não é diferente, e por essa razão as pessoas seguem os influenciadores digitais, elas buscam comodidade e informações filtradas, bem como produtos e serviços testados e aprovados pelo grupo social.

E a sua marca precisa nadar conforme a corrente.

Parcerias com influenciadores digitais podem aproximar sua Marca do seu público, fazendo com que vocês falem a mesma língua.

Essa parceria tem que ser pautada na autoridade, confiança e credibilidade que você quer passar da sua marca para o público.

Os influenciadores são mediadores poderosos na hora do seu cliente decidir comprar seu produto ou serviço.

Os brasileiros passam mais tempo na internet do que em outra mídia, então esse é o melhor canal para ficar às vistas dos seus clientes é aqui.

92% dos consumidores acreditam mais na recomendação de produtos ou serviços quando elas são feitas por pessoas e não por marcas.

 

 

Qual a diferença entre Celebridades, Influenciadores e Microinfluenciadores?

 

Celebridades

São Atores, Atletas e Apresentadores muito famosos que estão em diversas plataformas, para além do universo digital.

Possuem grande poder de influência, mas geralmente menor engajamento e, em muitos casos, não co-produzem com as marcas.

Influenciadores

São pessoas com milhares de seguidores nas redes sociais, normalmente falam sobre temas mais genéricos, como comportamento, cotidiano, moda e comédia.

Também costumam produzir conteúdos junto às marcas.

Microinfluenciadores

São produtores de conteúdos digitais para mídias sociais com engajamento proporcionalmente maior que influenciadores e celebridades.

Na maioria dos casos, abordam assuntos de nicho.

Quando pensamos em atingir novos seguidores para os perfis da sua Marca ou Empresa, uma boa estratégia é conectar a sua empresa a influenciadores digitais que representem o seu segmento de atuação.

A internet mudou o mundo e as Redes Sociais mudaram a forma de se comunicar, por isso, estudar o seu publico alvo e se comunicar da forma correta com esse publico pode ser forma de levar o seu produto aos consumidores potenciais.

 

 

Como escolher o influenciador correto para sua Marca?

Público alvo – Se o objetivo da sua marca é ampliar a audiência, observe qual o público que o influenciador atinge e se é o mesmo que a sua empresa deseja impactar. Se não tiver identificação, a campanha não terá um resultado positivo.

Segmentação – O influenciador é relevante no segmento que você deseja atingir? Vale mais um influenciador que não tenha uma legião de fãs, mas que tenha uma afinidade grande com o seu público alvo do que alguém que tenha milhões de seguidores, mas que não atinja o segmento que sua empresa almeja.

Criar ações exclusivas – Escolha um influenciador e crie uma ação exclusiva para essa parceria. Aposte em pessoas que ainda não atendem outras empresas do seu segmento, mas que tem um perfil relevante para o seu público alvo.

Presentes personalizados – Na hora de apostar em ações distribuindo presentes para os influenciadores, aposte em algo personalizado ou em um produto que gostaria de promover.

 

E agora, como decidir qual Contratar?

Dar o tiro certeiro na hora de escolher o Influenciador ideal para fazer parceria vai ajudar seus clientes em potencial a passarem mais rápido pelo funil de vendas.

Trabalhar com o Influenciador certo te faz chegar mais rápido ao coração e ao bolso do seu cliente.

Você pode estar pensando que, quanto mais seguidores o Influenciador tem, mais pessoas vão converter em clientes.

Mas, infelizmente, a verdade não é bem essa.

O número de seguidores não é a coisa mais importante, o que realmente importa é como esses seguidores são engajados e interagem com o Influenciador, esse engajamento com o público é que vai gerar a relevância necessária para abrir mercado.

Quando for escolher com quem fazer parceria, tenha isso em mente.

Muitas vezes, Influenciadores menores em números de seguidores são muito mais valiosos para a sua marca porque eles têm maior engajamento.

 

Então, escolher o ideal vai depender do seu Objetivo e da sua Marca.

  • Você quer despertar a consciência do público sobre sua marca?
  • Você quer logo converter em muitas vendas?
  • Seu produto ou serviço é para um nicho muito específico, como um curso de roteiro, ou é mais geral, como pasta de dente?

Você precisa ter tudo isso bem definido antes de encontrar o Influenciador Digital perfeito.

E não se esqueça, a sua proposta, seus ideais, seu produto ou serviço precisam bater com a personalidade dos Influenciadores.

 

 

 

 

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Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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