O Poder do Marketing de Rede

 

Marketing de Rede é um sistema de distribuição ou uma forma de Marketing que movimenta bens e serviços, do fabricante/revenda diretamente para o consumidor, por meio de uma rede de contratantes independentes, economizando assim uma série de despesas intermediárias.

Marketing de Rede  ou Multinível é essencialmente um modelo de vendas diretas que distribui produtos e/ ou serviços por meio de empreendedores independentes.

Dá-se o nome de Multinível ou Marketing de Rede (com a sigla MMN) porque os empreendedores são comissionados em diferentes níveis (multiníveis) de acordo com a equipe de vendas que ele construiu.

O marketing multinível cresce a cada dia no país e traz a proposta de desenvolver o empreendedorismo, sem necessidade de um alto investimento inicial.

Apesar do Brasil ainda estar no início da expansão desse mercado, é visível a tendência desse modelo de negócio no exterior, onde também é desenvolvido em busca de uma aposentadoria digna e independente.

Muito se ouve sobre o mercado de Empresas que distribuem seus produtos por meio do marketing multinível, através de diversas denominações: Marketing de Rede, Marketing Multinível ou Marketing de Relacionamento.

 

 

 

 

Qual a vantagem do Marketing de Rede/Multinível?

 

O Marketing de multinível esta atrelado a indústria de vendas diretas.

O multinível permite pagar comissões em vários níveis de distribuição, diferente do mononível em que o distribuidor/vendedor recebe no valor da revenda dos produtos/serviços.

O mercado de vendas diretas permite que os produtos cheguem ao consumidor final sem os atravessadores (centros de distribuição e atacados) direto para o consumidor final poupando toda a oneração causada por estes.

Empresas tradicionais, que não atuam nessa modalidade, têm o processo baseado em:
produção de bens ou serviços > distribuição por meio de representantes ou centros de distribuição > venda aos atacados > revenda aos varejistas > consumidor final.

 

 

 

Quem regulamenta o Marketing de Rede no Brasil e no Mundo?

 

Atualmente quem regulamenta as empresas de Vendas Diretas em nosso País é a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), na qual adotou o código de conduta da World Federation Direct Selling Association (WFDSA) que é quem regulamenta essa atividade em todo o Mundo, apoiando tanto a Venda Direta como o Marketing de Rede/Multinível.

 

Hoje os Estados Unidos são líderes também nesse mercado, sendo que 27% do seu PIB ( algo em torno de 4,5 trilhões de dólares) provém da indútria do Marketing de Rede.

O Marketing Multinível já é oferecido na grade curricular das universidades americanas e de cada oito lares americanos, pelo menos um desenvolve uma atividade de MMN.

20% dos milionários americanos construíram sua fortuna com negócios baseados em Marketing Multinível.

 

 

 

A História do Marketing de Rede

 

O conceito de Multinível ou vender em Rede parece ter surgido acidentalmente por volta de 1940 quando alguns distribuidores descobriram que eles estavam gerando mais vendas para a companhia, oferecendo aos seus amigos e pessoas conhecidas a oportunidade de negócio com a empresa Nutrilite.

Ainda naquela época, não havia nenhum sistema para reconhecer e premiar os distribuidores pelos seus esforços em recrutar novos distribuidores para a empresa.

Com a estratégia crescendo o sistema de pagamento de bônus de dois por cento para o distribuidor patrocinador sobre as vendas que foram alcançadas pela rede que ele construiu foi introduzido.

Isso, então, levou ao nascimento de um sistema moderno de venda.

Nutrilite alcançou crescimento e lucros sem precedentes nas décadas seguintes, graças ao rápido crescimento da rede, não só nos EUA, mas também em outros continentes.

No início de 1960, dois homens Richard DeVos e Jay Van Andel, que foram distribuidores da Nutrilite se separaram da companhia para construir sua própria empresa a Way American Association.

Mais tarde renomeada Amway, ela se tornou a maior empresa no mundo empresarial do Marketing de Rede/Multinível.

Atualmente a Amway tem um Faturamento de 11.3 bilhões de dólares ao redor do Mundo.

 

 

 

Os Primeiros Problemas

 

O Marketing de Rede ou Multinível sofreu uma enxurrada de falsas acusações nos Estados Unidos na década de 60, apoiada e financiada por grupos e setores do mercado tradicional.

Este empresários estavam assustados, sentindo- se ameaçados, com a nova onda de distribuição através das redes, que não passava pelos seus estabelecimentos comerciais, tampouco fazia publicidade nos meios de comunicação para divulgar seus produtos e incrementar as vendas.

Ocorreram muitas denúncias nos tribunais contra o MMN como um sistema pouco fundamentado, incorreto e incoerente.

A legitimidade do Marketing de Rede só veio alguns anos depois no ano de 1975 nos Estados Unidos quando a Comissão de Comércio americano acusou a Amway de operar uma pirâmide ilegal.

Após quatro anos de intenso debate, o governo americano reconheceu a legitimidade da operação.

A Corte decidiu que o programa de Marketing de Rede da Amway era um negócio legítimo e não um golpe e, portanto, poderia ser praticado nos estados americanos.

A partir daí o Marketing de Rede acabou por ser considerado uma maneira legal de vender produtos e recompensar desempenhos, esforços e ideias.

Para que esse processo não se repetisse no futuro, em 1978, foi fundada a World Federation of Direct Selling Association (WFDSA – Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas) visando estabelecer a legitimidade dessa atividade e proteger empresas, consumidores e profissionais de venda direta contra ações de má-fé.

Essa entidade, sem fins lucrativos, estabeleceu diretrizes e códigos de conduta, como: critério de recrutamento, informações sobre produtos, respeito à privacidade do consumidor e prazos para devolução dos produtos.

 

 

 

Marketing de Rede X Pirâmide

 

Marketing de Rede ou Multinível é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores.

Diferencia-se do chamado “esquema em pirâmide” por ter a maior parte de seus rendimentos oriunda da venda dos produtos, enquanto, na pirâmide, os lucros vêm, apenas ou majoritariamente, do recrutamento de novos vendedores.

O Marketing de Rede tem por característica movimentar bens de consumo ou serviços.

Já a pirâmide movimenta apenas o capital dos distribuidores, sem haver troca de benefícios, e no Brasil é enquadrado como crime pela Lei nº 1.521 (inciso IX do 2º artigo).

O Ministério Público Federal em 2016 montou um ótimo material de consulta, “O MPF de Olho nas Pirâmides Financeiras – Saiba como distinguir um investimento financeiro de um golpe.” >>Baixar aqui <<  

Outro bom material de pesquisa é a apostila da CMV – Comissão de Valores Imobiliário junto com o PRODIN – Programa de Orientação e Defesa do Investidor. >> Baixar aqui <<   

Nos Estados Unidos, existe uma forma simplificada de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%.

Se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, senão é pirâmide.

 

 

As principais características que as Pirâmides utilizam para recrutar novos distribuidores são:

  • Promessa de altíssimos rendimentos em curto prazo;
  • Obtenção de rendimentos financeiros que não estão bem documentados;
  • Geralmente dirigido a um público não financeiramente esclarecido;
  • Ausência de produtos, uso de produtos que são vendidos a um preço com alto valor referente ao preço real de mercado ou até mesmo produtos sem relevância alguma (ex. disquete, produtos sem permissão de venda ou ausência de regulamentação dos órgãos competentes – ANVISA, ANATEL, etc.).
  • A venda dos produtos é considerada atividade secundária, já que o mais importante é recrutar novas pessoas;
  • Movimentação apenas de dinheiro;
  • Nenhum vínculo com leis e arrecadação de impostos federais.
  • Em geral, os participantes acabam “pagando para trabalhar”.

 

 

A Regulamentação aqui no Brasil

 

A atividade de Marketing de Rede ou Multinível é legal, autorizado por governos e presente em mais de 100 países.

No Brasil, ainda não existem leis específicas que o regulamentem, mas as Empresas sérias adotam o Código de Conduta, um comportamento ético que excede as próprias exigências das nossas leis nacionais.

Em 1980, Empresas de vendas diretas que atuavam no Brasil deram origem a uma entidade denominada Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

Esta associação se tornou membro da WFDSA e passou a adotar os mesmos princípios, padrões de legitimidade e códigos de ética que regulamentam o setor em mais de 60 países.

Em seguida surge o Estatuto do Vendedor Direto, em conformidade com o Código Comercial Brasileiro (Lei n° 556 de 25/06/1850 e revogada pela Lei 10.406, de 10/01/2002) estabelecendo que empresas que utilizam do MMN, como sistema de distribuição, estão sujeitas às mesmas leis que regem toda e qualquer empresa no Brasil.

Isso significa que até mesmo as comissões pagas sobre às vendas da rede de patrocinadores estão sujeitas ao recolhimento do imposto de renda na fonte.

Fazendo com que todo o rendimento dos profissionais de Marketing Multinível seja reconhecido pelo Fisco e portanto, legalizado diante do mercado e do governo brasileiro.

 

Quem pode participar do Marketing de Rede no Brasil?

 

Para ter acesso a essa atividade, o interessado deve ter 18 anos ou mais.

Não existe necessidade de abrir uma microempresa, pois os vendedores atuam como pessoas físicas autônomas.

 

 

 

O que Marketing de Rede ou Multinível representa na economia de alguns Países?

 

Segundo a Direct Selling Association (DSA):

  • 27% do PIB Americano são provenientes da indústria do Marketing Multinível;
  • 22% do PIB Japonês é proveniente da indústria do Marketing Multinível;
  • O setor já representa 96,7% do faturamento do setor de Vendas Diretas no mundo.

 

Nos Estados Unidos, empresas como CitiBank, Coca-Cola, Colgate Palmolive, Gillete, Amex, American Express, Avon, IBM, Ford e centenas de outras, têm suas próprias divisões do Marketing Multinível ou utilizam da estrutura de empresas do setor para escoar alguma linha de produtos, com características relacionadas a esse sistema de vendas.

Como podemos perceber, algumas Empresas que atuam no Brasil com venda direta Mononível perceberam a tendência de mercado e desenvolve suas atividades fora do país como Marketing Multinível.

Atualmente o Marketing Multinível ou network marketing, como alguns preferem chamar, movimenta mais de 200 bilhões de dólares e possui mais de 35 milhões de pessoas envolvidas ao redor do mundo, crescendo a uma taxa de 11% ao ano.

No Brasil o Marketing de Rede atualmente representa aproximadamente 6% das Vendas Diretas, mas a estimativa é que dê um salto para 60% em menos de cinco anos. Todas as Empresas boas que praticam esta modalidade vão crescer em alta velocidade.

 

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