O Natal chegou, e a sua Empresa esta preparada para Vender na Semana mais importante do Ano?

 

 

O Natal é a principal data para o comércio brasileiro.

Nesta época do ano, todos os setores são movimentados, é a melhor época do ano para todo Empresário, pois neste período as pessoas estão dispostas a comprar e buscam presentear as pessoas especiais e seus queridos familiares.

Este é o momento em que todo comerciante deve aproveitar para resgatar, agradar e fidelizar seus clientes, para não correrem o risco de  perdê-los para a concorrência.

Apesar da grande retração da economia e a baixa confiança do consumidor durante todo esse não de 2018, o Natal é uma data muito especial e consequentemente muito lucrativa para todos os comerciantes e empresários.

Mesmo diante deste cenário de incertezas os clientes estão adeptos a novas compras e a vontade de presentear os amigos e a família torna a venda um pouco mais fácil. 

Por isso que Você lojista terá que se empenhar mais nesse final de ano para se destacarem da concorrência e conquistarem esses consumidores.

Pensando nisso, separamos 12 Dicas para te ajudar na conquista do maior número de consumidores e aumentar o as suas vendas e faturamento neste final de ano.

 

 

 

 

 

Decoração e Ambiente

Nessa data você irá receber inúmeras visitas e possíveis Clientes em sua loja, certifique-se que tudo esteja ok.

Nada melhor que comprar presentes de Natal em uma loja que está no clima natalino.

Invista na decoração do seu ambiente com irreverência e criatividade.

Tudo o que é novidade, aguça a curiosidade dos seus Clientes.

O marketing sensorial pode ajudar a atrair e reter os clientes mais tempo dentro da sua loja, se você utilizar aromatizadores de ambiente, sons e iluminação adequadas ao seu segmento, seus clientes vão sentir-se bem e, consequentemente, estarão mais propensos a gastar.

A sua vitrine diz muito sobre o seu negócio, e é ela que faz o consumidor decidir se entra ou não na sua loja.

Mantê-la sempre atraente é uma das dicas mais importantes para ter sucesso nas vendas.

 

 

Se Diferencie e Surpreenda

Você precisa se diferenciar da multidão, o seu Negócio precisa oferecer mais para os seus potenciais clientes, se diferenciar pelo nível de conhecimento do mercado, pelo discurso de venda mais afiado, e/ou pelo produto mais bem produzido.

Nesse Natal, é importante que o seu Negócio invista em algo novo que incremente a experiência do cliente.

Ofereça brindes, vouchers ou amostras dos seus produtos, pequenas ações como essas fazem toda diferença na hora da decisão de compra do consumidor que, dada a variedade de opções disponíveis, precisa ater-se a detalhes para fazer a melhor escolha.

Mude a sua apresentação de vendas, crie um discurso mais envolvente, pense no que pode tornar a sua empresa única ao ser comparada com a concorrência.

 

 

Fidelize seus clientes

O seu contato ou visitante virou um cliente?

Sim… Então Jamais o esqueça ou o deixe somente em uma lista de cadastro.

Depois de transformar um visitante em comprador, é hora de fidelizar.

Busque manter contato com esse cliente, conversando e se relacionando para que sua loja nunca seja trocada pela concorrência.

A melhor forma de vender é vender para quem já é seu cliente, vender para quem já te conhece é muito mais fácil.

Mantenha contato com seus Clientes, se relacione de tempos em tempos, seja por Whatsapp, telefone, e-mail ou Redes Sociais, convide-os para fazerem uma visita, instigando-os sobre o que a sua empresa está preparando para o Natal.

 

 

Ofereça Descontos Incríveis e Verdadeiros

Aproveite a época do Natal para fazer promoções criativas, invista nos “combos” (compre 1 e ganhe outro, por exemplo) ou exponha em sua Loja kit’s prontos com um mix de produtos que se relacionam, já com embalagem de presente.

Uma ótima dica de promoção que surte bastante efeito no comércio são os descontos acumulativos.

Os clientes que compram 3 peças de uma roupa ganham, por exemplo,  50% de desconto na 4º.

Dessa forma, você vai utilizar gatilhos mentais nos seus clientes, mostrando a possibilidade de ECONOMIA quando, mas terão que gastar um pouco a mais para ter o benefício.

Os consumidores estão atentos!

Portanto não faça aquele joguinho de aumentar o preço uma semana antes do Natal e nos dias que antecedem o Natal começar uma “promoção” e diminuir para o mesmo valor que estava antes.

Não tente enganar os consumidores, escolha alguns produtos chave e ofereça realmente descontos incríveis como chamariz e suas vendas serão um sucesso.

Envie um super desconto para os seus clientes que já compram em sua loja!

Se os descontos chegarão a 50% no Natal, envie um email antecipado para os seus clientes informando como eles são especiais para sua Empresa e merecem ter a oportunidade de comprar primeiro.

Esse tratamento diferenciado vai ajudar a fidelizar ainda mais seus Clientes como também resgatar aqueles clientes antigos que já não estão comprando a algum tempo em sua loja.

 

 

Utilize o WhatsApp para vender mais no Natal

O WhatsApp se tornou essencial nas vendas de muitas Empresas, mas muitos ainda não sabem como utiliza-lo.

Uma ótima dica é montar um cadastro de contato dos seus Clientes com o número de WhatsApp.

Sempre que montar esse cadastro faça de acordo com interesse de cada cliente e também pedindo autorização para estar enviando suas novidades e promoções por este canal de comunicação.

As pessoas dedicam grande parte do seu tempo diário utilizando o whatsapp por isso não perca essa ótima ferramenta de contato direto com o seu cliente.

Com essa proximidade da sua Empresa com o WhatsApp dos seus clientes, Você vai conseguir uma fidelização de público muito maior, podendo inclusive gerar vendas diretas ao enviar as novidades exclusivas por este canal.

 

 

Gestão Profissional de suas Redes Sociais

Os Brasileiros dedicam grande parte do seu tempo diário utilizando suas Redes Sociais principalmente o Instagram, Facebook e  YouTube. 

Interagindo, vendo as novidades, conversando e também fazendo muitos negócios.

Devido a esta interação e utilização de várias horas diárias as Redes Sociais são uma ótima ferramenta para fidelização de Clientes e incremento das Vendas.

Você pode utilizá-las para postagem de Lançamentos e promoções de produtos e serviços, tirar dúvidas, negociar, acertar pagamentos e também criar ações exclusivas como Campanhas de Vendas.

As pessoas têm a necessidade de estar interagindo com outras pessoas e as Redes Sociais facilitaram essa interação.

Todos buscam espaço e maior participação no ambiente em que vivem na sociedade, e utilizam as Redes Sociais para compartilharem suas experiências, expectativas e opiniões.

Seus Clientes estão nas Redes Sociais e todos com grande potencial de consumo, pois passam em média 03 horas do seu dia interagindo nesse meio virtual.

Isso tudo torna essa grande ferramenta uma ótima estratégia de Vendas, e aumento de faturamento para sua Empresa.

O imediatismo que ela proporciona é uma das principais vantagens.

As pessoas checam essas plataformas diversas vezes ao dia, por isso uma venda pode ser feita em poucos minutos.

Uma das principais vantagens dessas plataformas é a segmentação do público para uma campanha de propaganda com custos acessíveis.

No Facebook e Instagram Você consegue ótimos resultados investindo apenas R$5,00 por dia, alcançando milhares de pessoas de forma bastante segmentada e assertiva.

 

 

Invista em um Site ou E-commerce para o seu Negócio

Hoje ter um Site ou E-commerce bem Estruturado dentro de um Projeto com estratégias e técnicas de Vendas, se preocupando com uma boa Usabilidade, Otimização e Responsividade vai ajudar e muito sua Empresa a melhorar suas Vendas não só no Natal como também o ano inteiro.

Seu Site poderá se tornar o melhor vendedor da sua Empresa, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias no ano.

Tendo um site voltado para Atração do seu Público e ajudando na Conversão deles em clientes vai melhorar o faturamento da sua Empresa.

Levando em consideração que mais de 100 milhões de brasileiros estão diariamente na Internet e que 87% desses usuários fazem buscas diárias em buscadores como o Google, sua Empresa tem como requisito básico um Site otimizado para poder aproveitar essa fatia de clientes em potencial que estão online consumindo Informações, Produtos e Serviços todos os dias.

 

 

Trabalhe com várias Formas de Pagamento

Uma das melhores estratégias para se vender mais no Natal é disponibilizar em seu Negócio varias formas de pagamentos e também com opções de parcelamento.

Essas opções de escolhas para o seu Cliente vai ajudar muito no fechamento das suas Vendas.

Tendo uma grande variedade de meios de pagamento e condições de parcelamentos sua Empresa vai atrair uma fatia do mercado que não está podendo comprar a vista, mas também vai gastar neste Natal.

Entender as necessidades dos seus Clientes e utilizar essas informações como estratégias para atrair e também persuadir o consumidor entregando o mesmo produto com formas de pagamento mais flexíveis vai ajudar no aumento de suas Vendas.

Se sua loja não costuma trabalhar assim, vale a pena fazer um teste neste período e abrir uma exceção de parcelamento e descontos para as compras de final de ano.

 

 

Crie um programa de recuperação de clientes

 Recuperar seus clientes inativos, sem dúvida, está entre as mais importantes dicas para melhorar suas vendas.

Fazendo isso você consegue não apenas chamar a atenção desta grande fatia de clientes que, por algum motivo não fazem mais negócios com a sua empresa, e também fazer com que eles estejam mais receptivos às suas ofertas.

Recupere contato com antigos clientes, para atingir o maior número de pessoas possível e fazer com que o alcance da sua mensagem chegue onde não seria possível.

 

 

Campanhas de Vendas

Uma Campanha de Vendas Online, vai ajudar sua Empresa a Vender mais Todos os Dias, e conseqüentemente também em datas específicas com no Natal.

Trabalhar de forma estratégicas o Email Marketing, é garantia de bons resultados de Vendas o ano inteiro.

Essa importante forma de comunicação com o seu público alvo tem que ser feita somente para pessoas interessados em seus produtos ou serviços, NÃO UTILIZE LISTAS DE EMAILS COMPRADAS.

Nas Campanhas de Venda com Leads qualificados temos 03 opções de atuação que são estratégias conjuntas e complementares.

  • Campanha de Aquisição
  • Campanha de Monetização
  • Campanha de Ativação

Tudo vai depender do estágio da sua Empresa e quais os objetivos que vocês querem alcançar.

Aproveite os cadastros de Clientes e monte sua base de emails de Clientes para serem Utilizados em Campanhas de Vendas com descontos imperdíveis e promoções que você está preparando para o Natal!

Todo mundo adora se sentir especial e enviando um bom desconto ou promoção antecipadamente para a sua lista vai mostrar o quanto sua Empresa sela pelos seus Clientes cativos.

 

 

Mantenham um Contato contínuo com seus Clientes

Não é por que você quer conquistar novos clientes que deve esquecer os que já estão fidelizados.

A melhor maneira de vender no Natal, é mantendo um contato permanente com os seus clientes atuais, aqueles que já te conhecem e já compraram na sua Empresa.

Para manter esse contato utilize o Whatsapp, E-mail, Telefone ou Redes Sociais, o importante é manter o contato com eles.

Conte às novidades que sua Empresa terá no natal e as vantagens para eles por já serem seus Clientes.

Faça de tudo para chamar a atenção do seu público instigando os  a visitarem a sua loja.

Interaja com seu público, encontre a melhor forma de conversar com eles, via Facebook ou Instagram é uma ótima estratégia.

Crie posts perguntando aos seus seguidores e fãs o que gostariam que entrasse em promoção ou quais são os seus produtos ou serviços preferidos.

Após esse feedback, disponibilize os produtos mais solicitados com um preço especial ou um bom desconto para as pessoas que interagiram.

Envie um e-mail para cada um desses clientes neste dia e informe que aquele produto tão desejado por ele está com um super desconto especial e personalizado!

 

 

Invista no Pós Venda

Desenvolva uma estratégia de cadastro e captação das principais informações dos clientes após finalizarem uma venda.

Nome, e-mail, telefone/Whatsapp e Redes Sociais são essenciais para manter um bom relacionamento no pós venda.

Com essas informações é possível mostrar ao cliente um novo produto e compartilhar suas campanhas promocionais, isso gera engajamento e conseqüentemente um aumento no faturamento.

E muito importante manter o hábito de enviar emails ou mensagens que ajudem a vender, ou seja, manter contato com esses novos clientes, informando sobre promoções, novas coleções ou qualquer outra novidade que seu mercado e sua empresa ofereçam.

O bom do fim de ano é que vem sempre acompanhado de muitas vendas, afinal, presentear familiares e amigos no Natal é um costume antigo dos consumidores ao redor do mundo.

No Natal as promoções aparecem a todo vapor como iscas para os consumidores, proporcionando retorno garantido de Vendas e lucro para sua Empresa.

Não fique preso somente a essa guerra de preços, se diferencie da concorrência, foque seus esforços no Cliente, ele é a razão do seu Negócio.

De qualquer modo, o mais importante é compreender a relevância das vendas no Natal para o sucesso do seu Negócio.

Procure fazer o seu melhor em todos os aspectos do negócio, visando proporcionar uma ótima experiência de compra e, ao mesmo tempo, melhorar a sua lucratividade.

Aproveite a força que esta data oferece para sua Empresa arrasar em suas Vendas!

 

 

 

 
Gostaria de uma estratégia online Personalizada e que gere ótimos resultados para o seu Negócio?

 

Entre em contato e solicite um orçamento para o Projeto da sua Empresa!

 

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

 

Qualquer dúvidas estamos a disposição,

Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

027 99937-0850 (Vivo)simbolo-whatsapp-ml-midia-digital-e-consultoria   |    027 98127-8999 (Tim)

contato pelo whatsapp ml midia digital e consultoria

Sem comentários

Você pode postar primeiro comentário resposta.

Deixe um comentário

Por favor, insira seu nome. Por favor insira um endereço de e-mail válido. Por favor, indique mensagem.