NEUROMARKETING

Entenda o comportamento do seu Consumidor!

 

 

O Neuromarketing é um campo de estudo recente do Marketing e tem a função principal de estudar a essência do comportamento do consumidor.

Com o objetivo de obter resultados cada vez mais assertivos o neuromarketing, utiliza a ciência, colocando na mesma casa, marketing, antropologia, psicologia, biologia e neurociência.

Tudo isso para entender a raiz do comportamento do consumidor,  entrando em sua mente, descobrindo os seus desejos, impulsos e motivações de compra, estudando diretamente as suas reações neurológicas do cérebro quando seu consumidor é exposto aos seus Produtos, Serviços, Marcas ou Anúncios.

As pesquisa científica nessa área usa técnicas biométricas na busca de uma análise detalhada das preferências, necessidades, experiências, emoções, memórias, cuidados e percepção do consumidor, usando modernas técnicas e metodologias como eletroencefalograma (EEG) e técnicas biométricas como medição da frequência cardíaca e galvânica.

Neuromarketing é considerado a nova ciência do comportamento do consumidor e o futuro da inteligência de mercado

 

 

Neuromarketing entenda o comportamento do seu consumidor ML Mídia Digital e Consultoria

 

 

 

 

O mercado mudou. A maneira como realizamos marketing e as ferramentas que utilizamos para alcançar os melhores resultados também.

 Se você não entender o comportamento do seu Consumidor, sua Empresa vai gastar muito mais recursos financeiros em suas Campanhas de Marketing, seja ela online ou offiline.

Entender esse comportamento do consumidor, para entregar uma mensagem consistente e individualizada – além de prever seus próximos passos e desejos, esta é a proposta do Neuromarketing.

Pesquisas afirmam que 90% de todo e qualquer tipo de informação que chega ao cérebro é processada de maneira inconsciente, isso quer dizer que nossas decisões ao longo do dia é mais inconsciente do que escolhas conscientes.

 

Teoria do Cérebro Trino

 

A teoria do cérebro trino defende que nosso cérebro se divide em três partes:

  • 1 – A unidade racional: a razão. Essa parte é responsável pela lógica, aprendizagem, linguagem e o pensamento consciente.
  • 2 – A unidade límbica: as emoções, tais como raiva e alegria a parte que sente.
  • 3 – A unidade reptiliana, que pode sobrepor as outras duas, nos traz um impulso inconsciente de desejo, é primitivo, instintivo, autocentrado e egoísta, e toma a maioria das nossas decisões.

 

Somos bombardeado por estratégias de Neuromarketing todos os dias, um exemplo clássico é a utilização de números quebrados na precificação de produtos ou serviços, valores como R$ 48,99 são melhor fixados pelo cérebro e passam uma impressão de exatidão, facilitando a ancoragem.

A diferença entre o preço quebrado e o preço redondo é mínima, mas o efeito que o valor redondo causa no consumidor, com um impacto psicológico aumentando o valor percebido do produto ou serviço vai fazer grande diferença na hora de tomar uma decisão de compra.

Acredita-se que mais de 20% das multinacionais já estejam fazendo uso dos efeitos e  estudos do neuromarketing em sua Campanhas e na forma de se comunicarem com seus Consumidores.

A Mercedes Benz por exemplo identificou que as pessoas gostam de carros com cara de gente, pois, quando olhamos para a frente de um automóvel, usamos os mesmos circuitos cerebrais que processam rostos.

Uma emissora de TV inglesa constatou que, por algum motivo, as propagandas veiculadas de manhã têm mais impacto positivo sobre o cérebro dos telespectadores.

 

 

03 dicas para Você utilizar o Neuromarketing no seu Negócio

 

1) Reduza as opções

O cérebro humano não gosta de ficar indeciso, com muitas opções para decidir. Elimine os esforços de uma decisão complexa para o seu Consumidor. Reduza o número de opções à disposição ou exposição.

2) O contexto influencia a percepção

Nossa mente avalia o valor de algo considerando o ambiente onde a experiência ocorre. Ou seja, um mesmo produto, com a mesma qualidade, pode ter um valor percebido maior ou menor dependendo do local que ele estiver inserido.

Vamos fazer um teste? 

Se você respondeu que um dos círculos é maior que o outro, você não acertou. Isto porque os dois círculos têm o mesmo tamanho, o que mudou foi a perspectiva sobre eles.

E essa percepção pode ser explicada pelo fato de compararmos tudo que analisamos com fatores externos.

3) Mostre os preços mais altos antes

Quando vemos um preço pela primeira vez, estabelecemos uma “âncora” em nossa mente. Tudo mais que for visto depois será comparado com este valor inicial.

Por isso, se quiser dar a impressão de que algo é barato, mostre algo mais caro antes para o seu Consumidor.

Digamos que você queira comprar uma televisão e você precisa escolher uma das três opções indicadas na imagem abaixo. Qual você escolheria?

 

 

A resposta da maioria das pessoas é a opção dois, a TV Toshiba de 42’ por $850. Isto porque foi criada uma precificação que leva o consumidor a perceber mais valor no segundo produto.

A primeira opção é uma TV pequena com um preço relativamente baixo e a terceira opção é uma TV grande com preço bem alto, o que dá à segunda opção uma percepção de custo/benefício.

O termo “Neuromarketing” ficou cunhado por Ale Smidts, um professor de Marketing na Erasmus University em Roterdã, Holanda.

Porém foi Gerald Zaltman, médico e pesquisador da universidade norte-americana de Harvard, que teve a ideia de usar aparelhos de ressonância magnética para fins de Marketing, e não estudos médicos.

Neuromarketing não é um novo tipo de marketing – é uma nova maneira de estudar marketing, por isso é parte do campo de pesquisa de mercado.

 

 

Aqui estão seis grandes áreas onde Neuromarketing está sendo usado hoje.

 

Branding: Marcas bem construídas são idéias fixadas na mente do consumido, sendo fortalecidas pelas conexões feitas pelo cérebro com outros elementos. O Neuromarketing fornece poderosas técnicas para medir associações de marca.

A rede de restaurantes McDonald’s é um ótimo exemplo, pois usa cores e formas atrativas em sua marca.

 

Design de produto e inovação: o Neuromarketing vai mensurar as respostas inconscientes dos consumidores quando apresentados as ideias e conceitos de produtos e design de embalagens. Estas respostas são em grande parte automática, emocional e fora de nossa percepção consciente.

 

A eficácia da publicidade: Muito da publicidade nos impacta de forma e meios inconsciente, buscando ser o menos direta possível, mesmo que nós achamos que não.

Um bom exemplo é a Coca-Cola que não vende mais refrigerantes em suas Campanhas, mas sim Felicidade, convívio em família e o Espirito do Natal.

 

Tomada de decisão do consumidor: Um dos fatores mais importantes nas estratégias de marketing, o momento da tomada de decisão por parte do consumidor é também o que determina o sucesso de uma Campanha.

E é neste momento que o Neuromarketing mostra como os ambientes das lojas físicas ou ambientes online são capazes de influenciarem diretamente na maneira de como os Consumidores decidem e realizam seus processos de finalizar suas compras.

 

Experiências on-line: O mundo on-line fornece novos desafios aos nossos velhos cérebros. A ciência do cérebro mostra as várias maneiras como somos sutilmente influenciados em nossas atividades on-line.

Com o grande crescimento das Redes Sociais e do uso da internet, a exploração de técnicas virtuais se tornou parte essencial da elaboração de um plano de divulgação.

A partir desse tipo de estudo é possível redirecionar melhor os investimentos em estratégias onl-ine, para que impactem de maneira mais efetiva o maior número de possíveis clientes.

 

Eficácia do entretenimento: Os conteúdos do Entretenimento criam experiências na mente das pessoas que podem influenciar nas suas atitudes, preferências e ações.

Esses conteúdos de entretenimento como séries, filmes e outros, por exemplo, são responsáveis por modificar culturas e padrões dos Consumidores

Experiências geradas por esse tipo de material são estudadas pelo neuromarketing para que, assim, possam ser extraídas informações valiosas passíveis de aplicação nas estratégias de marketing.

 

 

 

O neuromarketing tem um forte embasamento científico, o que traz confiabilidade para os resultados de seus estudos.

Com uma metodologia bem construída, as pesquisas apresentam baixas margens de erro, o que traduz com a maior exatidão possível as respostas inconscientes dos consumidores em relação às campanhas de marketing.

Usar as técnicas e estudos do neuromarketing antes de lançar produtos e serviços no mercado pode trazer indicadores muito importantes.

A partir das técnicas de neuromarketing é possível comparar a resposta do público quando apresentado a diferentes elementos. Isso pode ser feito, inclusive, com marcas e produtos concorrentes.

De maneira objetiva e com critérios estabelecidos, os resultados dessa comparação são facilmente mensuráveis, o que traduz as preferências do público com exatidão.

Entender seu público, como ele pensa e como se comporta é a chave para desenvolver as campanhas de marketing com eficácia. Para auxiliar nessa tarefa, o neuromarketing cumpre um importante papel ao traduzir, em dados contratos, a maneira como o consumidor pensa, age e se comporta perante o contato com marcas, embalagens, sites e tantos outros elementos de marketing.

Assim, utilizar os estudos de neuromarketing para elaborar campanhas precisas e que busquem chamar a atenção do maior número possível de consumidores é a chave para largar na frente da concorrência.

Sabemos que no mundo de vendas online já é muito simples e fácil medir cliques e vendas, com o uso das ferramentas certas.

Mas medir a emoção e a reação do consumidor por trás de cada uma dessas métricas é um trabalho muito mais complexo e que pode ser a diferença entre o Sucesso ou o Fracasso das vendas da sua Empresa e o Neuromarketing pode colocar o seu Negócio a frente dos Concorrentes.

 

Promova o seu Negócio, Empresa, Produtos ou Serviços com a ajuda do Neuromarketing, Nós podemos te ajudar!

 

Entre em contato e lhe passaremos mais informações…

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Qualquer dúvidas estamos a disposição,

Grande abraço, e conte comigo!

 

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

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