Montamos um Guia Prático com Estratégias para Melhorar o Posicionamento da sua Empresa nas buscas Locais do Google

 

 

Ter um Site na primeira página do Google é o objetivo de todo Empresário ou Empreendedor que atue no ambiente online.

Estar bem posicionado nas buscas do Google é sinônimo de negócios e melhor faturamento.

O ideal é que o cuidado com a estrutura e usabilidade do seu Site seja uma preocupação desde o inicio do projeto, sempre utilizando técnicas de SEO para auxiliar em um melhor ranqueamento do seu Site nos mecanismos de busca.

O Google é o principal buscador mundial com mais de 80% do mercado de buscas, por isso vamos usá-lo com referencia em nosso artigo.

Todo buscador impõem suas regras de indexação e buscas online para que as pessoas encontrem o que procuram, e essas regras também valem para os Sites que estão online e querem ser encontrados.

Esse conjunto de regras e obrigações e que vão definir se o seu site será bem ranqueado ou não. 

De uma coisa temos absoluta certeza ignorar essas regras vai prejudicar e muito o posicionamento do seu Site nas páginas do Google.

Utilizar as melhores técnicas de Search Engine Optmization (SEO) e respeitar as regras do Google vai te ajudar a atingir o seu objetivo.

Com o crescimento da concorrência das Empresas na internet, se destacar nas primeiras colocações nas buscas também vai ficando mais difícil a cada dia.

 

 

 

 

 

 

Isso faz com que diversos portais, sites, blogs e empresas estejam investindo mais a cada ano, para se colocarem nas primeiras colocações dos resultados de buscas no Google.

Algumas palavras chave bem trabalhadas dentro de um projeto pode render alguns milhares de reais em vendas.

Se o seu Negócio for Regional, não tem razão investir tempo e dinheiro em estratégias de abrangência nacional, foque nas buscas locais do Google, essa alternativa vai alavancar o posicionamento do seu site e deixá-lo em destaque diante da concorrência reduzida.

 

 

 

O que é Busca Local e por que apostar nessa Alternativa?

A Local Search ou Busca Local pode ser definida como um recurso utilizado pelos mecanismos de busca, para exibirem os resultados das pesquisas com base na localização do usuário ou um local sugerido.

Para que Você possa entender melhor, vamos dar um exemplo: caso você esteja na cidade de Vitória/ES e pesquise no Google por “Restaurante”, o recurso da busca local tem como função filtrar os resultados dessa pesquisa.

Após essa filtragem, o que é exibido nas primeiras posições são restaurantes mais próximos a você, cujos sites estejam otimizados e sigam as regras do Google, ou seja sempre ele vai filtrar suas buscas por localização em primeiro lugar depois seguirá as outras regras.

Sem este artifício, sites de Restaurantes de todo o Brasil apareceriam para você como resultado para a palavra-chave pesquisada.

Informações como reviews do lugar, site e telefone para contato também servem para distinguir os resultados de pesquisa derivados da Local Search.

Se o seu empreendimento é ou possui um espaço físico, investir na otimização das buscas locais é uma excelente maneira de conseguir uma boa posição no ranqueamento do Google e não disputar com empresas que na realidade nem são suas concorrentes.

Isso porque, por não ser um recurso amplamente explorando, a concorrência na escolha de palavras-chave diminui e você pode conquistar novos clientes simplesmente por ser um estabelecimento próximo a eles que apareceu primeiro nos resultados de busca.

O objetivo da otimização para busca local continua seguindo todas as regras do SEO convencional: aumentar o número de visitantes, gerar leads, conquistar clientes, Vender Mais e ampliar seu Negócio.

 

O que é Busca Local ML Mídia Digital Consultoria em Marketing e Vendas Online

 

 

 

Cadastre seu Negócio no Google Meu Negócio

No Brasil o Google Meu Negócio é uma ótima opção para melhorar a sua visibilidade nas buscas locais maior empresa de buscas do mundo é o lugar onde tudo começa se você deseja investir em otimizar seus resultados na Local Search.

Para que o seu negócio apareça nas pesquisas localizadas e na busca local do Google, você precisa cadastrá-lo na aba Places da plataforma. Não economize nas informações e coloque todos os dados que tiver sobre o local, como telefone, endereço, e-mail e horários de funcionamento.

Ter o logotipo da empresa presente neste cadastro também passa mais credibilidade ao usuário e é altamente recomendado pelo Google. Adicione também fotos do local e dos produtos e serviços disponíveis.

Ao realizar esse cadastro, o seu estabelecimento também passa a aparecer no Google Maps, o que vai facilitar a sua localização para novos clientes e o torna um ponto de referência para quem está traçando determinada rota.

 

 

 

SEO Local

Para que a sua Empresa consiga uma boa posição nas buscas do Google, é necessário fazer uma análise, estudo e reconhecimento detalhado das palavras-chave que estão sendo trabalhadas atualmente e quais realmente vão ajudar nesse objetivo.

Os mecanismos de buscas tem uma regra bastante importante para os seus resultados, ela se chama relevância, fazer com que o seu Site seja encontrado por todos para os quais ele é relevante de alguma maneira é crucial para manter uma boa posição nas buscas, pois vai mostrar para o Google que o seu site é realmente importante e então ele vai continuar ranqueando bem sua Empresa.

Por isso, é comum utilizar localizações vizinhas na elaboração da lista de palavras-chave a serem usadas. A frequência de uso conjunto irá depender do segmento de atuação do seu negócio.

Agregue especialidades relacionadas ao termo genérico que faz parte da sua combinação principal de palavras-chave.

Isso permite que o Google considere o seu site relevante para mais termos pesquisados que fogem do padrão de combinação de palavras-chave selecionado inicialmente.

 

 

 

Página de Anúncios em Guias Comerciais locais  

Ter uma Página de anúncio em um Guia Comercial local  ou em Sites da região vai ajudar bastante no ranqueamento do seu Site, pois o Google adora priorizar a que é indicado, mas tem que ser um Site bem ranqueado também para que ele possa te passar credibilidade.

Um dos segredos de sucesso de qualquer site na internet é a confiabilidade e autoridade no nicho de mercado que ele atua.

Essa relevância vai ser sentida e passada para os seus clientes e usuários da internet, pois quanto maior a relevância do seu site mais peso e melhor ranqueamento ele vai ter.

Existem diversos métodos utilizados para conseguir inspirar confiança em quem está fazendo uma pesquisa online, e o melhor custo beneficio para as buscas locais são os Guias Comerciais, pois como eles recebem muitas visitas diariamente, essa autoridade pode ser transmitida para o seu site.

Ter uma Página Exclusiva da sua Empresa em um Guia Comercial da sua Cidade ou Região, vai melhorar o seu posicionamento, uma vez que todas essas referências passam a fazer parte do banco de dados do Google.

Além disso, você irá oferecer ao usuário as informações que ele precisa em um site específico e confiável para a sua Cidade de atuação.

Procure por Guias Comerciais que ofereçam uma grande variedade de Benefícios para o os seus Parceiros Anunciantes, como uma Página Exclusiva e completa do seu Negócio, opções de links apontando para o seu Site e Redes Sociais,  com descrição completa da sua Empresa, Produtos e Serviços, com imagens, mapa de localização, vídeo, entre outros.

Busque por Guias Comerciais que sempre preze pelo conteúdo natural, sucinto e que contenha palavras-chave pré-selecionadas. Nós recomendamos os Guias Comerciais Acheis.

 

 

 

Aposte nos Reviews

Receber resenhas sobre a experiência de alguém que frequentou o espaço da sua Empresa, vai ajudar ao seu site a melhorar cada vez mais a sua força e peso nas buscas locais do Google.

Essa prática já é um hábito em outras partes do mundo, e agora tem cada vez mais destaque aqui no Brasil, e saber a opinião das pessoas que frequentaram a sua Empresa é de grande importância para o Google.

Lugares resenhados no Google+ ou no Google Mapas, independentemente da natureza da opinião, conseguem ajudar o seu Site a conquistar mais facilmente uma posição melhor nas buscas locais.

Ofereça descontos na próxima aquisição, algum bônus ou brindes para aumentar o número de resenhas disponíveis online sobre o seu estabelecimento e melhorar o posicionamento na Local Search.

 

Aposte nos Reviews ML Mídia Digital Consultoria em Marketing e Vendas Online

 

 

 

Link Building para o Google confiar em você

Como já mostramos aqui, trabalhar a relevância do seu site é muito importante para todos os envolvidos na pesquisa: você, o usuário e o Google. E uma das ferramentas de SEO que mais auxiliam na criação dessa rede de relevância na busca local é o Link Building.

Ter outros sites, Guias Comerciais, blogs, portais, etc., linkando para o seu é um dos critérios de ranqueamento mais importantes utilizados pelo Google, uma vez que ajuda a construir a imagem de autoridade no nicho para a sua marca.

É claro que nem sempre é possível construir esse acervo de links de forma totalmente gratuita, mas é sempre possível atuar como patrocinador e/ou colaborador em outros espaços e manter os ícones para as redes sociais sempre atualizados para conseguir manter a sua posição na Local Search.

Outro ponto importante é procurar realizar a estratégia de Link Building contando com links que apontem para a sua palavra-chave principal. Nem todos precisam ser assim, e nem é recomendado, mas ter alguns links deste tipo circulando é importante para a construção da sua imagem e posicionamento nas buscas locais.

 

 

 

Design Responsivo no Site

Um site ajustável para dispositivos móveis é de vital importância para uma estratégia de SEO para todo projeto atualmente na internet, e essa prática agora é uma das principais regras do Google, e com certeza vai definir também os seus resultados da busca local.

O algoritmo do Google foi alterado para considerar o design responsivo como um dos fatores principais para aumentar a credibilidade de um site.

Por isso, todo e qualquer espaço virtual que não seja responsivo já pode perder algumas posições valiosas na Local Search, que poderiam fazer toda a diferença na hora de conquistar e fidelizar novos clientes.

 

Criar Sites Profissionais ML Mídia Digital Consultoria em Marketing e Vendas Online

 

 

Invista em interações nas Redes Sociais

Por serem relativamente novas e estarem em constante mudança o tempo todo, as estratégias de marketing e SEO ainda não são dominadas por todos com facilidade.

E mesmo assim é bastante comum que diversos Sites que analisamos na internet não tenham um Perfil em nenhuma Rede Social ou não saibam como administrá-las de forma profissional caso as tenham.

As redes sociais representam o espaço de interação mais horizontal disponível no marketing digital atualmente.

A possibilidade de interagir em tempo real com os clientes e aumentar a eficiência das respostas a dúvidas, questionamentos, sugestões e reclamações fazem das redes um espaço essencial para qualquer estabelecimento.

 

 

 

 

 

Analise muito bem a Concorrência 

Saber o que a Concorrência está fazendo no ambiente online, conhecer as suas estratégias, o que realmente estão sendo utilizadas por estabelecimentos concorrentes é muito importante para saber direcionar a sua própria Empresa.

Isso porque possibilita que você aperfeiçoe o que está dando certo e fuja do que não traz resultados na melhora da posição na Local Search.

Escolha os concorrentes mais bem colocados para fazer uma Análise Completa de Presença Online do que está sendo feito a respeito de otimização e SEO em seus sites.

Existem muitas Ferramentas pagas e gratuitas que permitem avaliar seu nível de relevância e saber a sua posição com relação a eles e a sua otimização.

Ao iniciar esse processo de coleta de informações, é sempre importante ter algumas perguntas básicas em mente, como:

  • O conteúdo que eles produzem é melhor do que o meu? Como posso subir o nível do que está disponível no meu site?
  • O Site deles está trabalhando corretamente as palavras chave?
  • Suas redes sociais são ativas? Existe uma boa métrica de interações? Como posso melhorar os meus perfis?
  • Eles exploram a produção de conteúdo multimídia? Isso funcionaria para o meu empreendimento?

Saber em qual nível você se encontra quando comparado aos seus concorrentes, em todos os segmentos da otimização, permite que você enxergue o que precisa ser mudado e o que pode ser aperfeiçoado.

 

 

 

O seu Negócio merece e precisa de mais visibilidade, conquiste uma forte Presença Online, com planejamento e  de forma profissional.

Ajudamos a sua Empresa a obter melhores resultados, sempre com estratégias para um aumento das Vendas e Faturamento.

 

Ainda com dúvida sobre nossos Serviços e como Vender Mais com a ajuda da internet?

 

Entre em contato e solicite um orçamento para montarmos um Projeto de Consultoria que vai ajudar sua Empresa!

Seu nome (obrigatório)

Nome da Empresa (obrigatório)

Seu Melhor Email (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Fale um pouco sobre o seu Negócio

Qualquer dúvidas estamos a disposição,

Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

027 99937-0850 (Vivo)simbolo-whatsapp-ml-midia-digital-e-consultoria   

 

contato pelo whatsapp ml midia digital e consultoria

 

Summary
Review Date
Author Rating
51star1star1star1star1star

Sem comentários

Você pode postar primeiro comentário resposta.

Deixe um comentário

Por favor, insira seu nome. Por favor insira um endereço de e-mail válido. Por favor, indique mensagem.