Como utilizar o Whatsapp para melhorar as Vendas do seu Negócio

 

 

Com mais de 100 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade.

Mais de 90% dos brasileiros que possuem Celular  têm, também, o WhatsApp instalado.

Lançado globalmente em 2009, e comprado pelo Facebook em 2014, por cerca de US$ 22 bilhões, o serviço tornou-se um fenômeno ao permitir que pessoas troquem mensagens de texto, áudio e imagens a partir de seus celulares, sem gastos adicionais com SMS.

No mundo já são mais de 1 bilhão de usuários, trocando mais de 42 bilhões de mensagens por dia.

Originalmente o WhatsApp surgiu como um simples app para troca de mensagens, mas desde o seu lançamento vem ganhando novas utilidades, capitaneadas por empreendedores, empresas de diferentes portes e até mesmo instituições públicas.

A rapidez de uso do aplicativo é, sem dúvidas, um grande diferencial do WhatsApp Marketing em relação a outros canais. Praticamente todo mundo hoje tem um smartphone, e podem se comunicar de onde estiver.

Sua Empresa está preparada para essa ótima ferramenta?

 

 

 

 

Como utilizar o Whatsapp para melhorar as Vendas do seu Negócio ML Midia Digital e Consultoria

 

 

 

 

Confira agora, 15 maneiras de utilizar o WhatsApp como Estratégia de Marketing!

 

 

1. Planejamento Antes de tudo

 

 

Por mais eficiente que essa ferramenta seja, utilizá-la sem um planejamento pode trazer conseqüências negativas para uma empresa. É preciso saber dosar o número de mensagens enviadas, justamente para não invadir o espaço de seu cliente.

Como em qualquer outro canal de mídia digital, o WhatsApp precisa ter planejamento por você e sua equipe. Trace objetivos para suas ações, “coloque no papel” o que você pretende alcançar através da ferramenta.

Crie um cronograma especificando quais são as formas de contato que serão empregadas e em quais horários do dia.

Nossa dica é estabelecer períodos que coincidam com algum Lançamento ou novidades dos seus Produtos ou Serviços, para que as pessoas interessadas que estão cadastradas em sua Lista possam receber essas informações em primeira mão.

Tente atender as pessoas individualmente, sem dúvidas, isso vai ser um fator determinante para o sucesso das ações.

Mas, nada impede que você inclua grupos em seu planejamento.

 

 

2. Tenha um Celular separado

 

Uma coisa que funciona muito bem é ter um celular somente para as ações de WhatsApp,  isso vai ajudar você a separar as coisas.

Tenha um número próprio para a Empresa. Você precisa ter um número comercial que consiga administrar os contatos e também evitar que suas mensagens pessoais se confundam com as comerciais.

Ter um celular com boa qualidade é importante para que não tenha problemas com muitos contatos gravados e mensagens a ser recebidas, pois podem ocorrer travamentos no celular e você ficar sem esse contato direto com os consumidores.

 

 

 

3. Divulgue para o seu público em outros Canais

 

 

Uma ação simples para você começar a trabalhar com o app, é divulgar para o seu público em outros canais, como no seu site e também nas suas Redes Sociais.

Crie postagens que incentivam a interação, diga que você está disposto a responder as dúvidas e que pelo WhatsApp, a pessoas irá receber conteúdos exclusivos.

Você também pode fazer isso via direct para os novos seguidores, existem várias formas para automação dessas mensagens ou enviando mensagens privadas no Facebook.

Tente só não ser inconveniente e ficar enviando várias mensagens para que a sua estratégia repercuta de forma negativa nos olhos do cliente.

 

 

 

4. Seja Sutil

 

 

Se você pensa em enviar conteúdos de forma recorrente para os seus contatos via WhatsApp, nosso conselho é que você seja sutil.

É importante saber dosar o volume de mensagens para não ser invasivo.

Assim como no e-mail marketing, as mensagens via WhatsApp são bastante diretas e se não forem feitas de forma correta podem jogar por água abaixo os esforços de marketing.

Portanto, tenha sensibilidade para separar a boa comunicação da intromissão, pois esse tipo de canal é “agressivo” e imediato.

Se algum momento você começar a sentir um nível de rejeição, reveja suas ações imediatamente.

 

 

 

5. Utilize o WhatsApp para receber feedbacks dos seus clientes

 

Por mais que canais como Twitter, Facebook e Instagram sejam ótimos para ficar mais perto do público, é preciso estar sempre se adequando à realidade dos clientes.

O feedback é um dos melhores indicativos sobre o que deve ser aprimorado em sua Empresa.

E, como a maioria das pessoas tem acesso a essa tecnologia, é possível utilizá-la para saber o que estão achando sobre seus Produtos ou Serviços.

Uma forma de colher depoimentos dos consumidores é realizando uma série de perguntas padronizadas, a partir de mensagens curtas e objetivas.

Peça para que a pessoa participe e dê uma opinião sincera sobre sua Empresa, Atendimento e a mercadoria consumida, pergunte qual foi a qualidade e a experiência vivenciada em sua Loja, e dê em troca algum benefício.

 

 

 

6. Ofereça um atendimento mais ágil

 

Como o WhatsApp é uma ferramenta que permite uma comunicação mais rápida, ele acaba se tornando um item essencial nas estratégias de fidelização do cliente, principalmente para sanar as dúvidas dos consumidores de maneira mais rápida e eficiente.

Hoje em dia, como todo mundo está com o seu smartphone em mãos, a agilidade do aplicativo o transforma em um poderoso instrumento de comunicação, inclusive oferecendo um suporte mais personalizado.

Ao receber uma mensagem, procure responder o mais rápido possível, mas sem perder a qualidade do atendimento.

Para que a estratégia seja efetiva, é necessário possuir ao menos um funcionário/colaborador capacitado para disponibilizar esse tipo de interação por meio do aplicativo.

 

 

 

7. Utilize o WhatsApp Web

 

 

Se você não sabia é possível acessar o seu WhatsApp na tela de qualquer computador, em outras palavras você pode transmitir a sua tela do celular para um ambiente no computador, utilizando a função WhatsApp Web.

Esse processo é bastante simples:

  • Basta acessar o domínio https://web.whatsapp.com/ em seu computador;
  • Abra o Whatsapp no seu celular, clique nos 3 potinhos no canto superior direito da tela, e depois clique em WhatsApp Web.
  • Posicione sua câmera para ler o QR Code que o site oferecerá para você e desta forma já conseguirá acessar a tela do aplicativo.

Isso vai facilitar bastante a administração das suas listas de transmissões e grupos no dia a dia.

 

 

 

8. Elabore mensagens padronizadas para facilitar o atendimento

 

A gravação de áudios curtos, com as principais perguntas e respostas sobre um produto ou serviço, vai agilizar o atendimento realizado pelo aplicativo.

A estratégia é ideal para sanar as dúvidas de seus potenciais clientes. Assim, não será necessário enviar mensagens todas as vezes que a mesma dúvida surgir.

Essa mesma estratégia poderá ser utilizada em outras formas de comunicação como nas mensagens de textos e vídeos.

Reúna os questionamentos mais comuns sobre a sua Empresa, Marca, Produtos e Serviços, e a partir desse conteúdo, crie suas mensagens padronizadas, isso vai otimizar seu tempo de atendimento.

Logicamente, o resto da comunicação precisa ser feita de forma pontual, por você ou algum colaborador.

Se possível, contrate alguém para fazer isso, ou mesmo terceirize um atendimento. O cliente precisa estar em primeiro lugar.

 

 

 

9. Crie grupos para aumentar a interação

 

 

Os grupos são espaços onde as pessoas estão para reencontrar amigos e conversar com colegas de trabalho, família, parentes etc. Esse recurso possibilita que uma empresa crie ambientes específicos para categorias distintas de clientes.

É possível, por exemplo, criar um grupo que ofereça descontos e promoções para novos consumidores. Outra dica é pensar em um espaço para reunir os VIPs, com aqueles que já conhecem a companhia e têm potencial para se tornar clientes fidelizados.

Porém, é preciso disponibilizar descontos reais e benefícios que façam sentido para essas pessoas. A vantagem para a marca é a segmentação de público por meio dos grupos, possibilitando a comunicação com diferentes perfis de compradores.

 

 

 

10. Organize seus Contatos por Preferências

 

 

Essa organização é fundamental para que você use o WhatsApp para negócios com sabedoria.

Quando você adicionar uma pessoa na sua agenda de contatos, coloque uma sigla, uma tag, para identificar o interesse do cliente.

Essa identificação pode ser no final do nome da pessoa, quando você for adicionar na sua lista.

 

 

 

11. Utilize listas de transmissão

 

O WhatsApp permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos.

Isso é muito legal porque você consegue a atenção do seu cliente que vai acabar vendo sua mensagem de uma forma ou de outra.

Em termos de interação com o cliente, os resultados de uma lista de transmissão quando comparados com os de grupos é muito melhor.

Sem contar com a dificuldade de se administrar e moderar os grupos, pois se não for estabelecido às regras de forma clara o grupo pode virar uma bagunça.

Claro que existem grupos que funcionam muito bem, um grupo de suporte técnico ou de tira dúvidas, mas falando de vendas, as pessoas tendem a se incomodar com a freqüência de mensagens de um grupo.

É importante usar do bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.

IMPORTANTE: para que essa conversa com as listas de transmissões aconteça da melhor maneira possível, você precisa pedir para que seus clientes adicionem seu número de contato do WhatsApp na agenda deles, se o seu número não estiver nos contatos dos clientes, eles não receberão suas mensagens.

 

 

 

12. Melhore o pós-venda da sua Empresa

 

 

Para muitas Empresas, a experiência que o cliente tem com o Produto ou Serviço pouco importa, desde que a venda tenha sido concluída.

Responder uma dúvida ou demonstrar interesse pela vivência do público é uma forma de se aproximar, estreitar a relação e plantar a semente da fidelização.

Depois de fechar a venda, espere um período de 24 horas e mande uma mensagem perguntando o que o seu Cliente achou da experiência de compra, e como está sendo a utilização do produto, se existe alguma coisa que Vocês podem fazer.

Ter a certeza da satisfação do consumidor é a garantia de que a sua Empresa está fazendo um ótimo trabalho.

 

 

 

13. Utilize o WhatsApp como um Serviço de atendimento ao consumidor (SAC)

 

Usuários e consumidores esperam, cada vez mais, respostas imediatas às suas perguntas. 

Enquanto o mundo se torna mais móvel, eles esperam poder recorrer a plataformas de mensagens diretas como um meio de interação com suas marcas preferidas, simplesmente por tratar-se de um modo de comunicação mais rápido e prático.

De olho nessa tendência, o primeiro passo que empreendedores e empresas devem tomar, para que não fiquem para trás, é ter um número específico no WhatsApp para que seus clientes possam contatá-los.

Deixe este número disponível em diversos canais oficiais da Empresa, como seu Site, emails, perfis institucionais nas Redes Sociais e também nas embalagens dos Produtos.

 

 

 

14. Utilize fotos e vídeos para aumentar sua presença digital e divulgar seus Produtos e Serviços

 

Como muitos usuários utilizam o WhatsApp de forma recorrente, as chances de algum conteúdo viralizar são bem grandes.

As Empresas que estão apostando nesse canal como estratégia de marketing precisam explorar os recursos como fotos e vídeos para estimular a divulgação “boca a boca” de seus produtos.

Dessa forma, além da produção de um conteúdo que pode ser visto e compartilhado por outros usuários, cria-se a possibilidade de novas pessoas se interessarem pelos Produtos e Serviços comercializados por sua Empresa.

Lembre-se uma imagem vale mais do que mil palavras.

Uma dica bem legal é mostrar como seu produto é preparado ou como seu serviço é executado. As pessoas gostam muito de ver esse processo.

Os vídeos podem ser mais explicativos, enquanto as imagens serão utilizadas para apresentar detalhes e especificações capazes de agregar valor no momento da compra.

Lembre-se de que os vídeos não podem ser muito extensos, para não saturar o usuário. E as imagens, devem estar em boa qualidade, para que o item não tenha sua divulgação prejudicada.

 

 

 

15. Envie lembretes de acordo com as preferências dos seus Clientes

 

Outra estratégia de comunicação que é muito eficaz e pode ser utilizada na ferramenta envolve os lembretes que sua Empresa pode estar enviando.

Após uma Venda é possível enviar informações relacionadas à entrega do Produto ou andamento do Serviço via WhatsApp.

É possível também enviar dicas sobre como utilizar da melhor forma o produto adquirido.

Caso o cliente esteja com uma conta perto de vencer, um lembrete educado e bem colocado pode agilizar seu pagamento.

Uma oferta ou promoção sendo enviada de forma pontual e antecipada é também uma ótima forma de interagir com seus Clientes.

Além de melhorar o relacionamento, esse recurso tem o potencial de criar um laço afetivo com o consumidor, aumentando a participação em seu dia a dia.

Porém, os lembretes devem ser contextuais e fazer total sentido para quem o estiver recebendo.

 

 

 

 

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas, e pode funcionar como um canal mais rápido, prático e barato para você gerar e manter relacionamentos comerciais no ambiente digital.

Diferentemente das redes conhecidas, nele é possível adotar uma abordagem mais pessoal e personalizada, para uma aproximação com seus Clientes de acordo com suas necessidades.

Outro ponto importante é que o aplicativo é totalmente gratuito. Isso quer dizer que não é necessário realizar qualquer investimento para usá-lo. Porém, é preciso criar um planejamento estratégico para poder aproveitar todos os benefícios e recursos da plataforma.

Colocando  essas dicas em prática de forma profissional sua Empresa terá uma ótima ferramenta para melhorar sua Vendas e Faturamento.

 

 

 

Sua Empresa ou Negócio merece mais visibilidade, sendo feita de uma forma planejada e profissional, sempre com o foco no seu resultado, que é captação de Clientes e sendo convertido em futuras vendas.

 

Ainda com dúvida sobre Como utilizar o WhatsApp para Vender Mais?

 

Entre em contato e solicite um orçamento para montarmos um Projeto de Consultoria que vai ajudar a sua Empresa!

 

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Qualquer dúvidas estamos a disposição,

Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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