WhatsApp Business surgiu no início de 2018 e também foi disponibilizado no Brasil um pouco depois.

Ele possui várias funcionalidades que irão te ajudar na comunicação do seu negócio com seus contatos e clientes.

Essa versão do WhatsApp foi desenvolvida com o intuito de ajudar na comunicação das pequenas empresas.

Agora ficou muito mais fácil para os pequenos empreendimentos usando o  WhatsApp Business para se conectar com seus clientes, fazer negociações e também para fechar vendas.

Uma característica do Whatsapp Business é que o ícone de telefone agora foi substituída pela letra “B”, mas as características visuais do aplicativo continua semelhante à versão pessoal.

Se você já possui o aplicativo do WhatsApp no seu celular, o que você precisa fazer é baixar a versão Business para começar a utilizar o perfil empresarial.

Ao instalar as duas versões do aplicativo, tanto o perfil pessoal quanto o empresarial serão utilizados em um mesmo aparelho, caso você não utilize o mesmo número de telefone para as duas versões.

Essa alternativa possibilita maior segurança resguardando os contatos pessoal e profissional.

Você também pode usar o Whatsapp Business com o número do telefone fixo,  sendo necessário ter acesso ao aparelho para receber o código de ativação, assim como na versão comum do WhatsApp.

E a principal vantagem de utilizar o telefone fixo é de poder manter um número que as pessoas já estão habituadas a se conectar.

A maior diferença entre o Whatsapp Business e o Whatsapp pessoal é o perfil do usuário.

Como a atualização da nova versão foi desenvolvida em benefício de pequenas empresas, visando a possibilidade de como ganhar dinheiro com WhatsApp Business, o aplicativo tem disponível um cenário profissional para o primeiro contato com o cliente.

Quais são as novas funcionalidades do WhatsApp Business

Quer ficar por dentro do que o WhatsApp Business tem de melhor?

Perfil Comercial
Crie um perfil para o seu negócio com informações úteis, que vão ajudar os seus clientes, como a descrição do seu negócio, o e-mail e o site;

Respostas Rápidas
Com essa ferramenta, você pode reutilizar as mensagens que envia com freqüência para responder as perguntas mais recebidas, de maneira bem rápida, ou uma saudação, avisando que está ocupado;

Estatísticas Do Fluxo De Mensagens
Analise as métricas simples e importantes como, por exemplo, quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas. Com esse recurso, você verifica se está tudo funcionando bem;

Etiquetas
Organize seus contatos ou suas conversas com as etiquetas disponíveis, para que sejam encontrados com facilidade;


Mensagens Automatizadas
Defina uma mensagem de ausência para os seus clientes, para quando não puder responder. Defina também uma mensagem de saudação para enviar para os novos clientes;


WhatsApp Web
Você também pode usar o WhatsApp na versão desktop, facilitando o gerenciamento do seu negócio;


Tipo De Conta
Com uma conta empresarial, os usuários para que você enviar mensagem, vão saber que é mensagem de uma empresa.


Perfil Empresarial
Com um perfil empresarial, você vai disponibilizar várias informações sobre o seu negócio como, por exemplo, o tipo de negócio e uma descrição sobre ele, a localização, site, e-mail, etc.;

Migrar Conversas
Com esse recurso, você pode transferir todas as suas conversas para o novo aplicativo, como já era feito no WhatsApp.


Criando sua conta no WhatsApp Business

Passo 1
Instale o WhatsApp Business em seu celular. Toque em “Concordar e continuar” e, em seguida, em “Continuar”. O aplicativo solicitará algumas permissões. Toque sempre em “Permitir”.


Passo 2
Agora, entre com o número de telefone (com DDD) da sua empresa e toque em “Avançar”. Confirme o número e toque em “Continuar”.

Passo 3
O WhatsApp Business informa que pode acessar as suas mensagens para confirmar o seu número sem precisar digitar o código manualmente. Para isso, toque em “Continuar” e em “Permitir”.

Passo 4
Caso o número esteja em outro aparelho, digite o código recebido por SMS para confirmar o número. Caso possua backup, é possível restaurá-lo. Para isso, toque em “Conceder permissão” para autorizar o WhatsApp Business a acessar os seus arquivos do Google Drive.

Passo 5
Insira o nome da sua empresa e foto de perfil e toque em “Avançar”. Uma mensagem informa que, posteriormente, não será possível alterar o nome. Toque em “OK”.


Uma dica básica mas que muitos não fazem é Preencher o perfil da sua Empresa, essa atitude é fundamental para ter os melhores resultados com o WhatsApp Business.

 A escolha do nome que será utilizado é o primeiro cuidado que você deve se atentar.

Você pode utilizar o perfil da empresa para informar qual o tipo de empresa e uma breve descrição sobre a área de atuação.

Há a possibilidade de adicionar o endereço, inclusive com localização e a inclusão de um mapa quando houver uma loja física e adicionar até dois sites e incluir um endereço de e-mail.

Toda mídia a da sua Empresa deve ter um objetivo, inclusive o WhatsApp.

É preciso determinar como será a abordagem da empresa pelo aplicativo, o que poderá ser solucionado e definir o objetivo do aplicativo para o negócio.

Se o objetivo é aumentar as vendas é necessário determinar quais as estratégias serão utilizadas e quais serão as metas a atingir.

A oportunidade de como ganhar dinheiro com o WhatsApp Business depende do objetivo que se espera com sua aplicação.

Algumas funções de Automação do Whatsapp Business

O WhatsApp Business  tem a proposta de ajudar a sua Empresa a organizar o relacionamento direto com o seu cliente e agilizar esse processo de comunicação.

Por esse motivo a automação é uma das ferramentas cruciais de como usar o WhatsApp Business para melhorar o relacionamento com o cliente.

Você tem a opção de enviar mensagens automáticas pré-programadas que serão encaminhadas baseadas no período de funcionamento estipulado no perfil, no primeiro contato ou no comportamento do seu público.

Mensagem de Ausência
Quando você determina um horário de funcionamento no seu perfil o WhatsApp Business  vai informar ao cliente o momento em que você estará disponível e também como um parâmetro para o envio de mensagem automática de ausência.

Sendo assim, você pode preparar uma mensagem de ausência, respondendo ao cliente que você está indisponível e que fará contato durante o horário de atendimento, quando algum cliente enviar uma mensagem fora do horário de funcionamento.

Mensagem de Saudação
Outra possibilidade de utilizar a mensagem automática é no primeiro contato do cliente com a empresa através do WhatsApp Business .

Automaticamente o cliente é respondido com uma mensagem de saudação, que pode demonstrar através da mensagem a felicidade da empresa pelo contato do cliente.

Esta mensagem é editável e o ideal é que tenha a personalidade da empresa nas palavras.

Mensagem de Respostas Rápidas

Visando a agilidade e profissionalismo uma opção disponível pelo WhatsApp Business é a criação de atalhos com respostas rápidas.

Com um tempo de uso do aplicativo algumas dúvidas ou perguntas dos clientes começam a aparecer com mais frequência.

O aplicativo então, tem a opção de criar respostas rápidas como alternativa para responder as mensagens mais recorrentes. A resposta rápida não é automática e para utilizá-la é preciso digitar “/+ palavra-chave”.

O WhatsApp Business pode ser um poderoso aliado da sua Empresa para lidar com seus contatos e clientes.

Utilizar o WhatsApp Business com alternativa para os seus Clientes estarem podendo falar com a sua Empresas é um poderoso diferencial, então nossa dica é aproveite e utilize ao máximo essa ótima ferramenta de interação com os seus Clientes.




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