Como os hackers roubam sua Senha?
E os cuidados que Você deve ter na Internet para evitar.

 

 

 

O Brasil disputa com a Rússia a liderança mundial em pragas digitais e golpes online, segundo levantamento da fabricante de antivírus Kaspersky Lab.

A preferência dos criminosos brasileiros são as fraudes bancárias (envolvendo transferências, boletos e cartões de crédito) fica clara pela quantidade de programas criados dentro do Brasil para atuar nesse tipo de crime, outras modalidades de fraudes são normalmente importadas.

A falta de fiscalização e leis específicas geram uma certa impunidade de crimes digitais no Brasil, ajudando assim na cultura errônea que o crime digital compensa.

 

 

 

 

 

 

 

Vamos apontar abaixo os 10 Métodos mais comuns utilizados pelos hackers para roubarem sua senha:

 

 

  1. Prêmios e Promoções

Você recebe um email informando de alguma Promoção ou Prêmio inesperado, seguido geralmente de um pedido para agir imediatamente clicando no link em anexo.

Ao clicar no site, o site é uma cópia do original e você acaba deixando seu e-mail e sua senha no site dos criminosos.

 

 

  1. Conta vencida

Você recebe um e-mail dizendo que precisa pagar uma conta vencida com urgência para que seu nome não seja negativado, ou mesmo disponibilizar um boleto para que você baixe para pagamento.

Ao baixar este arquivo você estará instalando um arquivo malicioso em seu computador que monitorar e gravar todos os dados digitados a partir deste momento.

 

 

  1. E-mail falso

Enviar um e-mail fingindo ser algum amigo ou até mesmo colega do seu trabalho.

Os hackers usam esta técnica para pedir que clique em um link e que seja também baixado um arquivo malicioso.

Outra forma é o pedido que você faça login em um site falso para fazer os ataques.

Eles podem replicar sites de Bancos, do Google, Dropbox ou qualquer outro site famoso.

Ao baixar este arquivo malicioso, ele vai permitir que o hacker acesse seu computador ou gravar tudo que você escreve por exemplo.

 

 

  1. Pedido de Amizade de pessoa que já era seu Amigo

Essa técnica muito utilizada pelos hackers é chamada de “Engenharia Social”.

Consiste em estudar as vítimas para saber o que ela gosta, o que ela faz e com quem ela anda.

A partir daí, eles podem fazer uma conta social copiando um perfil de um amigo e pedir amizade para você novamente.

Esta conta tem como objetivo ganhar a sua confiança para depois de um tempo pedir que você clique em link, baixe um arquivo ou envie dinheiro para ajudar este amigo.

 

 

  1. Pessoas com interesse em comum

Outra técnica Social utilizadas pelos hackers é se aproximar de Você buscando o que você esta procurando naquele momento online, podendo ser um relacionamento, um empréstimo ou um emprego, é neste momento que eles irão te oferecer exatamente o que você quer.

Neste momento ele vai se aproximar de Você para dar o golpe.

 

 

  1. Alerta de conta hackeada que pede para você fazer login em um link falso

Você recebe uma mensagem via e-mail ou em sua Rede Social avisando que sua conta está em perigo e que você precisa trocar a senha ou confirmar o seu acesso pois teve alguma tentativa de invasão.

Cuidado com esses emails suspeitos, eles são iscas para você navegar num site falso, e neste momento irão roubar os seus dados de acesso.

 

 

  1. Senhas fracas ou com informações pessoais e de sua família

Existem softwares que podem tentar milhares de senhas por minuto.

Geralmente os hackers pegam palavras-chave e datas relacionadas a você e sua família para aumentar as chances de sucesso.

 

 

  1. Wi-Fi inseguro ou Grátis

Você senta num café chamado XYZ, liga seu notebook e ver uma rede sem fio chamada XYZ. Você pensa, esse café tem Wi-Fi grátis para os clientes.

Porém é uma rede de Internet fantasma de algum notebook por perto, ao você se conectar a essa rede o hacker vai ter acesso a todas as informações trafegadas e dependendo um acesso total ao seu computador ou smartphone.

 

 

  1. Câmeras

Muito cuidado com ambientes com Câmeras, elas podem ser usadas em lugares populares ou ao redor de uma empresa para gravar as senhas que você esta digitando naquele momento.

 

 

  1. Sistemas Desatualizados

Sistemas operacionais desatualizados podem conter falhas de segurança que são alvos fáceis de hackers para controlar sua máquina e roubar seus dados.

 

 

Para ajudar no combate as fraudes bancárias, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assinou agora em fevereiro de 2018 a renovação de um acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal (PF) para fortalecer o combate a essas fraudes.

Segundo a Febraban, o combate às fraudes eletrônicas (cartão de débito, cartão de crédito, internet banking, call center e boletos) deve ganhar novo impulso com esse acordo, que agora terá envolvimento direto dos bancos.

A cooperação permitirá compartilhar informações e as mais recentes tecnologias no combate aos crimes eletrônicos, além de prever o desenvolvimento de estudos técnicos e profissionais, bem como a elaboração e produção de documentos de segurança para uso nas atividades de inteligência.

De acordo com a Febraban, o setor bancário destina cerca de 10% dos investimentos anuais em tecnologia da informação, cerca de R$ 2 bilhões, para ferramentas destinadas a evitar possíveis tentativas de fraudes, além de garantir a confidencialidade dos dados dos clientes e a eficiência no uso dos canais eletrônicos.

 

 

Qual a diferença entre Vírus, Spam, Spyware, Worm, Phishing, Botnet, Rootkit:

 

 

Vírus

Um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

O vírus de computador se instala com o objetivo de prejudicar o desempenho de uma máquina, destruir arquivos ou mesmo se espalhar para outros computadores.

 

 

Worm

Worm (verme, em português), na área da informática, é semelhante a um vírus, porém com um diferencial, é um programa auto-replicante.

Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.

Um Worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

 

 

Spam

O termo Spam, abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.

Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários.

No geral, esses e-mails indesejados contam apenas com propagandas, porém, em alguns casos há também a presença de vírus, por isso, mesmo que pareça inofensivo é necessário ter cuidado.

 

 

 

Spyware

Spyware (aplicativo ou programa espião) consiste num programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa sem o seu conhecimento nem o seu consentimento.

Diferem dos cavalos de Tróia por não terem como objetivo que o sistema do usuário seja dominado, ou mesmo manipulado, por uma entidade externa, por um cracker.

Os Spywares podem ser desenvolvidos por firmas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos usuários para avaliar seus costumes e vender estes dados pela internet.

 

 

Phishing

Phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sigilosas, tais como senhas e números de cartão de crédito.

Ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial, como um correio ou uma mensagem instantânea.

Na prática do Phishing surgem artimanhas cada vez mais sofisticadas para “pescar” as informações sigilosas dos usuários.

 

 

 

Botnet / Storm Worm

O chamado Botnet é muito difícil de ser detectado e também analisado, pois ele se re-configura rapidamente e pode ser transmitido através de links que apontam para endereços IP de sites infectados.

Atualmente ele é considerado o pior meio de infecção de um computador, pois pode atacar uma quantidade extremamente grande de vítimas.

 

 

Rootkit

Rootkit é o nome dado ao conjunto de ferramenta utilizado por um hacker após obter acesso remoto, tornando o computador instável.

A sua remoção pode danificar os dados do computador, apesar de ser difícil de ser encontrado.

O objetivo de tais ferramentas é ler, alterar ou influenciar os processos em execução, os dados do sistema ou arquivos.

 

 

20 Dicas para melhorar sua Segurança na internet

 

  1. Saia de ambientes seguros clicando em “Logout”, “Sair” ou equivalente;
  2. Crie senhas difíceis de serem descobertas;
  3. Use navegadores conhecidos, atuais e renomados;
  4. Atualize o seu sistema operacional com freqüência;
  5. Muito cuidado com Downloads desconhecidos;
  6. Não utilize softwares ou plug-ins piratas;
  7. Cuidado com links em mensagens instantâneas e Redes Sociais;
  8. Cuidado com E-mails falsos, ainda são muito comuns;
  9. Atenção aos anexos de e-mails, não saia clicando;
  10. Evite acessar sites duvidosos ou desconhecidos;
  11. Tenha Cuidado ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos;
  12. Não responda a ameaças, provocações ou intimidações em Redes Sociais;
  13. Não revele informações importantes sobre você;
  14. Cuidado ao fazer cadastros on-line;
  15. Muito Cuidado ao acessar redes Wi-Fi pública;
  16. Bloqueie pop-ups no seu navegador;
  17. Nunca atualize um player de vídeo apenas para assistir a um determinado vídeo;
  18. Utilizem o seu PC para operações online mais perigosas;
  19. Não armazene senhas no seu navegador;
  20. Utilize um bom Antivírus de preferência pago.

 

 

Se proteger no “mundo virtual” pode até ser um pouco trabalhoso, mas é importante ter uma postura defensiva para evitar e minimizar transtornos.

A maioria das “ciladas” on-line pode ser evitada se você se mantiver atento e disposto a praticar os devidos cuidados em seu cotidiano.

Também é importante ficar atento a quem está próximo de você, por isso, não só pratique os cuidados de segurança na internet, como também oriente parentes e amigos.

Sua Empresa ou Negócio merece mais visibilidade e Presença Online, com planejamento e  de forma profissional, sempre com o foco no melhor Resultado, aumento das Vendas e Faturamento.

 

 

 

Ainda com dúvida sobre nossos Serviços e como Vender Mais com a ajuda da internet?

 

Entre em contato e solicite um orçamento para montarmos um Projeto de Consultoria que vai ajudar a sua Empresa!

 

Seu nome (obrigatório)

Nome da Empresa (obrigatório)

Seu Melhor Email (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Fale um pouco sobre o seu Negócio

 

Qualquer dúvidas estamos a disposição,

Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

027 99937-0850 (Vivo)simbolo-whatsapp-ml-midia-digital-e-consultoria   

 

contato pelo whatsapp ml midia digital e consultoria

Sem comentários

Você pode postar primeiro comentário resposta.

Deixe um comentário

Por favor, insira seu nome. Por favor insira um endereço de e-mail válido. Por favor, indique mensagem.