Como Montar sua Loja Virtual em 5 passos

 

 

Se Você tem a intenção de montar uma Loja Virtual / E-commerce para a sua Empresa, montar um estudo do mercado é primordial, pois estar ciente dos riscos e vantagens deste tipo de negócio vai ter dar mais clareza sobre o caminho a ser seguido.

Comece dando uma olhada no mercado online, estude os resultados do comércio eletrônico nacional, conheça as modalidades, estratégias e as melhores oportunidades para o seu ramo de atuação.

Não despreze estas informações iniciais, pois todo empreendedor que já começa mal orientado terá muito mais dificuldade de acertar o caminho do sucesso.

A jornada de um negócio online não é fácil, mas uma coisa é fato, se tem Empresas ganhando dinheiro com suas vendas online, você também pode.

 

 

Como montar sua Loja Virtual em 5 passos ML Midia Digital e Consultoria

 

 

1º Passo – Planejamento

Agora que já foi feito esse estudo inicial e Você já conhece o universo do comércio eletrônico, entendeu os riscos deste tipo de negócio e as ótimas oportunidades, então chegou a hora de colocar sua ideia de negócios no papel, montando um planejamento estratégico do novo Negócio.

 

1) Pesquise seu Nicho de Mercado – É importante identificar os números do seu ramo de atuação, se existe dinheiro circulando nele, se está em expansão ou retração e principalmente quem é, como se comporta e o que deseja seu público alvo.

 

 

2) Elabore um Plano de Negócios – Isso te dará uma boa noção do quanto precisará investir e se tua ideia é realmente viável financeiramente.

 

 

3) Escolha o Nome do seu Negócio – Sendo um negócio viável é hora de fazer o registro do seu domínio na Internet e se possível também faça registro da marca no INPI.

 

 

4) Elabore um Cronograma de Trabalho – Defina bem todas as tarefas, quem estará na responsabilidade de cumpri-las, e de todos os demais passos que vem a seguir até o lançamento da loja.

 

 

 

 

2º Passo – Escolha da Plataforma para sua Loja Virtual

Chegou o momento de definir como Você vai trazer sua loja virtual a vida, e para que isso ocorra da melhor maneira possível vamos destacar alguns passos a serem seguidos.

 

1)  Escolha uma Plataforma de E-commerce – A plataforma é o sistema que faz a sua loja funcionar, permitindo que seus clientes encontrem seus produtos, façam as compras e pra que você lojista consiga administrar a loja de qualquer computador com acesso a Internet.

 

2) Escolha o Meio de Pagamento – Você precisa oferecer as mais variadas opções de pagamentos possíveis ( boleto, deposito e Cartão de Crédito) e a facilidade na hora do pagamento, por isso definir qual será seu parceiro de pagamento é crucial.

São muitas as opções no mercado como PagSeguro, BCash, Paypal, Akatus, Braspag, Moip, Mercado Pago e também sua operadora de Cartão de Crédito.

Fique atento as funcionalidades de cada uma e também as taxas a serem cobradas que podem variar bastante.

 

3) Defina suas Formas de Entrega – Se você vai trabalhar com produtos físicos então precisará contar com um parceiro para levar o produto do seu estoque até seus clientes.

 Busque o melhor custo benefício no frete, pois segundo pesquisas da ebit (instituição de pesquisas sobre o e-commerce nacional) o consumidor online preocupa-se muito com o custo do frete.

 

4) Certifique de que sua loja é SEGURA – Um dos fatores que pode fazer com que você perca muitas vendas e a falta de confiança em sua loja.

Um dos pontos que os consumidores online levam bastante a sério na hora de decidir por uma compra é checar se a loja é segura ou não.

Todos os dados pessoais e do fechamento da compra precisam trafegar em ambiente seguro.

 Investir em um certificado de segurança, em média R$250/ano, e em alguns selos de segurança é sem dúvida uma ótima estratégia para transmitir mais confiança aos seus novos clientes.

 

5) Defina suas formas de Atendimento ao Cliente – Abrir uma loja virtual sem um canal para atendimento ao cliente fere a lei do e-commerce.

Mas independente desse âmbito legal, é muito comum os clientes tentarem algum contato com a sua Loja antes de realizarem a primeira compra só pra checarem se de fato ela realmente existe.

Existem várias peculiaridades em cada forma de atendimento, porém o mais importante é que o Canal de Atendimento escolhido de fato funcione.

 

6) Invista no design e usabilidade de sua loja – Você já entrou numa loja desarrumada, mal iluminada com paredes sujas e conseguiu ficar ali por alguns minutos?

Se você entrou e ficou é porque de fato estava com muita urgência ou alguém te indicou o local como o único que tinha determinado item.

O fato é que a maioria das pessoas não entraria numa loja assim, na Internet não é diferente.

Se o design de sua Loja Virtual for amador, sem a usabilidade necessária, com dificuldade para localizar os produto ou serviços ofertados, o seu cliente dificilmente irá voltar, mesmo achando o seu produto se o processo de fechamento da compra for complicado você perderá muitas vendas.

 

7) Produzindo Conteúdo sobre os produtos da loja – Uma das coisas que você precisa aprender sobre vender online é de que você não vende produtos, mas sim fotos, textos e vídeos que descrevem o produto.

Como a experiência de compra online é intangível, ou seja o cliente não pode tocar, cheirar, sentir a textura e o peso do que está comprando, então você precisa convencê-lo em primeiro lugar através do poder de uma boa foto e reforçar o valor do produto com as descrições em texto.

Em alguns casos reais apenas a mudança da foto de um produto foi responsável por um considerável aumento nas vendas.

 

 

3º Passo – O Marketing é a Alma do Negócio

 

Esta é uma das etapas mais importantes de todo o processo de Vendas online, Você pode ter feito tudo certo até aqui, mas se não investir na divulgação de sua loja virtual, se posicionar no ambiente online para os seus potenciais clientes, eles não saberão que a sua Loja existe.

Atualmente, cerca de 51,3 milhões de brasileiros já são consumidores online, ou seja, quase 25% da população realiza compras pela internet, segundo o Ebit.

Em 2017 o mercado online vai faturar R$ 49,7 bilhões, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico)

Está é a pergunta que vale 1 milhão, Como se fazer conhecido em meio a este universo de milhões de consumidores?

O primeiro passo é direcionar a sua publicidade para o seu público-alvo, um público bem definido e que realmente esta em busca dos seus produtos ou serviços.

Existe uma regra máxima na publicidade online que é: quanto mais informações você tiver a respeito do seu público, mas personalizada será sua comunicação, menor será seu custo por lead (potencial cliente) e com isso maior o retorno sobre seu investimento.

Vamos simplificar e deixar mais claro, se você conhece bem quem compra seu tipo de produto poderá direcionar melhor sua comunicação e com isso pagará menos por cada pessoa que visitar sua loja. Gastando menos você aumenta seu lucro.

 

4º Passo – O Lucro está na Recorrência

 

Um dos maiores problemas de qualquer lojista online é como fidelizar seus clientes, de maneira que sempre voltem a comprar.

A solução para esta questão está diretamente ligada a maneira que cada empreendedor administra seu pós-vendas.

Muitos clientes não voltam a comprar, pois depois que fazem sua primeira compra são esquecidos pelo lojista.

Saiba que sua lista de clientes vale ouro! Isso mesmo, cada cliente conquistado tem muito valor.

Alguém que realizou uma compra em sua loja é sem dúvida um potencial consumidor de outros produtos.

Tendo isso em mente é fácil entender de que seus clientes precisam ser tratados de forma diferenciada dos demais visitantes de sua loja. Realize pesquisas de satisfação, faça promoções exclusivas, esteja aberto a ouvir críticas e entregue sempre mais do que esperado.

Mas não se engane, o caminho para o sucesso de uma loja não acaba no pós-vendas, o próximo passo é de extrema relevância para o sucesso do seu E-commerce.

 

5º Passo – Mensure, Otimize e aumente os seus Resultados

 

Com a sua Loja Virtual já rodando por algum tempo, mesmo por poucas semanas, já se faz necessário mensurar os resultados obtidos.

Você precisa conhecer quantas pessoas circulam diariamente em sua loja virtual, por onde elas tem entrado, quais produtos de maior interesse e vendas, que produtos não estão saindo, porque esses produtos estão parados.

Dentre os anúncios de sua loja, quais deles tem o melhor retorno e quais só dão despesas e nada de vendas.

Algumas ferramentas como o Google Analytics vão ser muito úteis neste passo.

A partir do estudo dos dados que coletar, você terá informações reais do desempenho do seu negócio e então poderá realizar ajustes com a meta sempre de aumentar as vendas, reduzir custos e gerar mais lucro.

É neste passo que você aprenderá a fazer muitos testes a/b para otimizar cada etapa do seu processo de compra, também conhecido como funil de vendas.

Um exemplo de teste a/b é você criar duas páginas de um mesmo produto, alterando apenas a foto. Depois, você define em sua plataforma de e-commerce qual o percentual de tráfego deseja destinar pra cada página e com isso poderá identificar qual delas vende mais.

Usar os dados das Redes Sociais também é bastante importante nesta etapa, pois sendo usadas de forma profissional vai lhe mostra dados muito próximos do seu público.

 

Neste artigo montamos um Guia Passo a Passo de como colocar o seu Negócio na internet, para facilitar sua entrada no universo online.

Essas informações irão minimizar os obstáculos para o planejamento e implementação de todo o Projeto do seu E-commerce.

Uma forma de agilizar esse processo é a contratação de uma Consultoria especializada nestas estratégias de implementação.

 

Mas medir a emoção e a reação do consumidor por trás de cada uma dessas métricas é um trabalho muito mais complexo e que pode ser a diferença entre o Sucesso ou o Fracasso das vendas da sua Empresa e a nossa Consultoria pode colocar o seu Negócio a frente dos Concorrentes.

 

Promova o seu Negócio, Empresa, Produtos ou Serviços com a ajuda da nossa Consultoria!

 

Entre em contato e lhe passaremos mais informações…

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Qualquer dúvidas estamos a disposição,

Grande abraço, e conte comigo!

 

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

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