As 7 tendências mais lucrativas para empreender no E-commerce Brasileiro

 

 

O E-commerce brasileiro continua em expansão em 2018.

Em 2017, o crescimento médio do comércio eletrônico mundial foi de surpreendentes 17% e no Brasil de 10%.

A projeção para 2018 é bem positiva e deve voltar a crescer em dois dígitos porcentuais, de acordo com relatório da Ebit, divulgado na última semana, o comércio eletrônico nacional deve acompanhar a tímida recuperação econômica e crescer em torno de 12%, em comparação a 2017, com faturamento estimado em R$ 53,5 bilhões.

E aí, você já pensou em montar um Ecommerce para sua Empresa?

O comércio eletrônico está cada vez mais em alta, mas, na hora de empreender, é fundamental escolher bem o setor em que se irá atuar, considerando não apenas a afinidade pessoal como o potencial de sucesso e crescimento.

Nessa hora, sempre recomendamos avaliar as tendências do mercado e apostar em produtos e serviços inovadores.

 

 

 

 

 

 

Os 10 maiores faturamentos em 2017 foram nos seguintes segmentos:

 

 

*Telefonia/Celulares (22,3% do faturamento total do mercado)

 

*Eletrodomésticos (18,8% do faturamento total do mercado)

 

*Eletrônicos (9,6% do faturamento total do mercado)

 

*Informática (9,2% do faturamento total do mercado)

 

*Casa e Decoração (8,3% do faturamento total do mercado)

 

*Moda e Acessórios (6,4% do faturamento total do mercado)

 

*Saúde/Cosméticos/Perfumaria (4,8% do faturamento total do mercado)

 

*Esporte e Lazer (3,8% do faturamento total do mercado)

 

*Alimentos e Bebidas (2,4% do faturamento total do mercado)

 

*Acessórios Automotivos (2,3% do faturamento total do mercado)

 

 

 

Um estudo da empresa Conversion, sobre o Consumidor Digital em 2017, mostra que 93% dos brasileiros conectados á internet já realizaram alguma compra online.

Um número realmente expressivo, principalmente para o comércio.

Visualizando a lista acima é fácil perceber que alguns mercados citados são muito difíceis de se atuar devido a grande competitividade e baixíssimas margens de lucro.

Por este motivo vamos citar os 07 melhores e mais lucrativos nichos de mercado para o pequeno e médio empreendedor começar a faturar ainda esse ano.

 

 

Sapatos Artesanais Femininos

O setor de moda e acessórios representa 6,4% do faturamento total do mercado de e-commerce, e é uma grande vantagem oferecer a esse público, modelos exclusivos que serão encontrados somente através da sua marca.

Também existe a opção de fazer uma sociedade com alguém que já produza esses calçados e ainda não venda na internet, por exemplo. Empreender é, muitas vezes, uma questão de criatividade, de enxergar oportunidades.

Sua empresa estará entregando valor a seus clientes, e, por isso, poderá cobrar um preço maior.

 

 

Produtos Naturais

Mercado crescente, facilidade em encontrar fornecedores e boas possibilidades na hora de se criar diferenciais.

Quando falamos em produtos naturais, podemos pensar tanto no mercado de alimentação quanto no mercado de cosméticos, saúde e perfumaria.

Além disso, as pessoas buscam cada vez mais, por um dia a dia mais saudável, livre de produtos industrializados. Para se ter uma ideia, a palavra-chave “produtos naturais” já possui uma média de 12 mil buscas mensais no Google.

 

 

Camisetas Personalizadas de Filmes e Séries

Com baixo custo inicial, é um setor muito concorrido, mas que possui grande recorrência.

As pessoas não compram uma camiseta só porque precisam andar vestida pela rua, elas veste uma ideia que têm de si mesma e que quer transmitir para os demais.

Por isso, invista em diferenciais, estude muito a persona do seu negócio e busque estratégias para fidelizar seu cliente.

 

 

Moda Praia Feminina

Com um mercado repleto de micro nichos, esse campo de atuação permite que você empreendedor tenham a possibilidade de oferecer produtos com exclusividade e estoque relativamente barato.

Uma dica para esse setor é trabalhar com modelos para crianças e mulheres de mais idade, isso vai te proporcionar maiores chances de ter sucesso.

 

 

Acessórios para Ciclismo/Triatlo

Os amantes desse mercado geralmente não economizam na hora de investir em bons equipamentos para suas pedaladas diárias. 

Isso porque este setor de esporte e lazer está associado ao hobby das pessoas e, com isso, geralmente são compras desencadeadas pela paixão e realizadas de forma impulsiva.

Com um faturamento de 3,8% do total do mercado, a área de esporte e lazer é um segmento com ampla abertura.

 

 

Lingerie

Outra oportunidade no mercado de moda feminina é o de moda íntima.

Apesar da forte concorrência, é possível sobressair-se ao oferecer produtos diferenciados.

Essa área tem a vantagem de possuir alta demanda e recorrência, boas possibilidades de fidelização, exclusividade e baixo custo inicial.

O empreendedor pode procurar fornecedores diferentes, que possam oferecer modelos exclusivos e estampas diferenciadas.

 

 

Artesanato e Decoração de Ambientes

Assim como nos casos dos sapatos, produtos artesanais de decoração vão proporcionar exclusividade, um dos maiores diferenciais que o seu e-commerce pode ter no mercado.

Isso tem uma explicação bem simples: a casa de uma pessoa é onde ela passa grande parte do seu tempo, seus fins de semana, é onde ela organiza jantares para os amigos.

Sendo assim, os produtos desse mercado, desde que sejam originais e criativos, tendem a ter boa saída.

 

 

 

 

Separamos também algumas dicas bônus para sua Empresa no ambiente online:

  • Pequenos e Médios Empreendedores, foquem em nichos e especialize seu mercado, torne seus clientes, fregueses de um atendimento diferenciado.
  • Para tornar seu Ecommerce em um sucesso busque uma boa preparação, estudo, dedicação e empenho, conheça bem o seu segmento de atuação.
  • Explore a Copa do Mundo 2018, o maior evento do futebol mundial deve impactar positivamente a venda de muitos produtos online.
  • Invista em Marketplaces, o faturamento proveniente das vendas via este canal aumentou e já têm parcela significativa do e-commerce com quase 20% desse mercado.
  • Vendas através das redes sociais, o social commerce, como é conhecido o segmento, é uma ótima forma de interagir com seus seguidores e desenvolver suas marcas, com o objetivo de converter os usuários em clientes pagadores.

O e-commerce brasileiro, segundo o Google, vai manter uma média de crescimento de 12,4% ao ano até 2021, algo muito positivo perto do momento econômico do nosso Brasil.

 

 

 

 

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Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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