A sua Empresa já possui um Funil de Vendas?

 

O Funil de Vendas é uma das partes mais importantes dentro das estratégias do Marketing de Conteúdo.

Nele temos que encontrar o conjunto de etapas e gatilhos tendo como objetivo dar suporte à “A Jornada do Consumidor” ou seja o público alvo da sua Empresa.

Um bom funil deve exibir todo o seu processo de vendas de forma previsível e escalável, facilitando assim a tomada de decisões dos seus clientes. Quando isso é feito, você vende mais e com mais qualidade.

Hoje em dia o mercado está bem diferente, os seus clientes têm o poder nas mãos, tem fácil acesso as informações do que está sendo ofertado neste mercado.

Todos esses fatores juntos fazem com que os seus clientes tenham um maior poder de decisão, e com isso irão escolher as Empresas que oferecerem os melhores diferenciais ou valor agregado aos produtos ou serviços ofertados.

 

 

funil de vendas para Campanhas de Vendas online ML Midia Digital e Consultoria

 

 

Por que trabalhar com um Funil de Vendas

O Funil de Vendas vai ajudar a sua Empresa a conhecer a jornada de compra que os seus Clientes percorrem até adquirirem um produto ou serviço desejado.

Com um Funil personalizado e qualificado para o seu cliente vai diminuir o ciclo da venda e o tornando mais lucrativo.

A partir do momento que sua Empresa possuir esse Funil personalizado e qualificado, poderá investir mais recursos em Marketing direcionado sempre com o objetivo principal de garantir um engajamento maior dos seus Clientes com a sua Empresa.

Quando se tem Clientes engajados, seus custos de Vendas diminuem pois se gasta menos com seus seguidores e sua Empresa vai investir na aquisição de novos Clientes, renovando assim o esse ciclo e o tornando contínuo.

Quando se trabalhar com Funil de Vendas se possibilita que as áreas de marketing e vendas atuem de forma alinhada e previsível, gerando mais eficiência na aquisição de novos clientes e escalando esse processo.

O resultado dessa estratégia é uma maior entrega de valor para seus Leads, transformá-los em clientes, tornando o processo de Vendas contínuo e mais barato.

 

 

Algumas das inúmeras vantagens do Funil de Vendas:

Otimização o processo de vendas

Esclarecimento do processo de compra para a equipe

Facilidade para perceber o momento certo de abordar o cliente

Mais eficiência e produtividade

Melhor visualização das etapas do processo que precisam ser melhoradas

Menor desperdício de oportunidades de vendas

Obtenção de feedback mais claro e preciso, possibilitando o desenvolvimento e a melhoria de produtos e serviços

 

 

Entendendo o perfil do seu Cliente.

Antes de montar suas estratégias e elaborar as etapas da jornada de compras dos seus clientes, o melhor caminho é entender esse Cliente.

Comece traçando um perfil do seu cliente,  uma empatia com seu público alvo pode ajudar muito.

Montamos um check-list de perguntas para te ajudar a traçar esse perfil.

  1. Quem faz a decisão de compra do seu cliente? (Por exemplo, pense num produto direcionado para o público infantil. Apesar do cliente ser a criança, é o adulto – pai, mãe ou responsável – quem realmente decide).
  2. Quem influencia essa decisão? (Muitas pessoas consultam revistas especializadas para se informar sobre determinado produto ou serviço, por exemplo).
  3. Quando o seu cliente prefere comprar?
  4. Quanto seu cliente gasta com produtos ou serviços semelhantes aos seus?
  5. Que conteúdo eles consomem? Estão nas redes sociais? Que revistas lêem? Que sites visitam?
  6. Onde é possível encontrar esse cliente? Que locais freqüentam?

Montar o perfil do seu cliente é fundamental no momento de pensar como abordá-lo, e também para traçar estratégias que possam tornar o seu Funil de vendas mais acertivo.

 

 

Etapas do seu Funil de Vendas

Como escrevemos em nosso artigo “A Jornada do Consumidor” essa jornada possui 05 etapas essenciais, e essas etapas também devem fazer parte do seu Funil de Vendas:

* Exposição

* Descoberta

* Consideração

* Avaliação

* Decisão

Para que o seu Funil esteja completo vamos incluir aqui a 6ª etapa que é o Pós Venda.

Com essas etapas bem definidas é possível produzir e entregar as informações certas e adequadas no momento em que o seu Cliente está, sempre com o objetivo de educá-lo e ajudá-lo para tomar a melhor e mais segura decisão, transformando Leads em Clientes.

Um passo muito importante durante a trajetória do seu Cliente no Funil é o follow-up (acompanhamento),  sua Empresa precisa estar constantemente fazendo essa mensuração de onde está o Lead dentro do Funil.

 O ideal é que sua Empresa possa conduzir o cliente pelas etapas do Funil de Vendas, ajudando-o a “dar o próximo passo”, mesmo quando não há um contato pessoal para a conversão em vendas.

 

 

Aperfeiçoando seu Funil de Vendas e otimizando os resultados

Medindo o desempenho de seu Funil de Vendas

Taxa de conversão por etapa:

Vale ressaltar a importância de medir também a taxa de conversão entre cada etapa do Funil de Vendas:

_% de Leads que avançaram da Exposição para a Descoberta;

_% de Leads que avançaram da Descoberta para a Consideração;

_% de Leads que avançaram da Consideração para a Avaliação;

_% de Leads que avançaram da Avaliação para a Decisão;

Utilizando e fazendo esse controle em todas etapas do seu Funil de Vendas até o fechamento (a concretização da venda), e conhecendo essas taxas, é possível tomar ações decisivas para ter maiores resultados e aperfeiçoamento do seu Funil.

 

 

Passo a passo para a construção do seu Funil de Vendas

1) Mapeie a jornada de compras – O primeiro passo para a criação de um funil de vendas é a identificação da jornada de compra relacionada às personas da organização.

2) Defina as técnica de gerência do processo de vendas – Feito esse primeiro mapeamento da jornada de compra, é hora de definir os principais marcos que representam as viradas de estágio.

3) Definindo etapas – As etapas do funil de vendas deve ser planejada com o intuito de dar o maior suporte possível à jornada de compra, entregando o valor necessário para que o potencial cliente avance.

4) Otimizando e escalando – É preciso pensar em como escalar a operação e fazer com o que o time siga o processo para conversão de novos clientes.

 

 

Cuidados com seu Funil de Vendas

Ao planejar e implementar o seu Funil de Vendas você deve se atentar a 2 fatos importantes

 

Visitantes viram leads e clientes

Um erro comum e recorrente que várias Empresas cometem ao implantarem o seu funil em é acreditarem que todos os visitantes da sua página de captura, ou integrantes do seu funil se tornarão clientes reais.

Infelizmente, isso não ocorre, é muito comum as pessoas entrarem em seu site e ler os conteúdos por você produzidos sem deixar nenhum contato para retorno.

Por isso a importância de entender e conhecer o seu público, para melhorar o engajamento e converter as pessoas que acessam o seu conteúdo em reais compradores.

 

Acompanhamento e ações contínuas

Um Funil de Vendas não pode ser simplesmente utilizado para saber a porcentagem de conversões de visitantes para compradores reais, o seu Funil precisa de ações de venda e marketing.

É preciso olhar com muita atenção as características positivas e negativas do seu produto e serviços, saber ouvir os seus clientes, e com isso proceder as melhorias necessárias para elevar seu volume de Vendas.

Para ter sucesso com o seu Funil de Vendas é necessário estar desenvolvendo conteúdo adequado para cada etapa do processo de venda, e isso só será efetivo com ações contínuas.

Essas ações são fundamentais para manter um negócio escalável e sustentável.

 

 

Ferramentas para gestão de um funil de vendas

Uma etapa extremamente importante é a escolha da ferramenta que será usada para gestão do seu Funil de Vendas, onde vai ser feito toda estruturação, controle do que acontece registrando atividades, contatos e planejamento das atividades.

Entender a diferença entre as ferramentas que estão no mercado é essencial para determinar qual a melhor plataforma para otimizar a estratégia e não simplesmente implementar uma ferramenta achando que vai estar suprindo suas necessidades,  quando na verdade estará atrapalhando todo o planejamento.

Existem 02 formas de escolher da melhor maneira possível essa ferramenta, a primeira é a contratação de uma Consultoria em Marketing Digital, que além de ajudar a sua Empresa na melhor escolha vai poder estar aperfeiçoando suas estratégias e otimizando o seu Funil.

A segunda é realizar um mapeamento prévio do processo, como visto anteriormente, e entender quais são as funções que poderiam ser automatizadas ou acompanhadas de forma ampla, definido isso, aí sim é hora de buscar uma ferramenta que atenda a esses requisitos.

 

Conclusão

No fundo, tudo isso se resume a encontrar as pessoas certas, aquelas que realmente precisam de sua solução e estão dispostas a comprar, e mostrá-las que sua empresa tem essa solução, levando seus Clientes à ação de compra.

 

 

Agora que você já sabe de todas essas vantagens do Funil de Vendas para uma melhor comunicação e aumento nos resultados de vendas, utilize essa poderosa ferramenta para elevar o seu faturamento, através de uma bem estruturada Campanha de Vendas Online.

 

 

Gostaria de Promover seu Negócio, Empresa, Produtos ou Serviços com a ajuda do Funil de Vendas?

Entre em contato e lhe passaremos mais informações…

 

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Qualquer dúvidas estamos a disposição,

Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

027 99937-0850 (Vivo)simbolo-whatsapp-ml-midia-digital-e-consultoria   |    027 98127-8999 (Tim)

 

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