A Mágica do Remarketing

 

A maioria das pessoas não sabem o que significa esta palavra, mas, com certeza, essa técnica de Marketing digital está influenciado em suas decisões de compras na internet.

O Remarketing é a estratégia de Marketing online que leva e expõe sua Marca, Produtos ou Serviços novamente na tela dos visitantes que saíram do seu Site ou E-commerce.

Você já passou pela seguinte situação?!  Acessou um site de alguma marca, produto ou serviço do seu interesse, através de uma pesquisa online, e logo após sair daquele site, vários banners de anúncios relacionados ao produto ou serviço pesquisado, aparecem “misteriosamente” na sua tela, mesmo você estando em outros sites, no Facebook ou até mesmo no seu email, e tudo relacionado ao objeto da sua pesquisa. Conseguiu se identificar com a situação?

Isso é o Remarketing em ação!

 

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Esse fato ocorre pela utilização dos poderosos Pixels de Rastreamento, que ao serem inseridos nos Sites e E-commerce, marcam o seu computador por um período predeterminado, e com isso você será segmentado como um possível cliente, e então estará recebendo esses anúncios.

Milhões de pessoas são impactadas pelo Remarketing todos os dias, mas não sabem que também podem estar utilizando essa técnica para potencializar os seus Negócios no ambiente online.

Neste artigo estaremos abordando os pontos principais dessa ótima Estratégia de Marketing Digital que vai ajudar bastante a melhorar os seus resultados em Vendas.

 

O que é Remarketing?

 

Muitos confundem o Remarketing com o Retargeting, pois ambos os termos são relativamente novos (cerca de 5 anos de idade), e são nomenclaturas que definem as estratégias usadas para reempactar seus potenciais clientes no mundo online.

O Remarketing engloba tudo, email, telefone, mobile, off-line, redes sociais e inclusive o retargeting. Isso quer dizer o Retargeting é uma parte do remarketing.

Mas se você pensa que o Remarketing é feito somente no ambiente online esta enganado. O mundo off-line é cheio de estratégias de Remarketing, todos os dias somos impactados por anúncios de Empresas, produtos ou serviços que são mostrados repetidamente nas TVs, Rádios, Panfletos e Outdoors, isso também é remarketing.

O Remarketing é uma das ferramentas mais eficientes do marketing digital atualmente.

Basicamente ela vai tentar vender um produto ou serviço para alguém que já se interessou e visitou o seu Site ou E-commerce, fazendo com que o seu consumidor mesmo depois de sair do site, seja lembrado, podendo assim voltar e fechar a desejada compra.

Remarketing nada mais é que uma estratégia de marcar e identificar os usuários que já visitaram o seu site e passa a exibir seus anúncios com mais frequência quando eles visitam sites que aceitam esses anúncios.

Se você ainda não utiliza essa técnica em seus negócios, pode estar perdendo boas oportunidades de anúncios em links patrocinados, pois é uma técnica que gera ótimos resultados e passou a ser incorporada ao dia a dia do marketing online, principalmente  de lojas virtuais.

Essa estratégia vai permitir que você alcance as pessoas que visitaram seu site anteriormente e exiba para elas anúncios relevantes quando visitarem outros sites. Quando as pessoas deixarem seu site sem realizar uma compra, por exemplo, o remarketing ajuda você a se conectar com esses clientes em potencial enquanto navegam por outros Sites. Você pode até mesmo mostrar a elas uma mensagem ou oferta atrativa que incentivará o retorno a seu site e a conclusão de uma compra.

Dependendo do objetivo traçado, Você poderá também estar segmentando os usuários que visitaram uma Página específica e criar anúncios apenas para esse grupo de pessoas.

 

Como o Remarketing pode aumentar suas vendas?

As estratégias de remarketing tem que ter o objetivo claro de aumentar as conversões, ou seja transformar visitantes do seu Site ou E-commerce em efetivos clientes e compradores.

Visitantes deixam sites por diversas razões como, distrações, trabalho, compromissos, falta de tempo. Isso não quer dizer que esse visitante não esteja interessado em seus produtos ou serviços, estarmos enviando lembretes estratégicos em momentos oportunos é uma fortíssima estratégia de vendas.

E essa técnica é tão fantástica que utiliza um simples dado estatístico a seu favor, hoje menos de 3% dos visitantes do seu Site ou E-commerce vai realmente comprar o seu produto ou serviço.

Isso mesmo, mais de 96% das pessoas que acessam o seu Negócio online não fazem compras nas primeiras visitas, esse número pode ser ainda maior quando lidamos com vendas mais complexas ou que solicite um orçamento.

Assim, o remarketing vai continuar mostrando para o seu futuro cliente que ainda esta indeciso, seus produtos e serviços, fazendo com que esse público possa estar voltando ao seu Site para tirar suas dúvidas e enfim efetuar a sua compra.

Ele permite que o seu produto ou serviço apareça mais vezes para o consumidor, durante um período pré-determinado, sempre fixando sua marca na mente do Cliente.

O remarketing vai exibir a oferta certa para as pessoas certas.

Entre o primeiro contato do visitante do seu Site com a sua Empresa até a efetiva compra, há diferentes estágios do processo, que podemos divir em quatro momentos diferentes:

Consciência – Quando as pessoas efetuam buscas sobre determinado assunto, mas sem necessariamente ter a intenção de comprar;

Consideração – Quando as pessoas já conhecem o seu produto ou serviço e estão  cogitando a compra, restando apenas alguns detalhes ou dúvidas.

Compra – Momento mas esperado e objetivo de todo comécio;

Fidelização – A pós-compra, é um momento importantíssimo que vai gerar futuras conversões.

Com um bom e estruturado planejamento de remarketing , é possível alcançar seus visitantes em diferentes etapas desse funil e levá-los para a etapa seguinte.

Por onde ele andar na Internet, em que haja uma afiliação de anuncio, o seu produto ou serviço será mostrado e o resultado final será, na maioria das vezes, uma conversão.

 

 

Vantagens do Remarketing

As principais vantagens do remarketing estão:

• Alcance de clientes quando estiverem mais propensos a comprar;
• Público-alvo personalizado;
• Alcance e profundidade;
• Sistema de preços eficiente;
• Fácil criação de anúncios;
• Visibilidade dos locais em que os anúncios são exibidos.
• Foco no Cliente

 

Seus anúncios não serão mostrados para todos os usuários online, mas sim direcionados apenas para quem entrou no seu site, ou seja, um perfil de usuário com elevado potencial de compra, pois já teve um primeiro contato com a sua Marca.

 E é exatamente isso que faz as taxas de conversões do remarketing serem maior do que a taxa das campanhas online em geral.

Ele vai ajudar a eliminar a indecisão e levar seu consumidor a finalização da compra com mais facilidade.

 

 

Tipos de Remarketing

Quando falamos em remarketing, muitos terão em mente somente o remarketing do Google, utilizando sua “rede de display” nos sites parceiros.

Porém, essa estratégia não se limita apenas à rede de display do Google, há alguns anos as Redes Sociais como o Facebook, Instagram, Youtube, Whatsapp, por exemplo, também aderiram as técnicas de remarketing.

Cada plataforma de remarketing tem acordos e regras internas para montar sua própria Rede de Divulgação, de acordo com a que você escolher, seus anúncios serão exibidos nos sites da rede dessa plataforma.

O formato dos anúncios nas Redes de Pesquisa são diferentes das Redes de  Displays.

Rede de Pesquisa – Com formato de anúncio de Adwords padrão, com texto limitado.

Rede de Display – Com formato de imagens é possível fazer banners com tamanhos e formatos diferentes.

O  remarketing do Facebook, Instagram, funcionam de maneira similar à Rede de Display, onde os anúncios de remarketing aparecem dentro da rede social, seja no feed de notícias ou na barra lateral.

Mas qual seria a melhor forma de remarketing?

Tudo vai depender das suas estratégias, público alvo e dos objetivos para o seu negócio.

O ideal seria pesquisar as possibilidades e traçar as possíveis variantes,  e adequar os formatos à sua realidade.

Nossa dica seria experimentar diferentes formatos para filtrar o seu público alvo e assim estar aprimorando sempre suas campanhas.

 

Como integrar Remarketing e Marketing de Conteúdo?

Quer potencializar o seu Remarketing? Faça a integração com o Marketing de Conteúdo, criando estratégias muito mais poderosas.

Crie Conteúdos específicos para um segmentado público e faça anúncios promovendo essas informações, não limite suas estratégias a criar anúncios promovendo produtos, suas campanhas devem promover conteúdo.

Com o tempo sua Empresas estará incentivando seu público a se tornarem visitantes assíduos, e com isso você estará resolvendo um dos maiores problemas do inbound marketing que é a grande quantidade de visitantes que não retornam para consumir mais conteúdo.

Após consumirem seus conteúdos esse publico pode ser levado para as famosas Landing Pages, que são as Páginas de captura, onde você estará transformando visitantes em Leads..

Com essa perfeita combinação, você vai criar muito mais oportunidades para que o seu visitante se transforme em consumidor e assim possa entrar e avancar no seu funil de vendas.

 

Algumas dicas para você montar uma Campanha de Remarketing

 

*Defina sua plataforma – Seus anúncios serão em Redes de Pesquisa ou Redes de Display.

* Audiência Relevante – Foque em públicos que sejam interessante de ser impactados pelo remarketing;

* Anúncios Específicos – Cada público tem uma forma de se comunicar, quanto mais próximo do usuário melhor. Lembre-se uma imagem vale mais que mil palavras

*Tag de remarketing – Faça essa marcação em todas as páginas do seu Site.

*Listas de remarketing – Faça marcações específicas de cada página visitada, isso vai ajudar muito na hora de segmentar o seu público, quando o seu usuário entrar em algumas dessas páginas ele será adicionado a sua lista de remarketing automaticamente.

*Carrinho abandonado – Invista nesse público, pois chegar até o carrinho de compra significa que ele já decidiu pela comprar mas alguma coisa o impediu de finalizar, esse grupo é altamente lucrativo. Crie anúncios específicos para esse público.

* Landing Pages – Trabalhe na transformação de visitantes e Leads.

*Mensure as Métricas – Analise os resultados de seus esforços. É importante lembrar do CPC (Custo por Clique) e também do CPA (Custo por Aquisição, isso  vai te mostrar os seus gastos para cada conversão gerada pela campanha.

*Excesso de exibições – Cuidado para não cansar o seu usuário, não recomendamos mais do que 10 visualizações por pessoa no geral.

*Público negativo – Defina um grupo de pessoas que já atingiram o objetivo da página, isso vai te ajudar a não gastar dinheiro desnecessário com um público que já foi atingindo anteriormente ou em outra campanha.

Como mostramos neste artigo o Remarketing, é uma ótima e eficiente técnica de Marketing Digital, para campanhas on-line, seja para estimular as vendas de um Site e Ecommerce, como também para promover sua Marca.

Ele é capaz de impulsionar o ROI (retorno do investimento) para todos os tipos de anunciantes e segmentos, e também ajudar a sua Empresa trazer de volta seus clientes que não estão mais acessando seu site, e aí você terá uma segunda oportunidade de vender pra ele.

Vamos melhorar suas vendas com as melhores estratégias e ferramentas do Marketing Digital.

 

 
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Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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