7 Estratégias de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas

Estratégias que realmente Funcionam em PME

 

 

 

Todos nós sabemos dos grandes desafios e obstáculos que as Pequenas e Médias Empresas (PME) enfrentam no mercado brasileiro, desde sua criação até se estabelecerem efetivamente.

Portanto, é muito importante que ao investirem no Marketing Digital não errem para que possam gastar sabiamente e minimizar os custos de estarem iniciando no ambiente online, mantendo assim um fluxo de caixa positivo e saudável.

E o Marketing Digital surge como uma grande alternativa para alavancar o seu Negócio, pois tem como diferencial o enorme potencial de alcance, impulsionamento e divulgação de sua Marca, Empresa, Produtos ou Serviços.

Investir no Marketing Digital deixou de ser há algum tempo uma opção, tornando-se uma estratégia fundamental para quem  deseja conquistar e manter seus clientes, gerando engajamento, Vendas e conseqüentemente aumentando seu Faturamento.

 

 

7 Estratégias de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas ML Mídia Digital e Consultoria em Marketing e Vendas Online

 

 

 

 

Atualmente, mais de 50% dos lares brasileiros tê acesso à internet, com uma estimativa de mais de 110 milhões de pessoas conectadas através de Pcs ou Smartphone.

Essa grande demanda de Clientes online, tornou esse mercado bastante competitivo pois muitas Empresas já estão atuando neste ambiente e possivelmente seus concorrentes também.

As principais vantagens do Marketing Digital

  • Sem dúvidas, o baixo investimento é uma das principais vantagens.
  • Segmentação
  • Assertividade
  • Personalização da comunicação
  • Sustentabilidade
  • Poder de Viralização
  • Mensuração

Conheça as Principais Estratégias de Marketing Digital que realmente funcionam para sua Pequena ou Média Empresa:

 

 

  1. Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é o ponto de partida para que sua Empresa esteja de forma efetiva no ambiente online.

Inicie com um bom estudo de Mercado, possíveis Clientes e de seus Concorrentes e seu Mercado.

Este entendimento e compreensão completa das pessoas com as quais você deseja negociar e os problemas que enfrentam, irão te ajudar na montagem de um planejamento mais claro e assertivo.

Com esses dados em mão Você poderá direcionar seus esforços de marketing para as áreas e direção  certa, pois sabendo qual público o seu Site vai atingir, vai ser muito mais fácil se comunicar com essas pessoas.

Uma das coisas mais fáceis que você pode fazer em sua estratégia de marketing digital é analisar quais as palavras-chaves que poderão ser usadas nas pesquisas da web para que seus clientes encontrem seus negócios.

Esta análise vai dizer a palavra ou conjunto de palavras que seu público-alvo usa mais frequentemente para procurar informações na internet sobre produtos ou serviços similares que você oferece.

Essas são as métricas mais utilizada pelos motores de busca para “ver” o conteúdo do seu site e identificar se é relevante para os usuários que estão pesquisas por produtos como os que você oferece.

 

 

  1. Estabeleça Objetivos

Ter seus objetivos estabelecidos de forma clara é necessário para que seus esforços no Marketing Digital sejam direcionados com a finalidade de alcançá-los, outra coisa muito importante é também estabelecer o tempo para o sucesso desses objetivos. 

Um exemplo bastante comum é saber se o objetivo do seu Site será de gerar audiência, Leads ou Vendas, ou todos os 03 ao mesmo tempo. Isso é determinante para que se possa definir as estratégias de atuação que serão utilizadas.

Antes de gastar, tenha esses objetivos bem determinados e de forma bem clara no seu Planejamento, não se precipite ao investir no seu Site, Materiais de Divulgação ou  Ferramentas sem estar seguro ou com as informações necessárias.

 

 

  1. Conheça seus Clientes

É bastante sabido da importância do Marketing Digital na captação, engajamento, qualificação e fidelização do seu público alvo. 

Mas algumas Empresas ainda pecam neste importantíssimo ponto estratégico, quando se pensa em ter sucesso no Ambiente online tem que se ter como principal preocupação a satisfação e entendimento de seus Clientes, estabelecendo assim um vínculo definitivo com seus Consumidores.  Busque sempre  alimentar e dar continuidade dessa relação.

Para ajudarmos nessa relação, indicamos trabalhar não somente o pré venda, mas também o pós-venda, com emails com informações exclusivas, cupons de desconto, ofertas especiais, enfim, construir uma experiência diferenciada para o seus atuais Clientes.

Esse processo de fidelização e relacionamento mais próximo, fará com que os seus Clientes se tornem mais empáticos com sua Marca e Empresa, compartilhando sua experiência positiva com seus amigos e conhecidos, colaborando assim para a expansão do seu Negócio em sua rede de contatos, podendo ter  reflexo direto nas suas Vendas.

A consolidação de um empreendimento no mercado é indissociável do elemento credibilidade, mas os requisitos para chegar nesse patamar vão além de oferecer soluções de qualidade, demonstrar o quanto sua empresa domina o assunto a colocará como referência dentro do setor de atuação.

Uma marca com autoridade no que faz sempre será lembrada pelos consumidores, formadores de opinião, parceiros etc.

Em decorrência dessa exposição, o resultado de manter-se em evidência é o crescimento da sua cartela de clientes, bem como do volume de capital entrando no caixa.

Neste contexto, o marketing digital também o auxiliará a se tornar uma autoridade no que faz, participando ativamente da nutrição do seu Público Alvo.

 

  1. Tenha um Site Profissional

Ter um Site é ter o seu Negócio de portas abertas para o mundo 24hs por dia, 7 dias na semana.

As pessoas estão a cada dia mais ocupadas, e quanto mais fácil e acessível você tornar a sua Empresa com o seu Site, é muito mais provável que seus clientes conhecerão sua Marca e comprarão os seus Produtos ou Serviços.

Mas não basta ter simplesmente um Site, para que o seu Site tenha o melhor resultado online ele precisa ser responsivo, boa usabilidade e ser intuitivo, ou seja, de fácil percepção sobre como navegar nele, pois só assim o seu público vai conseguir encontrar qualquer coisa que desejar no site, sem perder o interesse.

A criação do seu Site é muito importante para a fixação do seu negócio na internet, e para que sua Empresa tenha uma efetiva Presença Online. Além disso, segundo pesquisas, ter um Site é a estratégia de Marketing Digital mais efetiva para a Pequenas e Médias Empresas.

Por isso esse é o primeiro passo para consolidar a presença da sua marca na internet é criar um Site com um domínio próprio.

Para conquistar novos clientes, é fundamental que uma empresa apareça bem posicionada nas buscas do Google. Para isso, é importante investir na otimização de seu site para os motores de busca.

Basicamente trata-se de um conjunto de estratégias que têm como objetivo facilitar aos buscadores como o Google localizarem seu site e com isso posiciona-lo nas melhores posições nas buscas.

Tenha um Blog em seu Site, hoje, cerca de 69% das empresas brasileiras online usam Marketing de Conteúdo em suas estratégias de marketing.

O marketing de conteúdo é peça importante dentro do Inbound Marketing. Busca atrair, converter e fidelizar clientes através da criação de conteúdo relevante e rico. Criando assim uma percepção positiva da sua marca para gerar mais vendas.

É uma estratégia eficiente tanto para conseguir novos clientes quanto para manter um relacionamento com quem já consome seus produtos. Diferente do marketing realizado em comerciais de televisão, por exemplo, conhecido como marketing de interrupção.

 

 

  1. Esteja nas Redes Sociais

Após definir o seu Público Alvo, é hora de saber em quais Redes Sociais ele está, hoje existem diferentes tipos de mídias sociais e cada uma delas funcionam melhor para diferentes modelos de negócios.

Depois de escolher as suas, mantenha-as atualizadas, as mídia sociais mudam constantemente pois elas dependem exclusivamente do público que as usam.

 Indicamos inicialmente as principais Redes Sociais do mercado que são Facebook, Instagarm, Twitter, Linkedin, Google Plus e Youtube.

Segundo pesquisas as redes sociais influenciam 77% dos brasileiros no momento de realizar uma compra. Por isso, é muito importante dar uma atenção especial para esse canal.

Confira algumas dicas para a produção de conteúdo em Redes Sociais, claro que existe variações de acordo com o seu público:

  • Crie, no mínimo, um post por dia;
  • Invista em uma linguagem informal e, sempre que possível, utilize o bom humor nos posts (dependendo da sua marca e do seu público);
  • Interaja com os seguidores, faça perguntas ou crie enquetes;
  • Publique notícias sobre o seu segmento;
  • Crie vídeos com assuntos do interesse do seu público-alvo;
  • Oferecer um bom atendimento nas redes sociais, responda seu seguidores.

 

As redes sociais se tornaram uma ferramenta de comunicação indispensável para qualquer empresa e isto envolve grandes vantagens e benefícios. Da mesma forma que as redes sociais tornaram-se agora uma parte vital do relacionamento com amigos, familiares e estranhos, a mesma coisa acontece com as empresas com relação aos seus clientes.

O uso das Redes Sociais se tornou vital para um bom plano marketing digital, pois através dessas atuações assertivas  estará atraindo novos clientes e aumentando o volume das suas Vendas.

 

 

  1. Email Marketing

O Email Marketing  é o canal que traz a melhor taxa de conversão para as lojas virtuais atualmente, e  para investir nessa estratégia, o primeiro passo é contar com uma boa plataforma de envio, que tenha as principais métricas para uma boa avaliação de resultados, como a taxa de abertura e cliques e baixa rejeição.

Aposte na criatividade, invista em títulos que gerem impacto e curiosidade para quem irá receber.

Se você não sabe por onde começar uma ação de e-mail marketing, buscar uma ferramenta poderosa e simples de usar é o primeiro passo. Essa ferramenta  terá que permitir a criação de campanhas de e-mail marketing com um design profissional, oferecendo uma análise de dados poderosa para otimizar o envio de e-mails em massa.

Outro ponto importante é ter um domínio registrado para comunicação com seus clientes. Por isso, é muito importante contar com emails de domínios personalizados, como contato@suaempresa.com.br.

 

 

As 7 razões pelas quais o Email Marketing vai te ajudar

  1. Alto volume de usuários
  2. Dados acessíveis
  3. Total controle do e-mail
  4. Interatividade
  5. ROI superior
  6. Grande alcance
  7. Alto retorno financeiro

O fato é que o Email Marketing ainda é uma ferramenta fundamental para o crescimento das vendas da sua Empresa.

Com altas taxas de entregas, os emails geram 18 vezes mais conversão do que os demais canais de mídias online, isso se deve pela proximidade desta ferramenta como público alvo, que interage ativamente quando se inscreve para receber suas novidades.

O Email Marketing está mais vivo do que nunca, ele vem evoluindo e acompanhando todo o avanço tecnológico que vemos na atualidade para oferecer mais possibilidades no marketing digital e entregando resultados cada vez melhores para suas Campanhas.

 

 

  1. Tenha Campanhas de Vendas rodando

Aliado ao marketing de conteúdo, que é uma estratégia que necessita de um tempo maior para trazer resultados, você pode investir em uma Campanha de Vendas.

 

Segundo estudos comportamentais, “as pessoas compram aquilo que fazem com que elas se sintam bem consigo mesmas”.

Toda Campanha de Venda precisa se utilizar de 2 fatores, Criar conexão com o seu público e Construir confiança.

 

Os 4 Pilares da sua Campanha de Vendas

Ter uma Presença Online é algo fundamental para qualquer Empresa que deseja vender usando a internet.

E uma presença online completa consiste em estar presente nos 4 grandes pilares da Internet.

01 – Busca
02 – Mídias Sociais
03 – Email
04 – Conteúdo/Site

Toda Empresa que consegue ser encontrada nos mecanismos de Buscas, tem uma boa presença nas Mídias Sociais, sabe criar uma lista de Emails e produz conteúdo de qualidade, é capaz de Vender usando a internet.

 

Os 3 principais tipos de Campanhas de Vendas:

  • Ativação: Ativar alguém que está próximo a realizar a compra
  • Aquisição: Novos clientes
  • Monetização: Gera grande faturamento para a sua empresa

Uma boa Campanha de Vendas não precisa chegar ao final para que se meça os resultados, sua equipe pode estar acompanhando os números no decorrer da campanha, enquanto ele está rodando, e assim corrigir ou melhorar algo que não esta surtindo o efeito desejado.

O marketing digital oferece diversas opções que podem atrair, engajar e fidelizar seus clientes através da internet e como conseqüência dessas estratégias, aumentar suas Vendas e Faturamento.

Nesse artigo mostramos as 7   estratégias para que sua Empresa atinja seus objetivos e como aplicá-las no dia a dia. Agora, é só realizar seu planejamento e colocar a mão na massa.

Não deixe o seu Negócio atrás dos seus concorrentes. Eles provavelmente estão fazendo ou iniciando um processo de investimento no marketing digital para obter uma fatia maior do mercado e mais clientes. Implemente uma campanha de marketing digital para o seu negócio hoje.

 

 

 

 

Vai continuar patinando na internet ou quer Promover o seu Negócio, Empresa, Produtos ou Serviços com a ajuda da nossa Consultoria!?

 

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Qualquer dúvidas estamos a disposição,

Grande abraço, e conte comigo!

 

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

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