12 Dicas para Você Vender mais neste Natal

 

O Natal está chegando, e com ele a data mais importante para todo comércio.

A melhor época do ano para todo Empresário, onde as pessoas buscam presentes para as pessoas especiais e seus queridos familiares.

Uma data de festas e confraternizações onde todos se reúnem para matar a saudade, contar como foi seu ano, planos para o ano seguinte e muito mais.

Nesse período tão importante para o varejo, é necessário ter um planejamento bem feito e colocar em prática algumas estratégias e técnicas para se destacar da concorrência e obter o sucesso esperado das suas Vendas.

O resultado das vendas neste período de festas é tão incrível que muitos Comerciantes faturaram em apenas um final de semana o equivalente a 1 mês inteiro de Vendas.

Pensando nisso, separamos 12 super dicas para Melhorar esse processo de Vendas e aumentar os lucros do seu Negócio neste Natal.

 

 

 

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1 – Planejamento

Todos os departamentos da sua Empresa (Compras, Marketing, Logística, Comercial, Estoque) devem estar trabalhando juntos e com o mesmo objetivo que são as Vendas.

As compras Natalinas pode ser o primeiro contato de muitos clientes com sua loja, e se ficarem satisfeitos com a experiência, desde o visual da loja, atendimento, finalização da venda e entrega do produto, é bastante provável que se tornará um cliente recorrente.

Todo esse planejamento com o objetivo de satisfazer as necessidades do cliente é o que mais importa neste momento.

 

 

 

2 – Decoração e Ambiente

Nessa data você irá receber inúmeras visitas e possíveis Clientes em sua loja, certifique-se que tudo esteja ok.

Nada melhor que comprar presentes de Natal em uma loja que está no clima natalino.

Invista na decoração do seu ambiente com irreverência e criatividade.

Tudo o que é novidade, aguça a curiosidade dos seus Clientes.

A sua vitrine diz muito sobre o seu negócio, e é ela que faz o consumidor decidir se entra ou não na sua loja.

Mantê-la sempre atraente é uma das dicas mais importantes para ter sucesso nas vendas.

 

 

 

3 – Fidelize seus clientes

O contato ou visitante virou um cliente?

Sim… Então Jamais o esqueça.

Depois de transformar um visitante em comprador, é hora de fidelizar.

Siga conversando e se relacionando para que sua loja nunca seja trocada pela concorrência.

A melhor forma de vender, é vender para quem já é seu cliente, ou seja, para quem já te conhece.

Mantenha contato com seus Clientes, se relacione de tempos em tempos, seja por telefone, e-mail ou Redes Sociais, convide-os para fazerem uma visita, instigando-os sobre o que a sua empresa está preparando para o Natal.

Claro, além de manter um relacionamento, para fidelizar você precisa que seus clientes se sintam satisfeitos.

E satisfação vem de um ótimo atendimento, loja organizada, produtos de qualidade, preço atrativo entre outros fatores que irão ajudar na influencia e também em sua decisão de compra.

Lembre-se: clientes satisfeitos falarão bem do seu produto ou serviço, indicarão você para os amigos e certamente defenderão sua loja quando ouvirem críticas.

 

 

 

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4 – Ofereça Descontos Incríveis e Verdadeiros

Os consumidores estão atentos!

Portanto não faça aquele joguinho de aumentar o preço uma semana antes do Natal e nos dias que antecedem o Natal começar uma “promoção” e diminuir para o mesmo valor que estava antes.

Muitas Empresas se queimaram novamente durante o Black Friday deste ano.

Não tente enganar os consumidores, escolha alguns produtos chave e ofereça realmente descontos incríveis como chamariz e suas vendas serão um sucesso.

Envie um super desconto para os seus clientes que já compram em sua loja!

Se os descontos chegarão a 50% no Natal, envie um email antecipado para os seus clientes informando como eles são especiais para sua Empresa e merecem ter a oportunidade de comprar primeiro.

Esse tratamento diferenciado vai ajudar a fidelizar ainda mais seus Clientes como também resgatar aqueles clientes antigos que já não estão comprando a algum tempo em sua loja.

 

 

 

5 – Fique de Olho nos Mobiles

A cada ano as vendas via Smartphones e tablets crescem mais e mais!

Essa é uma ótima oportunidade para quem tem Ecommerce com também para lojas físicas.

Sabendo aproveitar esta ótima oportunidade de Marketing digital que são os aplicativos via Smartphones vai aumentar em muito as chances de crescimentos de suas vendas.

O WhatsApp é um grande exemplo que se tornou essencial para as vendas de muitas Empresas e Negócios,  portanto aproveite todos os seus recursos para vender mais neste Natal.

 

 

 

6 – Como utilizar o WhatsApp para vender mais no Natal

 

O WhatsApp se tornou essencial nas vendas de muitas Empresas, mas muitos ainda não sabem como utiliza-lo.

 Uma ótima dica é montar um cadastro de contato dos seus Clientes com o número de WhatsApp.

Sempre que montar esse cadastro faça de acordo com interesse de cada cliente e também pedindo autorização para estar enviando suas novidades e promoções por este canal de comunicação.

Sem o consentimento desses clientes esse tipo de comunicação pode ser entendida negativamente por essas pessoas.

As pessoas dedicam grande parte do seu tempo para usar este aplicativo, se comunicando em grupos, conversas e principalmente substituído ligações com mensagens rápidas.

Devido a esta proximidade com os seus clientes, o WhatsApp se tornou uma ótima ferramenta de fidelização, podendo inclusive gerar vendas diretas.

 

 

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7 – Planejamento e Gestão Profissional de suas Redes Sociais

 

As Pessoas dedicam grande parte do seu tempo diárias utilizando suas Redes Sociais (Facebook, Google+, Instagram, YouTube, Twitter) interagindo, vendo as novidade, conversando e também fazendo negócios(comprando e vendendo produtos e serviços).

Devido a esta interação e utilização de várias horas diárias as Redes Sociais se tornaram uma ótima ferramenta para fidelização de Clientes e incremento das Vendas.

Você pode utilizá-las para postagem de Lançamentos e promoções de produtos e serviços, tirar dúvidas, negociar, acertar pagamentos e também criar ações exclusivas como Campanhas de Vendas.

As pessoas têm a necessidade de estar inserido com outras pessoas e as Redes Sociais facilitaram essa interação por isso essa grande popularidade das mesmas.

Todos buscam espaço e maior participação no ambiente em que vivem na sociedade, e utilizam as Redes Sociais para compartilharem suas experiências e opiniões.

Seus Clientes estão nas Redes Sociais e todos com grande potencial de consumo, pois passam em média 03 horas do seu dia interagindo nesse meio virtual.

Isso tudo torna essa grande ferramenta uma ótima estratégia de Vendas, e aumento de faturamento para sua Empresa.

O imediatismo que ela proporciona é uma das principais vantagens.

 As pessoas checam os aplicativos diversas vezes ao dia, por isso uma venda pode ser feita em poucos minutos.

 

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8 – Invista em um Site ou Ecommerce para o seu Negócio

 

Hoje ter um Site ou Ecommerce bem Estruturado dentro de um Projeto com estratégias e técnicas de Vendas, uma boa Usabilidade, Otimizado e Responsivo vai ajudar e muito sua Empresa ou Negócio a melhorar suas Vendas não só no Natal como o ano inteiro.

Seu Site poderá se tornar o melhor vendedor da sua Empresa, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias no ano.

Tendo um site voltado para Atração do seu Público e ajudando na Conversão deles em clientes vai melhorar o faturamento da sua Empresa.

Levando em consideração que mais de 100 milhões de brasileiros estão diariamente na Internet e que 93% desses usuários fazem buscas diárias em buscadores como o Google, sua Empresa tem como requisito básico um Site otimizado para poder aproveitar essa fatia de clientes em potencial que estão online consumindo Informações, Produtos e Serviços todos os dias.

 

 

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9 – Trabalhe com várias Formas de Pagamento

 

Uma das melhores estratégias de vender mais no Natal é disponibilizar varias formas de pagamentos disponível e também com opções de parcelamento.

Essas opções de escolha para o seu Cliente vai ajudar muito no fechamento das suas Vendas.

Tendo uma grande variedade de meios de pagamento e condições de parcelamentos pode atrair uma fatia do mercado que não está podendo comprar avista mas vai gastar neste Natal.

Entender as necessidades dos seus Clientes e utilizar essas informações como estratégias para atrair e também persuadir o consumidor entregando o mesmo produto com formas de pagamento mais flexíveis vai ajudar no aumento de suas Vendas.

Se sua loja não costuma trabalhar assim, vale a pena abrir uma exceção de parcelamento e descontos para as compras de final de ano.

 

 

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10 – Prepare uma Boa Base de Emails e faça Campanhas de Vendas

 

Uma Campanha de Vendas Online, vai ajudar sua Empresa a Vender mais Todos os Dias, e conseqüentemente também em datas específicas com no Natal.

Trabalhar de forma estratégicas o Email Marketing, é garantia de bons resultados de Vendas o ano inteiro.

 

Essa importante forma de comunicação com o seu público alvo tem que ser feita somente para pessoas interessados em seus produtos ou serviços, NÃO UTILIZE LISTAS DE EMAILS COMPRADAS.

Aproveite os cadastros de Clientes e monte sua base de emails de Clientes para estar enviando descontos imperdíveis e promoções que você está preparando para o Natal!

Todo mundo adora se sentir especial e enviando um bom desconto ou promoção antecipadamente para a sua lista vai mostrar o quanto sua Empresa sela pelos seus Clientes cativos.

Aproveite a força que essa data oferece para você arrasar em suas Vendas!

 

 

 

 

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11 – Mantenham o Contato com seus Clientes

 

Não é por que você quer conquistar novos clientes que deve esquecer os que já estão fidelizados.

A melhor maneira de vender no Natal, é mantendo o contato com os seus clientes atuais, aqueles que já te conhecem.

Seja por E-mail, Telefone, Redes Sociais ou WhatsApp, o importante é manter contato com eles.

Conte às novidades que sua Empresa terá no natal e as vantagens para eles por já serem seus Clientes.

Faça de tudo para chamar a atenção do seu público e instigar eles a visitarem a sua loja.

Interaja com seu público, encontre a melhor forma de conversar com eles, via Facebook ou Instagram é uma ótima estratégia.

Crie posts perguntando aos seus seguidores e fãs o que gostariam que entrasse em promoção.

Após esse feedback, disponibilize os produtos mais solicitados com um preço especial ou um bom desconto para as pessoas que interagiram.

Envie um e-mail para cada um desses clientes neste dia e informe que aquele produto tão desejado por ele está com um super desconto especial e personalizado!

 

 

 

12 – Invista no Pós Venda

 

Desenvolva uma estratégia cadastro e captação das informações dos clientes que finalizam uma compra.

Nome, e-mail e telefone são essenciais para manter um bom relacionamento no pós venda.

Com essas informações é possível mostrar ao cliente um novo produto e compartilhar suas campanhas promocionais, isso gera engajamento e conseqüentemente um aumento no faturamento.

E muito importante manter o hábito de enviar emails que ajudam a vender, ou seja, manter contato com esses novos clientes, informando sobre promoções, novas coleções ou qualquer outra novidade que seu mercado e sua empresa oferecem.

O fim do ano sempre vem acompanhado de muitas vendas, afinal, presentear familiares e amigos no Natal é um costume antigo dos consumidores.

No Natal as promoções aparecem a todo vapor como iscas para os consumidores, proporcionando retorno garantido de Vendas e lucro para os empresários e comerciantes.

Não fique preso somente a essa guerra de preços, se diferencie da concorrência, foque seus esforços no Cliente, ele é a razão do seu Negócio.

 

 

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Esperamos que essas dicas ajudem sua Empresa a Vender mais que o esperado para essa data especial, fechando o ano com bastante motivos para comemorar.

 

 

 
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Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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