07 Dicas de como Vender mais no Pós Natal

 

As vendas de Natal terminaram e agora é hora de pensar em novas estratégias para continuar com as vendas nesta última semana do ano.

Todo comerciante sabe que após a passagem do Natal as vendas têm uma baixa significativa.

Os preparativos do comércio para essas datas festivas de fim de ano é tão intensa que muitos esquecem do potencial de Vendas do pós festas, um período que a grande maioria já espera baixos resultados, mas isso não é uma regra geral.

Porém algo que pode dar aquele up nas suas vendas de fim de ano são as Promoções Pós-Natal.

Elas já são bem famosas no país, tanto que muitos consumidores esperam essa época para efetuarem suas compras.

Por isso, você deve estar preparado para aproveitar esse momento também para tentar vender o que ficou no estoque na época de festas e poder garantir mais espaço para os novos produtos que pretende colocar na loja no próximo ano.

Para que a sua Empresa não perca essa chance de vender bem, mesmo em época de vacas magras, trouxemos 07 dicas para ajudar nas suas Vendas:

 

 

07 Dicas de como Vender mais no Pós Natal ML Midia Digital e Consultoria em Marketing e Vendas online

 

 

 

 

1º Conferir o seu Estoque

Antes de partir para qualquer promoção, é preciso fazer uma análise rigorosa do estoque.

Observar quais produtos ainda sobrou, quais os preços e margem de lucro e avaliar onde é possível oferecer descontos.

Para ter todas essas informações com facilidade é interessante ter na loja uma ferramenta de gestão, que ofereça diversas funcionalidades para o controle do estoque e do fluxo financeiro.

Verifique também os acordos firmados com fornecedores para devolução das sobras. 

Foque seus descontos nos produtos que tiveram menor saída.

 
2º Analisar o Perfil do Consumidor 

Sempre é preciso conferir se o que tem na loja ainda é adequado para o perfil do seu público consumidor e, principalmente, para aqueles que costumam fazer compras nesta época do ano.

Geralmente, quem sai para comprar nesta época, já sabe o que vai comprar e já vai de olho em boas promoções.

Então, não adianta querer focar só nos itens mais caros da loja, mesmo que tenham muitos desses no estoque. 

Além do bom atendimento ser imprescindível para qualquer período do ano, ele pode ser crucial numa liquidação.

Oriente seus vendedores a sugerirem aos clientes que aproveitem as promoções para economizar, além de comprar presentes para ocasiões futuras.

 

  

3º Promoções de Pós Natal

Empresas que sabem aproveitar e divulgar as promoções pós Natal conseguem vender muito mais.

Use o telefone, WhatsApp, Redes Sociais, Sites, Anúncios e amigos para divulgar, sempre com foco nos resultados.

Depois de saber quais produtos estão encalhados, é o momento de calcular a porcentagem máxima que você pode dar de desconto em cada item para fazer uma liquidação que realmente chame a atenção do público.

Uma ótima dica é montar Pacotes Promocionais, como “Leve 3, Pague 2”, na compra de duas camisetas, a terceira sai pela metade do preço, etc.

O consumidor sentirá que está saindo em vantagem e será uma ótima oportunidade de limpar seu estoque.

 

 

 

4º Troca de presentes

Você já parou para somar quantos clientes novos aparecem depois do dia 26 para trocar o presente de Natal?

Os motivos são diversos e neste momento é o que menos importa.

O importante é que estes clientes estão vindo para dentro da sua Loja sem que você tenha gasto nada de divulgação para isso.

E eles querem ser bem atendidos, e se forem surpreendidos com um atendimento acima do esperado esses clientes irão melhorar suas Vendas, e possivelmente se tornaram clientes frequentes.

As maiorias das trocas de presentes bem feitas geram um acréscimo no valor da troca.

 

 

 

5º Planejamento

Faça um planejamento de vendas pós Natal, crie suas estratégias escrevendo-as em um papel.

Detalhe todas as ações, como você irá divulgar as promoções, atender os clientes que querem trocar produtos, os clientes que apenas querem aproveitar as promoções e preços baixos e etc. Sem planejamento, atingir as metas é muito mais trabalhoso.

Pense nisso e não esqueça de incluir no planejamento um cronograma diário de tarefas que devem ser executadas.

Fique atendo as formas de pagamento, uma alternativa para atingir todos os públicos é ter formas variadas de pagamento.

 

 

6º Ouça com atenção

Muitos clientes querem atenção, contar suas experiências e muitas vezes seus problemas.

Demonstrar interesse, perguntando mais sobre o assunto que o cliente quer falar e ouvindo com atenção, transforma um simples atendimento em um atendimento Especial, um atendimento diferenciado.

As vendas e a fidelização de clientes são consequências deste primeiro e especial atendimento.

 

 

7º Chamar a atenção do Cliente

Depois de definir os descontos que pode oferecer, procure deixar isso bem claro para os consumidores.

Coque indicações chamativas do percentual de desconto.

Mostre que realmente é vantagem para ele aproveitar essa época para fazer algumas compras.

E não esqueça de orientar bem os funcionários, para ofereceram os produtos que estão em promoção e atenderem bem os clientes.

Trabalhe sua Vitrine para atrair o público, o ideal é que ela passe uma mensagem direta e clara sobre a suas promoções.

Ela não precisa estar abarrotada de produtos, mas organizada de forma que seja atrativa destacando os descontos que você preparou.

Melhore a Exposição interna dos produtos, como, por exemplo, expor as ofertas mais atraentes à direita da entrada da loja.

É para lá que o consumidor tende a dirigir o olhar logo que passa pela porta.

Outra dica é aumentar a quantidade de mercadorias (de forma organizada e harmoniosa) à mostra: quanto mais itens expostos, maior a percepção por parte dos clientes de preços baixos.

 

Uma dica final é fazer uma boa Divulgação, as pessoas não adivinharão que sua loja está em promoção, por isso, além de trabalhar bem sua vitrine, comunique sempre suas promoções, nos canais de divulgações da Empresa como as Redes Sociais, ou através de envio de Emails e mensagens.

Para conquistar esse consumidor que procura promoções e fechar a venda, não basta somente saber o que ele quer e oferecer um bom produto.

É necessário também ter um preço adequado com a realidade financeira da loja e também em equilíbrio com os preços praticados pela concorrência no mercado.

Se o preço da concorrência for menor que o seu durante essas liquidações, ainda é preciso reavaliar os percentuais de desconto que está oferecendo.

Avalie se aumentando os descontos, você ainda terá lucro.

 

 

 

 

Esperamos que essas dicas ajudem sua Empresa a Vender mais que o esperado para essa data especial, fechando o ano com bastante motivos para comemorar.

 

 

 
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Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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