Use o Poder das Redes Sociais como ferramentas de Comunicação e Interação para melhorarem suas Estratégias de Vendas

 

Muito mais do que um espaço para divulgar as fotos da viagem ou escrever postagens de até 140 caracteres sobre a sua rotina, as redes sociais são vistas cada vez mais como um espaço comercial, que vêm crescendo para além do nicho da interação entre pessoas.

Para que o marketing digital traga resultados positivos para o seu negócio, seja ele um empreendimento inteiramente Virtual ou um Negócio Físico, é preciso saber como direcionar e montar suas estratégias de vendas e enxergar as melhores maneiras de atingir o seu público-alvo.

Atualmente, considerar as redes sociais ao estruturar campanhas estratégicas de vendas se tornou rotina, uma vez que as pessoas gastam cada vez mais tempo nestes espaços.

Isso faz com que plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e Youtube se tornem um espaço com alto potencial de conquista, engajamento de clientes em potencial ou fidelizados e assim Aumento nas Vendas.

Mas para saber como utilizar as Redes Sociais nas suas estratégias de comunicação digital, é preciso conhecer bem seus recursos e saber qual delas se enquadra mais no perfil do seu Negócio e Público-alvo.

 

 

O que são Redes Sociais e quais as mais usadas?

Segundo a Wikipédia, uma rede social pode ser definida como uma estrutura que é composta por organizações ou pessoas, sempre conectadas por um ou mais relacionamentos. A principal característica comum entre todas as redes sociais é a possibilidade da existência de relações horizontais e não-hierárquicas.

No pódio de espaços virtuais mais utilizados no Brasil estão o Facebook, com mais de 1,5 bilhão, seguido pelo YouTube e WhatsApp, ambos com 1 bilhão de usuários ativos.

Com dados como este em mente, é possível elaborar um esboço de estratégia de social media, usando como base quais rede sociais seus clientes fiéis e em potencial utilizam com mais frequência.

 

 

Um pouco sobre as principais Redes Sociais do Brasil

Os brasileiros estão entre os usuários mais ativos em quase todas as redes sociais disponíveis. Dentre as preferidas estão o Facebook, Instagram, Twitter, G+ e YouTube.

Cada uma é um espaço para compartilhamento de conteúdos diversos, com focos diferentes em formatos de mídia como o vídeo, a foto, o texto ou uma mistura de todos eles.

 

Facebook

O Facebook talvez seja o espaço mais completo no quesito redes sociais. Criado em 2004 por Mark Zuckerberg, a rede tinha como objetivo inicial o agrupamento de informações pessoais e compartilhamento de fotos e mensagens.

 

Instagram

Criado em 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger, o Instagram é uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos.

O principal diferencial da rede, responsável pelo grande interesse inicial, foi a existência dos filtros de imagem e o design clean e simples, parecido com o de um álbum de fotografias.

 

Twitter

Está entre as redes sociais mais antigas que se mantém ativas e relevantes atualmente. Fundada em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, o Twitter é considerado um espaço de microblogging.

 

Google+

Lançado em 2011, o Google+ é a rede social da Google, pensada para integrar todos os serviços oferecidos ou comprados pela empresa em um único espaço, além de oferecer novas funcionalidades, como a criação de círculos de amigos e chats ao vivo.

 

YouTube

O YouTube pode ser considerado como uma das primeiras redes sociais a serem rentabilizadas. Criado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, o YouTube foi originalmente pensado para ser um espaço de upload e compartilhamento de vídeos.

Atualmente, ainda é considerado o maior de seu segmento, apesar de concorrentes fortes terem surgido ao longo do caminho, como Vimeo e Snapchat.

 

Linkedin

O LinkedIn é uma rede social de negócios fundada em dezembro de 2002 e lançada em 5 de maio de 2003. É comparável a redes de relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais com o intuito de apresentar suas aptidões, de uma forma que outros profissionais da mesma empresa possam endossar, dando credibilidade ao conteúdo.

 

 

Gestao de Redes Sociais ML Midia Digtal e Consultoria em Marketing e Vendas Online

 

 

 

 

O papel das Redes Sociais no Marketing digital

Mas a pergunta que sempre surge é: “Vale a pena investir em marketing nas redes sociais no meu negócio em especial?”. E a resposta é sempre uma só: claro que sim.

O Brasil é o país que mais utiliza redes sociais em toda a América Latina, segundo dados da eMarketer, divulgados em junho deste ano. São 93.2 milhões de usuários que acessam alguma rede ao menos uma vez todo mês; quase metade da população do país concentrada nesses locais virtuais.

Com uma massa tão heterogênea de usuários, não importa o nicho de mercado no qual você atue, o perfil do seu cliente e o que você procura vender: é muito provável que o público que você deseja atingir esteja, em grande parcela, presente nas redes. E, para atingi-los, é preciso estar onde eles estão.

As social medias também são consideradas um valioso canal de mensuração de opinião. Através de pesquisas e questionários divulgados para seus clientes e seguidores através das redes sociais, é possível conhecê-los melhor, saber suas necessidades e adaptar a elas ideias para novos produtos e serviços.

 

 

Marketing Social: estratégias de Vendas para Redes Sociais

Cada Empreendimento, Negócio e Empresa deve possuir o seu nicho e público-alvo que queira atingir, e assim poder definir as principais Redes Sociais de atuação definidos para que uma boa estratégia de marketing social seja estruturada e traga bons resultados.

E, para colocar a mão na massa e conquistar o engajamento do usuários nas suas publicações, existem diversas possibilidades de caminhos a serem seguidos quando o assunto é estratégia de marketing para redes sociais.

Dentre as estratégias de marketing para redes sociais aplicadas com mais frequência, pode-se citar o marketing viral, promoções e os links patrocinados. Cada uma possui suas especificidades e atinge o público de maneiras diferentes.

 

Marketing Viral

Diferentemente do que se possa pensar, o conceito do marketing viral, ainda que com um nome diferente, não surgiu em conjunto com as redes sociais e a internet. Ainda que com a ampliação de possibilidades de divulgação e facilidades de acessos proporcionados pelo universo virtual seja mais fácil criar conteúdo que “viralize”.

São muitas as vantagens da aplicação prática do marketing viral em suas redes sociais:

  • Conquista de altas taxas de engajamento (curtidas, compartilhamentos, retweets, comentários, etc.).
  • Aumento no número de visitantes, leads, clientes e clientes fidelizados na página, perfil ou Site.
  • Consolidação da marca no mercado de nicho atuante como autoridade no assunto e referência em conteúdo de qualidade que gere interação.
  • Fidelização de novos clientes, gerando mais divulgação gratuita para a sua marca.

Por definição, o marketing viral é considerado uma estratégia de vendas que tem por objetivo principal encorajar pessoas a passarem uma mensagem publicitária adiante. Mas conquistar uma taxa de engajamento que seja considerada viral, com a concorrência existente hoje, é uma tarefa que requer muito estudo.

Atualmente, incorporar e elaborar a mensagem considerando a linguagem, trejeitos e formatos muito difundidos nas redes sociais é cada vez mais comum e capaz de gerar métricas excelentes de interação com os usuários. Isso porque estes sentem-se contemplados e refletidos pelo que está sendo veiculado em forma e conteúdo e não mais somente no produto divulgado.

 

Promoções

Ganhar prêmios e cortesias é algo que, por si só, inspira interesse e engajamento. A tática de oferecer os famosos freebies já era amplamente utilizada antes da internet e foi adaptada para se encaixar também no universo virtual.

Organizar sorteios de cortesias, ingressos e produtos, bem como oferecer descontos em serviços seus ou de parceiros é uma das estratégias que mais geram engajamento em quase todas as redes sociais.

É preciso encarar as curtidas, compartilhamentos, seguidores e marcações de amigos nos comentários, normalmente exigidos para validar a participação no sorteio, como uma moeda de troca. Ela pode ser considerada, inicialmente, uma alternativa ao dinheiro, mas, a médio prazo, poderá gerar mais receita.

 

Links patrocinados

A forma mais tradicional de divulgações de produtos e serviços na internet, apesar de oferecer algumas limitações, também deve ser levada em consideração nas redes sociais.

Os links patrocinados disponíveis em quase todas as redes sociais atualmente, em geral, é uma das primeiras estratégias na qual um empreendedor investe em redes sociais para atingir seu público-alvo que ainda não entrou em contato com a marca.

Dê preferência a estruturar a mensagem de divulgação de maneira sutil e o menos invasiva possível, para que o usuário não perceba logo de cara que o que ele está vendo no feed de notícias ou na dashboard não faz parte das publicações comuns.

Para que o uso das Redes Sociais como plataforma de divulgação e anúncio do seu Negócio dê resultado, é essencial ter uma Administração e Gestão adequada e profissional de todos os seus perfis.

Com um Serviço de Administração e Gestão das Redes Sociais utilizando as melhores ferramentas e estratégias profissionais, você garante que todos os seus perfis serão sempre ativos e gerem um melhor resultado, com retorno em Vendas para o seu Negócio.

As estratégias de marketing implementadas terão seus resultados monitorados a todo o momento e a interação com os usuários será personalizada e em tempo real.

 

 

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Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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