Marketing de Conteúdo para E-commerce funciona?

 

Não podemos mais tratar o E-commerce como uma novidade para o comércio varejista, pois já se tornou uma realidade.

Mas o que poucos sabem é como o Marketing de Conteúdo também está ajudando o comércio online a vender mais.

Quer impulsionar suas Vendas Online? Então continue conosco.

Se utilizando do Marketing de Conteúdo, suas estratégias e táticas, muitos dos mais importantes E-commerce do país estão conquistando a admiração de milhares clientes que acessam suas Lojas Virtuais motivados unicamente pelo desejo de comprar, mas encontram ali uma forma de se relacionar com o seu Negócio.

É isso mesmo, o Marketing de Conteúdo faz com que seus clientes sintam-se atraídos por sua marca, produto ou serviços pois estão tendo acesso a muitos  conteúdos relevantes, interessantes e úteis que estão sendo mostrados em seu Site e que irão ajudar seus Clientes a resolverem alguma necessidade momentânea.

 

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O que é o Marketing de Conteúdo para Ecommerce?

É uma ferramenta do marketing digital muito utilizada para divulgar o valor agregado que o seu Ecommerce tem para oferecer juntamente com seus Produtos ou Serviços, e se baseia nos seus princípios e como o seu Negócio  pode estar ajudando os seus Clientes.

Tudo isso sendo feito com a criação de diversos conteúdos e sendo compartilhados online, tendo como objetivo fidelizar e engajar seus clientes com sua Marca, Produtos, Serviços ou Empresa, tudo vai depender da sua estratégia.

O Marketing de Conteúdo, na verdade, parte do pressuposto de que o cliente deve ter acesso ao conhecimento, e essa é a palavra-chave!

Esse conhecimento pode ser transmitido através de:

  • Artigos – tratando de assuntos de interesse, e dentro do perfil, dos seus Clientes, da Marca, Produtos e Serviços;
  • Ebooks – com conteúdos relevantes e afeitos para resolver os problemas do seu público alvo;
  • Quiz – abordando temas do interesse dos clientes da marca.
  • Vídeos – educativos e explicativos, sempre ajudando o seu Público;

As formas de se utilizar o Marketing de Conteúdo, não tem limite, vai de acordo com o público que sua Empresa quer atrair, mas todas devem estar voltadas para agradar e fornecer conhecimento aos clientes, produzindo valor para sua Empresa ou Negócio, melhorando assim a fidelização e afinidade desses Clientes com a sua Marca.

Qual a vantagem do Marketing de Conteúdo para a minha empresa?

 

Atrair, Instruir e Reter atuais e futuros Clientes.

Não se trata puro e simplesmente de fechar Vendas, mas de fazer com que o seu Cliente tenha uma experiência agradável em sua Loja e com isso o prazer de voltar sempre que tiver que resolver algum problema de sua área de atuação, pois ele será atraído pelo seu conteúdo inteligente e dinâmico que estará a sua disposição em seu site de Vendas.

Uma grande fatia do mercado online não busca produtos somente por preço ou marca, Eles querem saber se podem confiar em sua Empresa, se o Produto ou Serviço adquirido no seu Ecommerce vai realmente ser entregue da forma que foi anunciado, querem saber da seriedade da sua   Empresa, pois, do contrário, não ficarão seguros para realizar uma compra.

Essa barreira da confiança é uns dos principais fatores de carrinho abandonado nas Lojas Virtuais e emperram muitas Vendas online.

A melhor forma de passar confiança para um possível cliente e que acabou de conhecer o seu Negócio Online, seria através de informações e a melhor maneira de passarmos essas informações é o Marketing de Conteúdo.

Veja este exemplo: você quer comprar uma batedeira de massas (bolos), mas existem vários modelos e marcas, qual escolher? Aí entra o Marketing de Conteúdo, com vídeos demonstrativos, receitas, testemunhos de clientes satisfeitos e muito mais.

Além de todas essas possibilidades, um Ecommerce que oferece grande variedade de conteúdos consegue fidelizar e atingir novos consumidores, pois muitos já se sentirão satisfeitos com as informações que você disponibilizou, não sentindo necessidade de sempre estar buscando em outros Sites.

Outra circunstância que demonstra a eficácia do Marketing de Conteúdo é o aumento do tráfego em sua loja. Com isso, sua empresa melhorará o seu ranqueamento nas plataformas de Buscas como o Google.

Alguns benefícios do Marketing de Conteúdo:

  • Aumento da confiança na sua Empresa;
  • Fideliza e qualifica seus clientes;
  • Atrai e atinge novos consumidores;
  • Melhora o ranqueamento de sua loja nos sites de busca na web;
  • Transformar sua Empresa ou Marca em uma autoridade no seu segmento;
  • Vendas mais rápidas e em maior quantidade.

Imagine! Sempre que um Cliente seu conversa com outra pessoa sobre um determinado Produto ou Serviço, e o primeiro nome que lhe vem a cabeça é o da sua Marca ou da sua Empresa.

Você consegue imaginar o alcance dessa informação e o poder dessa ferramenta?

 

A grande competitividade das Lojas Virtuais

 

Segundo pesquisas, em média, mais de 70% das Médias e Grandes Empresas já estão na internet.

E já não estão somente com sites institucionais e peças publicitárias com o objetivo de fazer propagandas e levarem os internautas a comprarem em suas lojas físicas.

Atualmente, é raro ver uma Empresa do Varejo que não possua sua loja virtual.

Isso faz com que o Mercado borbulhe de informações e novidades para os consumidores, é promoção relâmpago aqui, outra última novidade bombástica ali.

E a internet esta se transformando em uma arena, onde as Empresas lutam para chamar a atenção do consumidor, sempre da mesma forma, com Preço.

Se utilizando de técnicas variadas, cada empresa adota a estratégia que acredita ser a que mais se identifica com sua visão, mas infelizmente a maioria segue na mesma direção.

E as formas mais utilizadas segundo especialistas que as Empresas estão fazendo para se destacarem, na verdade seria o básico que um Ecommerce tem que ter hoje em dia no mercado digital.

 Não sendo assim diferenciais competitivos, tais como:

  • Formas de Pagamento (Facilitar ao máximo a vida do cliente no momento do pagamento, abrir as opções de parcelamento)
  • Preços mais Competitivos (Conseguir ao máximo um precinho melhor com os fornecedores, para garantir aquele desconto para seu cliente).
  • Entrega (Independente de qual seja o método ou a empresa de transporte que você utiliza, o produto precisa chegar no prazo na casa do cliente).
  • Frete Grátis (Isso sempre, quando eu digo sempre quero dizer que 90% das vezes, o chamativo “frete grátis” vai fazer o cliente escolher você, do que escolher outra empresa).
  • Pós-venda (Você pode achar que não, mas um espaço para que o cliente possa comentar o que achou da sua loja, e dos produtos comprados, são um diferencial).

Esses métodos já estão batidos no mercado online, esses chamados diferenciais já deixaram de ser diferenciais a muito tempo e se tornaram o essencial para um Ecommerce se manter no mercado.

Diferencial hoje é dia se chama valor agregado.

 

 

Porque é tão importante utilizar o Marketing de Conteúdo no E-commerce?

 

Como a competitividade do Mercado está cada vez maior, como falamos anteriormente e a maioria das Empresas só está fazendo o mais do mesmo, temos que agregar valor através do conteúdo  , das informações que estarão ajudando os seus Clientes de alguma forma.

A internet possibilitou a abertura de novos negócios, liberdade para as vendas, e custos menores, mas em contra partida se transformou em um ambiente de extrema concorrência com um mercado altamente competitivo.

Vamos citar como exemplo as vendas de cosméticos, atualmente existem milhares de lojas online vendendo os mesmos produtos, e todas com o mesmo objetivo: atrair clientes, fidelizar clientes, e gerar mais lucros.

Neste cenário, é através de formas inovadoras e criativas para prospectar e fidelizar seus clientes que a sua Empresa vai se destacar.

Introduza o Marketing de Conteúdo como ferramenta indispensável, que irá te ajudar, proporcionando uma interação maior entre empresa/cliente, gerando confiança e credibilidade.

Esse relacionamento é o segredo dos maiores negócios de sucesso da atualidade.

A Coca-Cola já não vende refrigerantes a muito tempo em suas propagandas, em suas peças publicitárias ela passa para o seu público o prazer de estar bebendo o seu produto, a felicidade de um almoço em família com o seu produto, a alegria e magia do Natal sempre com o seu produto em segundo plano…

Como Planejar o Marketing de Conteúdo

 

Em todo projeto bem sucedido houve planejamento.

Em uma empresa então, esse planejamento é imprescindível, desde sua criação até o atendimento ao cliente mais importante que executar uma determinada ação é planejar essa ação para minimizar o máximo possível os erros ou dificuldades a serem encontradas, isso vai levar a sua Empresa a alcançar uma tão esperada longevidade em sua área de atuação.

Essa regra tem que ser seguida também no Marketing de Conteúdo para Ecommerce, traçando quais ferramentas, estratégias, custos, material humano e investimentos a serem utilizados.

Como o E-commerce é uma atuação bastante sensível no mundo online, pois uma experiência negativa por parte do seu consumidor em seu site pode afastá-lo definitivamente do seu Negócio, o planejamento de marketing vai fazer toda a diferença.

Você já experimentou entrar em uma plataforma de busca na web e procurar por ‘pizza’, por exemplo? São mais de 880 milhões de resultados! Em qual página alguém encontrará a “sua” pizzaria delivery?

Vamos diretamente ao ponto: como planejar o Marketing de Conteúdo em seu Ecommerce:

  1. Conheça o seu público-alvo – mas conheça-o de forma personalizada! Qual a sua profissão? Quantos anos tem? Solteiro ou casado? Sua renda, seus hobbies etc?
  2. Produza conteúdos que aumentem o tráfego orgânico e visitantes em sua loja – foque na qualidade, mais do que na quantidade;
  3. Torne o seu cliente um lead – produza materiais como e-books gratuitos, interessantes, com assuntos relevantes, liberados a partir de um cadastro básico em que são solicitados nome e e-mail;
  4. Defina os KPIs – os Indicadores-Chaves de Perfomance, que são instrumentos que podem ser usados para medir vários indicadores de performance de sua página. Basta escolher os que mais lhe ajudarão e passar a usá-los. Além dos números de visitas, e cliques na página, outro bom indicador pode ser o número de pessoas que baixaram seus e-books, por exemplo;
  5. Valorize o visitante – entre uma postagem e outra direcionada ao seu público-alvo, encaixe outros assuntos interessantes e de grande relevância. Isso pode fazer com que o visitante comece a frequentar e falar bem do seu E-commerce e, quem sabe, passar a ser um cliente.

Desse ponto em diante, o foco deve ser a produção do conteúdo qualificado como intuito de estar instruindo e ajudando o seu Público a resolverem suas angústias e problemas momentâneos.

Inclua a diversidade da forma de comunicação como outro ponto importante, ou seja, utilize várias formas como artigos, banners, fotos, imagens, ebooks, gráficos, vídeos e etc.

Além disso é muito importante que seja definida a periodicidade de cada postagem, a linha editorial a ser seguida por todas as publicações criando assim uma identidade visual e uma boa equipe de redatores e revisores.

Use o Marketing de Conteúdo para educar os visitantes e os transformar em Clientes

 

Uma importantíssima informação que deve ser seguida são as etapas do funil de vendas, que é o assunto mais abordado quando se fala de Marketing Digital.

Vale lembrar as etapas:

  • Atrair
  • Converter
  • Relacionar
  • Vender
  • Analisar

Para quem não lembra, essas etapas são importantíssimas para a nutrição dos leads:  esse acompanhamento do lead desde a etapa do interesse, da atração pelo produto, até a conversão em vendas vai ajudar o seu Ecommerce a transformar visitas em Vendas.

O Marketing de Conteúdo está presente na maior parte dessas etapas, nutrindo o relacionamento entre você Empresa e o seu futuro Cliente, estreitando a confiança, gerando credibilidade, e consequentemente muito mais decisões de compra.

Marketing de Conteúdo também é bom para SEO e Aumento de Tráfego?

 

Sim. Na verdade, a otimização dos seus conteúdos com técnicas de SEO tem que fazer parte das estratégias para que o seus conteúdos consigam atingir o melhor resultado possível.

Conseqüentemente, com a otimização do seu conteúdo vai haver uma melhora significativa no posicionamento do seu Site nos buscadores como no Google, fazendo que o seu E-commerce seja encontrado com maior facilidade.

Ser encontrado nas buscas online é o primeiro passo para converter visitantes em novos clientes, e através do SEO seu tráfego vai se tornar contínua e crescente a cada dia.

 

Resumindo… Alguns dos principais motivos para investir em Marketing de Conteúdo

  • Baixo custo. Por incrível que pareça, o Marketing de Conteúdo custa até 62% menos que o Marketing Tradicional.
  • A informação/conteúdo – é a base do mundo contemporâneo. As pessoas estão procurando por informação, principalmente antes de realizar alguma compra.
  • O conteúdo que agregue valor a você e aos seus negócios, geram muito mais credibilidade, e
  • Nós sabemos que o mundo agora investe muito mais no inbound marketing do que no marketing tradicional, o Marketing de Conteúdo é a base para tudo acontecer.
  • Muito mais agilidade no processo de vendas. Você consegue educar o cliente sobre sua empresa, produto ou serviço. O cliente não precisa nem passar pela equipe de vendas, por saber tudo sobre o que ele precisa antes de comprar.
  • Com o Marketing de Conteúdo há uma intimidade e engajamento muito maior entre sua Empresa e o seu Cliente.

Acredito que você já tenha entendido a importância do Marketing de Conteúdo para o seu Ecommerce, e o quanto ele pode fazer por sua marca e alavancar suas Vendas Online.

Esse contexto é o que, de fato, faz com que o marketing de conteúdo seja tão interessante na fidelização e captação de clientes.

Vamos agregar Valor a sua Marca, Empresa ou Negócio!

 

 

 
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Qualquer dúvidas estamos a disposição,

Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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