Como essa Jornada vai beneficiar a sua Empresa

 

Para que uma Compra seja efetuada existe uma trajetória ou Jornada que todo Consumidor percorre, esse processo de compra se inicia no momento da busca por uma solução de algum problema que o seu Cliente precisa resolver,  analisando as informações sobre a sua Empresa e determinado Produto ou Serviço, até a finalização da Compra com o pagamento da sua Venda.

A cada dia o Processo de Compra se torna mais complexo,  e entender esse caminho percorrido pelo seu Cliente dentro da Jornada do Consumidor desde o primeiro contato com sua Empresa, Produto ou Serviço vai proporciona uma importantíssima vantagem Competitiva no mercado em que sua Empresa atua.

A verdade é que seus Clientes estão cada vez mais exigentes e criteriosos, e a consequência disso é que estão elevando cada vez mais a competitividade do mercado, que por muito tempo se manteve estático mas devido a esse movimento dos seus consumidores devem procurar novas técnicas e estratégias para satisfazer essa nova geração de consumo.

 

 

Iniciando a jornada

 

Atualmente, grande parte das pessoas (mais de 80% dos consumidores) antes de saírem de casa para adquirirem algum produto ou serviço, estarão fazendo buscas em vários sites para verificar todas as características, comparar qualidade e preços, investigar opiniões de outros consumidores, enfim, analisar e identificar o que é melhor ou mais vantajoso em relação ao seu desejo de consumo, e ai sim estarão aptos a comprarem online ou saírem de casa para suas compras em uma lojas físicas no comércio local.

A Jornada do Consumidor é um modelo utilizado principalmente pela área de Marketing e Comercial de grandes Empresas, pois irá identificar em qual estágio da compra o seu cliente esta naquele momento.

Deste modo é possível produzir e entregar as informações certas e adequadas no momento em que o seu Cliente esta, sempre com o objetivo de educá-lo e ajudá-lo para tomar a melhor e mais segura decisão.

 

 

Os 05 passos essenciais para sua Jornada

 

Exposição

É sua Empresa que escolhe o seu Público alvo, não o contrario. Conhecer qual público você quer atingir é a regra mais importante no processo de exibir aquilo que se deseja divulgar.

Só podemos expor algo relevante para um determinado público se conhecermos bem o grupo de pessoas compatíveis com o perfil daquilo que se tem a oferecer.

 

Descoberta

Temos que descobrir sobre o interesse individual do cliente, isso se dá quando identificamos a necessidade deste cliente, e neste momento o Consumidor se identifica que o que sua Empresa tem a oferecer é exatamente o que ele vem buscando como solução para o problema dele.

Então, as ofertas e possibilidades que venham a solucionar este problema que ele esta vivenciando é fundamental nesta etapa da Jornada do Consumidor.

 

Consideração

Momento no qual o consumidor sabe o que precisa e já identificou o problema que tem e precisa resolver.

Considerar as necessidades dos clientes e mostrar que sua Empresa tem as Soluções que eles estão buscando é o essencial.

As ofertas já chamaram a atenção deles, logo é hora de encaixar o seu perfil de consumidor e características ao produto e serviço que ele já encontrou.

Afinal de contas aquilo que um Cliente considera importante em um item pode não ser tão admirável para outro.

 

Avaliação

Hora na qual está sendo desenvolvido comparações e balanceamentos a respeito daquilo que o consumidor quer adquirir para satisfazer seus anseios.

Sua Marca, qualidade, parâmetros de preços, características e pesquisas e mercado estão sendo critérios de muita importância do comprador nesta hora.

Nesta fase não temos muito que fazer, nosso histórico que irá pesar na sua decisão.

 

Decisão

Comprar ou não comprar? Eis a resposta: a decisão e última fase do processo é aquela na qual o consumidor já tem variadas opções do mesmo produto ou serviço e precisa decidir o que de fato ele vai levar.

Deste modo, tem-se uma avaliação final, revisão de características e clareza de quem está fornecendo a melhor solução.

Nesta etapa o consumidor já tem todas as informações que ele precisa para realizar a sua compra.

Sua Empresa já tem que ter deixado bem claro até aqui os seus diferenciais frente à concorrência, para que com isso deixe o consumidor o mais seguro possível e não tenha dúvidas na hora de escolher o seu Produto ou Serviço.

Essa é a hora, o consumidor decide neste momento qual é a melhor solução para o seu problema e efetua a compra.

 

Como adequar a Jornada do Consumidor a sua empresa?

 

Cada empresa tem um público diferente em termos de perfil. Compreender este perfil é o alicerce para um conhecimento mais abrangente de tal público, e consequentemente, que este cliente possa encontrar na sua Empresa a solução perfeita daquilo que ele vem buscando para resolver o seu problema.

Traçar uma tática de vendas para buscar esse público alvo específico é o desafio de todos os Negócios e Empresas atualmente.

Para isso, a Estruturação e o Planejamento são peças fundamentais na atualização de suas estratégias.

Pontos de atuação como: Linha Editorial, Propaganda Segmentada, Divulgação Direcionada, Argumentação Comercial, Exposição, Vantagens e Benefícios, Carta de Vendas, Fidelização e etc… são fundamentais e de suma importância  para conquistar estes clientes que estão a cada dia mais exigentes e quando satisfeitos serão um dos maiores propagadores da tua Marca, Produto ou Serviço.

Um cliente bem informado e satisfeito com a compra que fez dentro de uma negociação de vendas bem sucedida é com certeza o objetivo de todo Empresário.

 

 

 

Vantagens da Jornada do Consumidor

 

Quando se coloca como prioridade na sua Empresa o foco no seu Cliente e em sua Jornada para chegar a Venda, sua Empresa irá procura melhorar o processo de venda como um todo, tendo vários pontos como prioridade:

  • Sempre estar se Aprimorando;
  • Buscar uma proximidade com o seu público-alvo;
  • Melhorar o processo de atendimento;
  • Exaltar os pontos fortes e estabelecê-los como ingredientes estratégicos na excelência da jornada.

Entender qual tipo de modelo de jornada pose ser desenvolvido com maior precisão desde a pré-venda até a trajetória final rumo ao pós-venda.

Este processo não é único, pode e deve ser flexível de acordo com o seu ramo de atividade e público atendido.

Estabelecer os critérios mais convenientes e organizá-los, objetivando antecipar os problemas que irão aparecer durante a Jornada é essencial para uma Jornada de Sucesso.

Muitas perguntas e indagações são de estrema importância para elaboração desse Processo.

Qual a melhor forma de comunicar-se com o seu Cliente?

Qual conteúdo será mais impactante?

O que estamos oferecendo vai realmente ser a solução para os seus problemas?

 

 

 

Tornando sua Estratégia a Melhor Possível

 

Talvez Você esteja pensando, minha Empresa não tem essa estrutura ou profissionais necessários para executarem com maestria este tipo de serviço?

É verdade, mas não é motivo de desespero, a atitude mais assertiva e positiva nesta hora é a contratação de um Consultores em Marketing Digital, que é o profissional mais indicado e Especialista para montar e executar o seu Projeto.

Como exemplo disto e forma de estarmos auxiliando na sua tomada de decisão estaremos pontuando alguns itens importantes para sua melhor escolha.

  • Busque Consultores que faça uma divisão de clientes fidelizados e suas respectivas opções em uma esfera bem específica, visualizando a concentração de clientes em determinados pontos do site.
  • Contrate ferramentas de email marketing, nas quais irão te ajudar na criação de listas e aferição de resultados.
  • Contrate ferramentas de segmentação de perfis, a fim de tornar a compra mais instigante e segmentada.
  • Interaja com o seu público através de enquetes para um retorno preciso do desempenho do consumidor do início ao fim da jornada.
  • Uma Analise precisa dos seus dados vai ajudar na tomada de decisões mais assertivas.

  

 

O Sucesso garantido da Jornada

 

Explorar bem as fases da jornada, dando igual relevância a todas elas, buscar uma estratégia precisa, analisando de forma simples e direta os parâmetros de promoção e processos da Empresa, de maneira correta e sempre focando na satisfação da Cliente é certeza do sucesso.

Adaptar-se ao mercado e ao público, inovar, e sempre melhorar é um ponto-chave esquecido por vários empresários, sendo essencial para uma vida sadia e duradoura de qualquer Empresa.

O seu público já não é o mesmo, logo a sua capacidade de alterar o se processo e melhorar o seu atendimento é de extrema importância para o sucesso da sua Empresa.

 

 

 

Chame atenção dos seu Clientes com o Método AIDA de Marketing

 

Atenção

É preciso que sua Empresa se utilize da publicidade mais assertiva e que atinja da melhor maneira o seu Público Alvo, nesta etapa o importante é chamar a atenção do seu Público.

 

Interesse

O  Consumidor em potencial já conhece as características do produto e serviço, então é hora de cativar o seu futuro Cliente, mostre o seu diferencial.

Desejo

Promoções, Vantagens especiais, Produtos ou Serviços Exclusivos Marca Desejada, o importante é gerar o Desejo nos seus futuros Clientes.

Ação

Este é o objetivo do método AIDA, esta é a melhor fase do seu Cliente, é o momento que a compra é finalizada, etapa em que o engajamento acontece.

Bônus: Não pule nenhuma das etapas anteriores se quiser se relacionar bem, ser importante e ter sua empresa em foco de procura. Não seja igual, busque seu modo relevante de ser. Fuja de padrões e crie seu estilo de jornada.

 

 

 

Vantagens que as empresas de Consultoria em Marketing Digital oferecem

 

Contratando uma  Consultoria em Marketing Digital, o desenvolvimento das melhores estratégias é assegurado, pois estará trazendo para dentro da sua Empresa um Especialita e suporte no planejamento do seu projeto.

Busque Empresas de Consultoria que tenham cases de sucessos, pois não estará dando um tiro no escuro, e sempre objetivando e com destaque para os itens de otimização  e marketing de conteúdo.

 

 

Colocando em prática

 

Vamos supor que a sua Empresa trabalhe no setor imobiliário e queira vender casas para clientes que procuram este tipo de transação.

Seu foco não precisa ser exatamente somente neste interesse de público considerado os avaliadores de casas para comprar, mas também em pessoas que possam somente estar pensando em trocar de casa, por exemplo, ou mora em apartamento, mas decidiu agora ir para uma casa.

Então, seria uma ótima ideia demonstrar as vantagens de se morar em uma casa e até mesmo explicar como poderia ser interessante mudar de um apartamento para uma casa.

Contando com ferramentas adequadas, e estratégias que irão chamar atenção do seu cliente, pois Você já sabe que esse cliente está realmente interessado em adquirir um imóvel, esse é o objetivo dele.

Sua imobiliária vai demonstrar exatamente os tipos de casa que mais se adequam ao perfil e estilo desse cliente, avaliando, preço, espaço, ambientes, rotina, quantidade de pessoas na família, plantas de imóveis e sugestões de bairros.

Já na fase final da Jornada desse Consumidor e contando com toda uma Análise de Possíveis imóveis e soluções para o seu cliente, é hora de reforçar as opções que este considerou mais relevantes, e neste momento mostrar que ele não poderia deixar o negócio escapar, pois de acordo com as necessidades dele, seus imóveis são os melhores e com os maiores benefícios que irão resolver os problemas ou angústias que ele esta passando.

Resumindo a Jornada do Consumidor serve exatamente para isso, com ela sua Empresa via conhecer o perfil do seus Clientes ou futuros Clientes e com isso poder oferecer a melhor solução para o que ele esteja buscando, seja um Produto ou Serviço.

 

 
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Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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