Montamos um Guia Completo com Estratégias para Posicionar o seu Negócio nas Buscas Locais do Google

 

O SEO é uma das principais ferramentas utilizadas quando o assunto é ranqueamento de sites nos mecanismos de busca.

É através da Search Engine Optmization (SEO) que conseguimos encontrar todo e qualquer conteúdo on-line de maneira direcionada para solucionar nossos problemas e tirar nossas dúvidas.

Com a internet avançando na velocidade da luz, a concorrência entre nichos de mercado também cresce exponencialmente.

Isso faz com que diversos portais, sites, blogs e empresas estejam sempre disputando as primeiras colocações dos resultados de busca para algumas poucas palavras-chave, visando rentabilizar seus empreendimentos virtuais.

A busca local do Google, Yahoo!, Bing e outros é uma alternativa que pode alavancar seu site e deixá-lo bem posicionado com a concorrência reduzida.

 

Como Melhorar o Posicionamento do seu Negócio nas buscas do Google ML Mídia Digital e Consultoria

 

O que é Busca Local e por que apostar nessa Alternativa?

A Local Search pode ser definida como um recurso disponibilizado pelos mecanismos de busca que exibe resultados de pesquisa com base na localização do usuário ou um local sugerido.

Para que Você possa entender melhor, vamos dar um exemplo: caso você esteja na cidade de Vitória/ES e pesquise no Google por “Restaurante”, o recurso da busca local tem como função filtrar os resultados dessa pesquisa.

Após essa filtragem, o que é exibido nas primeiras posições são restaurantes mais próximos a você, cujos sites estejam otimizados.

Sem este artifício, sites de Restaurantes de todo o Brasil apareceriam para você como resultado para a palavra-chave pesquisada.

Informações como reviews do lugar, site e telefone para contato também servem para distinguir os resultados de pesquisa derivados da Local Search.

Se o seu empreendimento é ou possui um espaço físico, investir na otimização das buscas locais é uma excelente maneira de conseguir uma boa posição no ranqueamento do Google.

Isso porque, por não ser um recurso amplamente explorando, a concorrência na escolha de palavras-chave diminui e você pode conquistar novos clientes simplesmente por ser um estabelecimento próximo a eles que apareceu primeiro nos resultados de busca.

O objetivo da otimização para busca local continua o mesmo do SEO convencional: aumentar o número de visitantes, gerar leads, conquistar clientes, Vender Mais e ampliar seu Negócio.

 

O que é Busca Local ML Mídia Digital Consultoria em Marketing e Vendas Online

 

Cadastre seu Negócio no Google Places

Também conhecido no Brasil como Google Meu Negócio, o segmento Places da maior empresa de buscas do mundo é o lugar onde tudo começa se você deseja investir em otimizar seus resultados na Local Search.

Para que o seu negócio apareça nas pesquisas localizadas e na busca local do Google, você precisa cadastrá-lo na aba Places da plataforma. Não economize nas informações e coloque todos os dados que tiver sobre o local, como telefone, endereço, e-mail e horários de funcionamento.

Ter o logotipo da empresa presente neste cadastro também passa mais credibilidade ao usuário e é altamente recomendado pelo Google. Adicione também fotos do local e dos produtos disponíveis.

Ao realizar esse cadastro, o seu estabelecimento também passa a aparecer no Google Maps, o que vai facilitar a sua localização para novos clientes e o torna um ponto de referência para quem está traçando determinada rota.

 

 

SEO Local

Para que o seu estabelecimento seja encontrado em uma boa posição pelo Google na Local Search, é necessário fazer um reconhecimento detalhado das palavras-chave que serão trabalhadas.

Fazer com que o seu estabelecimento seja encontrado por todos para os quais ele é relevante de alguma maneira é crucial para manter uma boa posição na busca local.

Por isso, é comum utilizar localizações vizinhas na elaboração da lista de palavras-chave a serem usadas. A frequência de uso conjunto irá depender do segmento de atuação do seu negócio.

Agregue especialidades relacionadas ao termo genérico que faz parte da sua combinação principal de palavras-chave.

Isso permite que o Google considere o seu site relevante para mais termos pesquisados que fogem do padrão de combinação de palavras-chave selecionado inicialmente.

 

 

Anúncios em Sites de Guias Comerciais locais

O grande segredo de sucesso de qualquer site na internet é o senso de confiabilidade e de autoridade no nicho que ele passa para seus clientes e usuários da internet.

Existem diversos métodos utilizados para conseguir inspirar confiança em que está fazendo uma pesquisa on-line e, no caso da busca local, um dos principais é utilizar os Guias Comerciais a seu favor.

Cadastrar seu site e a sua empresa em um Guia Comercial da sua Cidade ou Região, vai melhorar o seu posicionamento, uma vez que todas essas referências passam a fazer parte do banco de dados do Google. Além disso, você irá oferecer ao usuário as informações que ele precisa em um site específico e confiável para a sua Cidade de atuação.

Procure por Guias Comerciais que te ofereça uma grande variedade de Benefícios para o os seus Parceiros Anunciantes, como uma Página Exclusiva e completa do seu Negócio com uma descrição da sua Empresa, Produtos e Serviços, com imagens, mapa de localização, vídeo, entre outros.

Busque por Guias Comerciais que sempre preze pelo conteúdo natural, sucinto e que contenha palavras-chave pré-selecionadas. Nós recomendamos os Guias Comerciais Acheis.

 

 

Aposte nos Reviews

Resenhar a experiência de frequentar determinado espaço, loja, restaurante, hotel, etc., vem ganhando cada vez mais força no Brasil. O que já é um hábito em outras partes do mundo, agora tem cada vez mais destaque aqui, tanto para as pessoas como para o algoritmo do Google.

Lugares resenhados no Google+ ou no Google Mapas, independentemente da natureza da opinião, conseguem ajudar o seu Site a conquistar mais facilmente uma posição melhor nas buscas locais.

Ofereça descontos na próxima aquisição, algum bônus ou brindes para aumentar o número de resenhas disponíveis on-line sobre o seu estabelecimento e melhorar o posicionamento na Local Search.

 

Aposte nos Reviews ML Mídia Digital Consultoria em Marketing e Vendas Online

 

Link Building para o Google confiar em você

Trabalhar a relevância do seu site é muito importante para todos os envolvidos na pesquisa: você, o usuário e o Google. E uma das ferramentas de SEO que mais auxiliam na criação dessa rede de relevância na busca local é o Link Building.

Ter outros sites, Guias Comerciais, blogs, portais, etc., linkando para o seu é um dos critérios de ranqueamento mais importantes utilizados pelo Google, uma vez que ajuda a construir a imagem de autoridade no nicho para a sua marca.

É claro que nem sempre é possível construir esse acervo de links de forma totalmente gratuita, mas é sempre possível atuar como patrocinador e/ou colaborador em outros espaços e manter os ícones para as redes sociais sempre atualizados para conseguir manter a sua posição na Local Search.

Outro ponto importante é procurar realizar a estratégia de Link Building contando com links que apontem para a sua palavra-chave principal. Nem todos precisam ser assim, e nem é recomendado, mas ter alguns links deste tipo circulando é importante para a construção da sua imagem e posicionamento nas buscas locais.

 

 

Design Responsivo no Site

Um site ajustável para dispositivos móveis é de vital importância para uma estratégia de SEO convencional e não é diferente com os resultados da busca local.

O algoritmo do Google foi alterado para considerar o design responsivo como um fator que aumenta a credibilidade de um site.

Por isso, todo e qualquer espaço virtual que não seja responsivo já pode perder algumas posições valiosas na Local Search, que poderiam fazer toda a diferença na hora de conquistar e fidelizar novos clientes.

 

Criar Sites Profissionais ML Mídia Digital Consultoria em Marketing e Vendas Online

 

Invista em interações nas Redes Sociais

Por serem relativamente novas e estarem em constante mudança o tempo todo, as estratégias de marketing e SEO ainda não são dominadas por todos com facilidade.

Por isso, é comum que diversos sites concorrentes não tenham um Perfil em nenhuma Rede Social ou não saibam como administrá-las de forma profissional caso as tenham.

As redes sociais representam o espaço de interação mais horizontal disponível no marketing digital atualmente.

A possibilidade de interagir em tempo real com os clientes e aumentar a eficiência das respostas a dúvidas, questionamentos, sugestões e reclamações fazem das redes um espaço essencial para qualquer estabelecimento.

 

 

Saiba o que a concorrência está fazendo

Conhecer as estratégias que estão sendo utilizadas por estabelecimentos concorrentes é muito importante para saber direcionar a sua própria organização.

Isso porque possibilita que você aperfeiçoe o que está dando certo e fuja do que não traz resultados na melhora da posição na Local Search.

Escolha os concorrentes mais bem colocados para fazer uma Análise Completa de Presença Online do que está sendo feito a respeito de otimização e SEO em seus sites.

Existem muitas Ferramentas pagas e gratuitas que permitem avaliar seu nível de relevância e saber a sua posição com relação a eles e a sua otimização.

Ao iniciar esse processo de coleta de informações, é sempre importante ter algumas perguntas básicas em mente, como:

  • O conteúdo que eles produzem é melhor do que o meu? Como posso subir o nível do que está disponível no meu site?
  • O Site deles está trabalhando corretamente as palavras chave?
  • Suas redes sociais são ativas? Existe uma boa métrica de interações? Como posso melhorar os meus perfis?
  • Eles exploram a produção de conteúdo multimídia? Isso funcionaria para o meu empreendimento?

Saber em qual nível você se encontra quando comparado aos seus concorrentes, em todos os segmentos da otimização, permite que você enxergue o que precisa ser mudado e o que pode ser aperfeiçoado.

 

Tenha um Site Profissional da sua Empresa ou Negócio, se estiver com alguma dúvida entre em contado com nossos canais aqui abaixo.

 

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Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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