Email Marketing ainda Funciona?

 

Por diversas vezes já foi decretada por gurus online a morte do Email Marketing, entre as justificativas seria a migração dos usuários para as Redes Sociais, ou que devido ao grande volume de emails recebidos as pessoas perderiam o interesse em ler.

Mas o que vimos no decorrer dos anos foi o contrário, em 2015 existiam 2,5 bilhões de emails ativos no mundo e a estimativa para o final de 2017 será de 4,8 bilhões de contas ativas, ou seja, o número de usuários vai praticamente dobrar em apenas 2 anos.

No Brasil, 52% dos usuários passam, pelo menos uma hora do dia, lendo emails, e 58% deles acessam a caixa de entrada assim que recebem uma nova notificação. Desse público brasileiro mais de 80% acessam seus emails em dispositivos móveis, e o dia da semana que mais se abrem emails é no sábado.

O fato é que o Email Marketing ainda é uma ferramenta fundamental para o crescimento das vendas da sua Empresa.

Com altas taxas de entregas, os emails geram 18 vezes mais conversão do que os demais canais de mídias online, isso se deve pela proximidade desta ferramenta como público alvo, que interage ativamente quando se inscreve para receber suas novidades.

 

 

 

Email Marketing ainda Funciona ML Midia Digital e Consultoria

 

 

 

O que é Email Marketing?

 

O Email Marketing é uma das mais rentáveis e econômicas opções de publicidade digital, uma Campanha bem planejada e estruturada pode gerar tráfego para o seu site e também aumentar a conversão de leads em vendas.

Essa incrível ferramenta sendo bem utilizada é capaz de conduzir um público frio a clientes ávidos a comprar e adquirir seus produtos ou serviços, podendo também  estar fidelizando seus  clientes a custos relativamente baixos

O utilização de email ainda é um dos principais motivos de acesso a internet no Brasil, segundo estudos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Geralmente o email marketing é usado como a principal forma de comunicação entre muitas Empresa e seus consumidores ou potenciais clientes.

Anos atrás o uso do email não era visto como uma ferramenta de marketing, mas sim como uma versão digital de propagandas enviadas via correspondência (também conhecidas como “mala direta”). Por essa razão, durante muitos anos o email marketing era visto como uma comunicação invasiva.

Mas como o tempo ele evoluiu, e hoje é reconhecido pelos melhores profissionais de marketing como uma das maneiras mais importantes e pessoais de se comunicar com seus consumidores.

 

 

Os 4 melhores tipos de emails para sua estratégia

É extremamente importante conhecer os diferentes tipos de emails que a sua empresa pode utilizar dentro da sua estratégia ou objetivos a serem alcançados.

 

Avisos e Atualizações de Site

Este é o tipo mais comum de email, sempre é enviado para um público quando é postado algum artigo ou novidade em seu site.

Excelentes forma para iniciar uma interação como o público interessado no seu site.

Normalmente é enviado para as pessoas que se inscreve na sua lista pela primeira vez, essa é a porta de entrada para transformar leads em clientes.

Newsletter

A newsletter é uma velha conhecida dos Ecommerces e alguns sites. Muitas empresas enviam para sua lista de contatos as atualizações mensais ou semanais.

Uma newsletter  bem estruturada como uma boa identidade visual e criatividade é sinal de bons resultados de abertura e leitura, por isso invista um pouco de tempo e capricho para melhorar seus resultados.

Convites para Eventos e Promoções

Emails são excelentes para divulgar Promoções ou Eventos que você está organizando, o importante nessa comunicação é apresentar de forma clara as informações das promoções e eventos para que não gerem dúvidas para quem recebeu a mensagem.

É muito comum nesses tipos de email não serem incluídas as informações necessárias, data de inicio e fim, local, data, hora, limite de participantes, entre outros. Lembre-se também de colocar em destaque o link direto para a página da Promoção ou Evento.

Emails de nutrição de leads

Essa forma de email consiste em ajudar o seu público a percorrer uma seqüência de emails com o objetivo de vender e conforme o objetivo da sua Campanha e as suas ações vão determinar como o seu público será atingido.

Quando incluído um lead em um fluxo de nutrição, seus emails terão como conteúdo informações relevantes e segmentadas para um público especifico.

Esses são emails que ajudam o lead a caminhar pelo Funil de Vendas até uma posição clara de compra.

Mesmo que esse lead chegue até o final deste Funil de Vendas sem ter se tornado um efetivo cliente, ou seja não ter efetuado a compra, sua empresa pode estar o colocando em um novo Funil com assuntos mais específicos, continuando a conversa com mais conteúdos relevantes e segmentados mantendo esses leads em contato e que podem aumentar a probabilidade de conversão.

 

 

As 03 piores práticas de Email Marketing

  • Compra de lista de emails: Essa é a pior das 03 práticas, pois quando se compra uma lista, duas coisas são certas, uma listas de extrema  baixa qualidade com emails inválidos e que não se encaixam no seu segmento, sua empresa será vista como spammer, fazendo você perder credibilidade no mercado.
  • Falta de segmentação:  A não Segmentação da sua lista de contatos antes do envio é enviar email para quem de fato quer receber ou não se interessa por aquele assunto, isso também ajuda no aumento de rejeição da sua marca.
  • Muito email: Essa prática vai criar uma grande aversão do seu público em relação aos seus emails, pois elas não querendo mais receber os seus emails, simplesmente vai para de abri-los em vez de se descadastrar da lista.

 

Como Construir uma lista de emails segmentada?

Conforme testes e estudos na prática uma lista de contatos de email pode perder até 22% a cada ano de pessoas ativas ou interessadas. Os motivos mais comuns são mudanças de endereços de email, abandono de contas antigas e de contatos que optam por sair da sua lista.

Por estes motivos, o trabalho de construção de uma boa lista de emails tem que ser constante e com estratégias bem definidas. Mas por onde começar?

Temos várias soluções, mas o que jamais recomendamos é a compra de listas de emails.

O primeiro passo é inserir de forma bem visível em seu Site ou Ecommerce um espaço ou formulário de cadastro para coletar os emails e contatos dos visitantes interessados no seu ramo de atuação.

Será através dessa lista cadastrada que a sua Empresa vai trabalhar toda comunicação com esses leads, como newsletters, promoções e novidades.

Algumas estratégias facilitam essa coleta de emails como as chamadas iscas digitais, que vai permitir o cadastro do contato do lead em troca de algum benefício, desconto, produto ou serviço.

Lembre-se  quanto mais simples for o processo para seus usuários cadastrarem seus emails, mais endereços você vai coletar. Portanto, facilite a experiência do usuário no seu site.

Se o objetivo for pedir outras informações, além de nome e email, é melhor deixar para um próximo momento, pois de posse do cadastro inicial, sua empresa poderá estar fazendo novas ações e coletando esses dados.

Isso é de extrema importância pois o pedido de informações em excesso pode fazer com que o visitante desista do seu cadastro.

Tão importante como conseguir novos cadastros é manter os que você já existem, e a melhor forma de manter esses contatos próximo ao seu negócio, é através do envio de contínuos conteúdos relevantes, sempre nutrindo de informações seus Leads.

 

Um bom planejamento de Email Marketing é composto por 5 etapas básicas:

 

Crie Conteúdos Segmentados e Personalizados, que permitam uma comunicação direta como o seu público, oferecendo conteúdos relevantes. Sem essa segmentação o seus Leads podem perder o interesse pelo seu Negócio.

Conheça o seu Usuário, o consumidor está a cada dia mais exigente e para conquistar e fidelizar esse público é nescessário conhecer muito bem os desejos e problemas que eles estão passando.

Defina seus Objetivos, tenha bem definida os objetivos das suas estratégias, sempre levando em consideração a forma de estar se comunicando de maneira mais clara possível.

Planeje os Conteúdos, crie um calendário de conteúdos relevantes, defina dias específicos da semana para a publicação desses conteúdos, sempre com o público a ser atingido e uma seqüência lógica de envio.

Determine a freqüência de envios, para nutrir um lead é muito importante definir a freqüência de envios e o tempo que o seu público vai consumir essas informações.

 

 

Nem sempre o objetivo do email é vender

O que vemos com bastante freqüência nas estratégias online, é que diversas Empresas tem como  principal pensamento a utilização do Email Marketing com o objetivo de gerar vendas.

Na maioria dos casos esse é realmente a estratégia correto, mas somente para Empresas que tenham uma estratégia e público maduro para esse fim, não adianta oferecer um produto ou serviço para um público que ainda está frio, ou sem empatia com o seu negócio.

Por este motivo é importantíssimo tratar o email como um canal de relacionamento onde toda a estratégia estará focada em fazer os Leads avançarem na jornada de compra, principalmente através de conteúdos de qualidade e relevantes para aquele determinado público.

Mantenha uma comunicação continua e pontual com esse público específico, utilizado os  04 tipos de emails já abordados neste artigo.

Nesta comunicação sua Empresa poderá incluir ofertas que englobam todas as etapas da jornada de compra, incluindo seus produtos ou serviços.

Contrate ferramentas que permitam a segmentação de sua lista de emails por interesse, pois irá facilitar bastante a comunicação com os seus Leads de forma mais personalizada.

Um erro bastante comum em estratégias mal planejadas, são Campanhas enviadas para toda a sua lista ou base de emails, pois essa ação não amplificar seus resultados. Como exemplo seria  o mesmo que ofertar produtos do vestuário feminino  para o público masculino ou vice-versa, isso não  irá trazer bons resultados.

 

 

As 7 razões pelas quais o Email Marketing vai te ajudar

  1. Alto volume de usuários
  2. Dados acessíveis
  3. Total controle do e-mail
  4. Interatividade
  5. ROI superior
  6. Grande alcance
  7. Alto retorno financeiro

 

 

 

O Email Marketing está mais vivo do que nunca, ele vem evoluindo e acompanhando todo o avanço tecnológico que vemos na atualidade para oferecer mais possibilidades no marketing digital e entregando resultados cada vez melhores para suas Campanhas.

Mas para isso devemos estar utilizando essa grande ferramenta e seus benefícios de maneira estratégica e sempre analisando cuidadosamente os dados mensurados.

Agora que você já sabe de todas essas vantagens do Email Marketing para uma melhor comunicação e aumento nos resultados de vendas, utilize essa poderosa ferramenta para elevar o seu faturamento, através de uma bem estruturada Campanha de Vendas Online.

 

 

Gostaria de Promover seu Negócio, Empresa, Produtos ou Serviços com a ajuda do Email Marketing?

Entre em contato e lhe passaremos mais informações…

 

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Qualquer dúvidas estamos a disposição,

Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

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