Como o Marketing de Conteúdo vai ajudar o seu Negócio a conquistar Clientes

 

Marketing é todo o processo utilizado com o objetivo de apontar quais e que tipos de Produtos ou Serviços são relevantes aos consumidores.

Para que este parâmetro seja bem avaliado o marketing sempre se ampara em estratégias de comunicação e o estreitamento na relação com o cliente, a fim de satisfazer os seus desejos e finalizar a venda, em uma relação recíproca de lucratividade para ambas as partes.

 

 

Marketing de Conteúdo

Esse modelo tem sido adotado de uma forma impressionante, e isso se dá sem dúvida porque tem trazido resultados positivos e assertivos se aplicado corretamente.

Na prática o conteúdo tem cumprido de fato a conversão de possíveis clientes em compradores em potencial.

Diferenciar o conteúdo e a comunicação ainda é a melhor forma de uma empresa se mostrar. Não importa se o conteúdo vai manter aquele cliente que já existe ou captar um novo. O enfoque é educar o cliente e traze-lo mais para perto através do Marketing de Conteúdo.

 

 

Conquiste novos Clientes com o Marketing de Conteúdo

 

 

 

Qual escolher? Outbound marketing ou Inbound marketing

O outbound é um tipo de marketing voltado para entender o cliente e levar a  área comercial da Empresa ao encontro desse cliente.

Para isso, há um processo de trabalho onde é feito uma análise do perfil do público que se quer atingir, evitando ter a estratégia de abordagem certa, mas o público alvo não ter o perfil que se quer atingir, ou ter o perfil de público definido, mas não ter as estratégias de abordagem corretas.

Depois de estabelecida esta lógica inicial, se dá início a desenvolver no cliente os pontos fortes da marca de acordo com sua necessidade, negociar a venda e fechá-la.

Já o inbound é um modelo mais atual de marketing que capta e atrai clientes, guiando e educando esse público para a concretização da venda.

Então nesse segundo modelo a percepção é que o cliente vá até a empresa buscar aquilo que ele quer e sabe que a marca possui.

Gere um conteúdo que faça da sua marca uma autoridade no assunto e que destaque a qualidade dos seus Produtos ou Serviços.

Surpreenda o seu cliente, mostre para ele que a sua Empresa tem a solução para o problema que ele está passando e buscando resolver.

 

 

Marketing de Atração e Marketing Digital

Atrair é encantar, então vai se buscar desenvolver essa sensação de encantamento no cliente para fazer a venda, por meio de explanar as vantagens, custos favoráveis e benefícios dos
Produtos ou Serviços que se tem a oferecer  para o cliente.

Ora, se o seu Cliente encontra na sua Empresa o que precisa e as características são adequadas, ele vai concluir a aquisição.

Pode-se dessa forma, traçar um esboço simples do marketing de atração:

 *Se atrai

 *Sensibiliza e encanta

 *Converte o potencial de procura em potencial de venda efetivada

 *Inclui aquele cliente comprador na carteira de clientes, fidelizando-o.

 

O marketing digital, por sua vez, é outro segmento importante, pois ele arquiteta a identidade da marca, tornando-a conhecida e visivelmente bem-vista.

Na junção de itens que se agrega a ele, podemos contar com a ampla divulgação e o marketing de conteúdo, em busca do sucesso permanente.

 

Desenhando as Estratégias

Entender o que o cliente realmente precisa dentro dos padrões econômicos que ele se encontra é uma etapa bem relevante, pois é nela que vai sendo moldado o contato mais importante com o cliente: necessidade de ter versus o que eu tenho e posso oferecer.

Já apontada a solução para o problema se torna importante agir. Estabelece-se então um agregado de técnicas para facilitar a decisão do comprador, afinal de contas neste momento, várias empresas estão executando suas táticas e algum diferencial será determinante.

Quem trabalha com vendas não tem como fugir do trabalho de pesquisa de mercado, avaliando as necessidades do consumidor para que a marca atenda também a transformações que possam surgir, inclusive o mercado financeiro e eventuais crises econômicas.

Se conecte com o seu cliente, busque modos eficientes de apresentar a identidade de sua marca, inclusive os perfis que mais possui características afins com o produto ou serviço que você oferece agrupando e definindo as convergências para atingir o público-alvo em potencial.

E o marketing de conteúdo busca esse percurso para o sucesso organizando as estratégias e planejando bem o foco empreendedor.

Uma prospecção bem elaborada é o melhor caminho para a trajetória final resultar em uma venda realizada.

 

 

Um passo de cada vez

Para ser ter uma Presença Online efetiva e de qualidade é preciso se investir no porto seguro da sua Empresa na internet que é ter um bom Site elaborado com Planejamento Objetivo e um Projeto bem executado sempre primando pela otimização e estratégias SEO voltadas para os mecanismos de buscas, juntando com a responsividade do layout, sendo agradável e com a usabilidade intuitiva.

Tudo isso vai ajudar sua Empresa estar de forma efetiva e profissional no Ambiente Online.

Ser visível e ter Presença Online está ligado ao ideal de propagação para ampliar o leque de pessoas interessadas e atraídas.

Outro fator importantíssimo é a integração do seu Site com as Principais Mídias Sociais, pois através delas sua Empresa vai obter um contato direto com o seu público.

São exemplos de Redes Sociais de grande impacto na atualidade:

Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Google+, Linkedin, Whatsapp, entre outras.

Cada uma dessas mídias possui características individuais que devem ser observadas para adequar o tipo de conteúdo a elas.

É importante ressaltar que o futuro é incerto, mas é certo que virá, então construir parcerias ao longo desta trajetória é essencial. Se for possível e recíproco assim o faça.

 

 

Cuidado com a mensagem que se quer passar

Transmitir a mensagem é fator-chave, mas bombardear o comprador com mensagens o tempo todo pode passar a ideia de insistência.

Persista em estudar o perfil do cliente, questione, indague, encontre uma frequência razoável de informações que chegue até o seu cliente e que atenda a uma demanda geral dessas informações para que possam ser uteis e ajudem seu público a resolverem algum tipo de problema que estão passando.

Valorize o caráter da mensagem e seja coerente no conteúdo. Agrade de forma equilibrada, bem-intencionada e confiável.

 

 

Podemos entender a trajetória do consumidor assim:

  • Busca pelas informações
  • Vários assuntos relacionados, porém, alguns mais atrativos
  • Escolhas dos conteúdos e leituras, bem como dependendo da ferramenta do marketing, possíveis cadastros ou algo semelhante
  • Área comercial que busca o cliente para ampliar as informações já recolhidas pelo consumidor
  • Explanação dos objetivos e características
  • Decisão por parte do cliente
  • Finalização da venda e pós-venda

 

  

Foco no Marketing de Conteúdo

Esse modelo tem sido adotado de uma forma impressionante, e isso se dá sem dúvida porque tem trazido resultados positivos e assertivos se aplicado corretamente.

Na prática o conteúdo tem cumprido de fato a conversão de possíveis clientes em compradores efetivos.

Diferenciar o seu conteúdo ainda é a melhor forma de uma empresa se mostrar. Não importa se o conteúdo vai manter aquele cliente que já existe ou captar um novo. O enfoque é conjugar e direcionar bem o Marketing de Conteúdo.

Disponha de vários experimentos, tenha conhecimento e aproveite de tantas ferramentas que o universo digital oferta, algumas delas até gratuitamente.

Basta ir conduzindo o melhor modelo, aquilo que chega nas mãos do consumidor com uma maior receptividade.

Gere um conteúdo que faça da sua marca uma Autoridade no assunto e que destaque a qualidade dos seus Produtos e Serviços.

Surpreenda o seu cliente, mostre para ele que a sua Empresa tem a solução para o problema que ele está passando e buscando resolver.

Crie, recrie e ponha em prática essa comunicação aperfeiçoando o que está atraindo bom retorno e com isso estar minimizando as dificuldades encontradas.

Devido ao grau de importância do marketing de atração ele pode ser utilizado na construção da imagem de uma marca, consolidando uma plataforma muito solicitada e acessada pelo tipo de conteúdo divulgado, gerar estreitamento com o grupo-alvo, tornando o relacionamento consumidor-marca permanente.

Acreditamos que o grande diferencial do Marketing Digital está exatamente nesta questão: vendas é a consequência da humanização e boa interação com o cliente.

Conquistar este público deve ser o fator centralizados e da atenção das suas estratégias online para o seu segmento.

 

 

Onde utilizar o Marketing de Conteúdo

O uso da informação como fator fundamental na prospecção de novos clientes é bastante estratégico, e o ambiente online propicia uma divulgação de largo alcance e baixo custo.

O primeiro local que todos deveriam investir em conteúdo de qualidade teria que ser o Site da sua Empresa ou Negócio, e a partir desse ponto de referencia disseminar em outros canais de comunicação, como Email e Redes Sociais.

O Brasil é o país que mais utiliza redes sociais em toda a América Latina, portanto seria um desperdício não utilizar esta magnifica ferramenta de divulgação para viralizar o seu conteúdo.

Aqui estamos listando as redes sociais mais populares e mais utilizadas na atualidade para que você possa avaliar qual plataforma mais se adéqua ao perfil da sua marca:

Facebook: suas importantes ferramentas de publicidade e e-commerce faz com que se possa analisar resultados mais precisos e analíticos. Crie uma rotina de postagens, crie um estilo exclusivo, dê atenção aos comentários para medir o feedback e compartilhe seus conteúdos tendo no foco qualidade e visão de perfil de pessoas.

Instagram: criatividade, conteúdo atrativo e interessante definem o número de curtidas, visualizações e seguidores. Faça postagens espontâneas, cotidianas e se usar vídeos, uma vez que o tempo de vídeo nessa rede é limitado, tente expressar com imagens o melhor que sua marca pode mostrar.

LinkedIn: canal um pouco mais formal e empresarial, como se fosse uma área corporativa da sua Empresa, espaço com um público bastante qualificado e importante também para gerar credibilidade para sua marca.

Google +: rede social do Google que interage com os seus outros serviços, bastante relevante para quem busca uma melhora em seus resultados de buscas orgânicas e divulgações.

Twitter: Bastante utilizada nos grandes centros urbanos, a personalização desta rede e com postagens constantes pode trazer resultados muito bons, pois a repercussão dos anúncios e propagandas são muito rápidas. Identifique o perfil mais tendencioso e geral de seguidores e direcione o conteúdo a eles.

Youtube: Se uma imagem fala mais que 1000 palavras, um vídeo bem trabalhado é melhor que 1 milhão de palavras. Segundo maior buscador de conteúdos da atualidade, perdendo somente para o Google, o youtube é uma ótima plataforma de divulgação para a sua Empresa.

Whatsapp: Mais de 1 bilhão de pessoas, em mais de 180 países usam WhatsApp para manter contato com amigos e familiares, em qualquer hora, em qualquer lugar. Só no Brasil são mais de 120 milhões de pessoas utilizando. O WhatsApp começou como uma alternativa ao sistema de SMS, e agora oferece suporte ao envio e recebimento de uma variedade de arquivos de mídia.

 

 

Transforme o que chega até você para transformar a vida do cliente

Não só de conteúdo escrito se abastece o conteúdo. Em termos de prospecção existem recursos que são pouco explorados.

Convém perceber que uma boa tática seria utilizar os recursos midiáticos de maneira uniforme e ir aumentando o valor de um em relação a outro após a análise dos resultados.

Vídeos, sonoridades, infográficos, tabelas, planilhas, toda forma de informação que chega ao cliente pode ser testada de mil formas até chegar no resultado que o objetivo da sua empresa busca.

Afie e qualifique seu conteúdo, visite os perfis dos clientes e segmente-os conforme a necessidade e apropriação. Gerencie informações relevantes e controle o nível de importância com que ela chega até o consumidor.

Enriqueça o planejamento do Marketing de Conteúdo. Quem sabe não está nele um custo interessante e gerador de sucesso nas suas vendas presenciais e vendas online?

Pense nisso e utilize neste modelo tão atrativo para conquistar novos Clientes.

 

 

 
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Grande abraço, e conte comigo!

Manoel L Ribeiro,
Co-fundador e Especialista em Vendas Online da ML Mídia Digital e Consultoria.

 

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